Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Advogado Magela Carvalho recebe o Título de Cidadão Honorário de Brasília

Advogado Magela Carvalho recebe o Título de Cidadão Honorário de Brasília

Seg, 02 Out 2017 16:09

Por iniciativa do deputado Cristiano Araújo (PSD), a Câmara Legislativa realiza sessão solene nesta segunda-feira (2) para entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao advogado e servidor público aposentando Magela Carvalho Rodrigues. A sessão contará com a participação de parlamentares, autoridades, amigos e familiares do homenageado.

Magela Carvalho nasceu em Pesqueira (PE), em 1957 e aos 3 anos de idade, em 1960, veio para Brasília com a família, quando o pai dele, Antonio Saraiva Rodrigues, foi transferido da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro para a nova capital recém-inaugurada.

Ele conta que logo que aqui chegou foi morar na 410 Sul, em um apartamento funcional da Câmara dos Deputados, mas seu pai não quis continuar morando no local e devolveu o imóvel. A família mudou-se para uma casa no Cruzeiro Velho, onde ele passou a infância e tomou gosto pelo esporte. Diz, com orgulho, que estudou em escola pública, fez o ensino médio no Colégio Pré-Universitário de Brasília e concluiu o curso de Direito no Ceub, em 1983. Possui pós-graduação em Direito Público e Direito Penal.

Começou a trabalhar aos 14 anos como mensageiro na Comissão de Comunicações da Câmara dos Deputados. Trabalhou também na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e no Ministério dos Transportes, até ingressar no Senado, onde foi servidor, atuando em diversos gabinetes parlamentares, durante mais de 30 anos, até se aposentar em 2015.

Magela Carvalho tem uma atuação ativa também nos quadros da OAB/DF, onde ocupou diversos cargos ao longo de sua vida profissional. Como conselheiro da Ordem, relatou vários processos disciplinares contra advogados e, como advogado militante, sempre buscou atuar em defesa dos mais necessitados, inclusive, ajuizou ação popular em favor da cidade e da população.

Atualmente é diretor da Associação Brasileira de Advogados (ABA). É fundador e foi o primeiro presidente do Clube dos Advogados do Distrito Federal, onde deixou um amplo legado, como a criação da 1ª corrida dos advogados, em 1991, e da festa junina da categoria, além de diversas atividades esportivas e de lazer, que contribuíram para a construção da sede do clube, em 1997.

José Coury Neto - Coordenadoria de Comunicação Social