Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Paranoá recebe o Câmara em Movimento nesta quinta-feira (19)

Paranoá recebe o Câmara em Movimento nesta quinta-feira (19)

Qua, 18 Out 2017 15:59

Paranoá recebe o Câmara em Movimento nesta quinta-feira (19)

Paranoá recebe o Câmara em Movimento nesta quinta-feira (19)

A região administrativa do Paranoá recebe, nesta quinta-feira (19), às 15h, sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Os deputados distritais vão dialogar com os moradores para ouvir suas principais reivindicações e apresentar iniciativas que ajudem a solucionar os problemas locais. Parte do projeto Câmara em Movimento, que está percorrendo todas as regiões administrativas do DF, a sessão itinerante acontece na quadra coberta que fica entre a Administração Regional do Paranoá e a Igreja Santa Maria dos Pobres.

No último dia 30 de setembro, cerca de 40 lideranças comunitárias do Paranoá participaram de oficina preparatória sobre participação social no processo legislativo e orçamento público. Coordenada pela Escola do Legislativo (Elegis) e ministrada por técnicos da Câmara Legislativa, a reunião teve como produto final a listagem de dez demandas prioritárias para a localidade. As reivindicações serão apresentadas aos distritais na sessão itinerante desta quinta-feira.

Definição - Na etapa de definição das prioridades, cada liderança indicou até três demandas, as quais foram, posteriormente, classificadas em ordem de prioridade – de um a dez – por cada um dos participantes. Antes da eleição das dez principais reivindicações, alguns moradores fizeram a defesa de suas demandas para a cidade. O Paranoá tem a segunda maior área rural do DF, daí não faltarem reivindicações para o setor.

As dez demandas prioritárias definidas pelas lideranças comunitárias do Paranoá foram:  regularização do Polo de Plantas; destinação de espaço para construção do Galpão do Produtor Rural do Paranoá; criação de postos de saúde na área rural; reforma do CRAS do Paranoá; reforma das escolas da região administrativa; ampliação de atendimentos aos adolescentes por meio do Programa de Atenção Integral ao Adolescente (Praia); reforma e compra de insumos para o Hospital do Paranoá; construção de CAPS; construção de creches no Paranoá e área rural; e na área de Segurança Pública: construção de posto policial no Paranoá Parque.

Após a sessão itinerante desta quinta-feira, uma equipe técnica da Câmara Legislativa acompanhará, durante seis meses, os desdobramentos dos 10 itens prioritários levantados pelos moradores do Paranoá. A meta é alcançar neste período 60% de realização dos itens.

Retomada - O Câmara em Movimento foi retomado em abril deste ano em um novo formato. Além de debater com a população durante as sessões itinerantes – a primeira cidade foi a Estrutural –, encontros prévios vêm sendo realizados com os líderes dos diversos setores, com o objetivo de tornar as sessões mais proveitosas. Também vem sendo feito o acompanhamento das demandas da população, com duração de seis meses, para verificar o desenvolvimento das iniciativas. A meta é alcançar neste período 60% de realização dos itens 

José Coury Neto - Coordenadoria de Comunicação Social