Publicador de Conteúdos e Mídias

Jorge Vianna celebra 20 anos do Samu e apoia reajuste de gratificação para categoria

Publicado em 19/08/2025 09h08

Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

O deputado distrital defende que a Gratificação de Atendimento Móvel de Urgência (Gamu) não seja calculada sobre o vencimento básico

Em sessão solene na manhã desta segunda-feira (18), a Câmara Legislativa celebrou as duas décadas de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Distrito Federal. Em meio às homenagens, o deputado Jorge Vianna (PSD), que presidiu a cerimônia, anunciou uma proposta de reajuste da Gratificação de Atendimento Móvel de Urgência (Gamu) — benefício pago a servidores da saúde que atuam exclusivamente no Samu — para atender uma demanda antiga da categoria.

De acordo com os profissionais, o valor da gratificação está defasado há mais de 10 anos. Vianna reforçou que a correção do adicional é uma forma de valorizar e recompensar o trabalho realizado pelos profissionais do Samu. “Vamos começar a trabalhar para que os 20% não sejam mais sobre o vencimento básico, e, sim, no vencimento de cada servidor”, enfatizou o parlamentar.

Claudete Silva, representante da Coordenação-Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, afirmou que o reajuste da Gamu é uma das propostas em análise para reestruturação pelo governo federal. Segundo ela, o replanejamento inclui, ainda, a Portaria 2.048, de 2002, que estabeleceu regras para operação de atendimento médico, e a Política Nacional de Urgência, de 2003 e reformulada em 2011, que instituiu a rede de serviços de saúde. 

“Estamos em processo de revisão da Política 2048, da Política Nacional de Urgência e de algumas pautas que precisam de melhorias. Já temos estudos para fazermos melhorias plausíveis que contemplem a atuação de excelência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, disse Claudete Silva.
 

Claudete Silva, representante da Coordenação-Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (Foto: Rinaldo Morelli/CLDF)


“São 20 anos de aprendizados, lutas e conquistas. Se hoje o Samu do Distrito Federal é reconhecido como o melhor do Brasil, é graças ao esforço de cada um para melhorar a cada dia e prestar o melhor atendimento para a população do DF. A saúde mostrou, com a organização do Samu, da enfermagem e de todo o corpo técnico, que podemos ir muito além” — Newton Batista, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF)

Progressos

Inaugurado no Distrito Federal em 2005, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência opera 24 horas por dia nas 35 regiões administrativas, com uma média diária de 175 atendimentos nos últimos cinco anos — totalizando mais de 60 mil atendimentos anuais. A equipe, composta por cerca de 720 profissionais, inclui médicos, enfermeiros, psicólogos e pilotos de aeronaves.

No DF, o Samu conta com 38 viaturas móveis — 30 de Suporte Básico (USB), para casos de menor gravidade, e oito de Suporte Avançado (USA), para ocorrências complexas. Além disso, há 20 motocicletas em operação e um helicóptero aeromédico, que transporta uma equipe completa para atendimentos pré-hospitalares avançados.

Rodrigo Amaral, condutor de motolância do Samu e um dos homenageados no evento, compartilhou sua trajetória profissional ao longo de duas décadas de atuação e destacou os progressos alcançados pelo Samu, como novos equipamentos de qualidade e veículos novos. 

 

Rodrigo Amaral, condutor de motolância do Samu  (Foto: Rinaldo Morelli/CLDF)


“Nós temos todo o material que a gente sempre sonhou, temos o ensinamento do núcleo de ensino que nos capacita mensalmente para podermos atender cada vez mais a população para estarmos no lugar certo, na hora certa, no momento certo e com as pessoas certas”, frisou Amaral.

Representando a Secretaria de Estado de Saúde Distrito Federal, Vitor Arimateia também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Samu no socorro da população DF. “O verdadeiro patrimônio desse serviço não é a ambulância, mas as bases descentralizadas. Não é a tecnologia embarcada, que lutamos tanto para ter na ambulância, é justamente o servidor, são as pessoas que estão por trás desse serviço é que permitem com que a gestão aconteça”, salientou.

Ao fim do evento, os homenageados foram prestigiados com moções de louvor. A solenidade desta segunda-feira (18) foi transmitida pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e pode ser reassistida pelo canal da CLDF no YouTube.
 

 

Agência CLDF