(Autoria: Deputado Eduardo Pedrosa)
Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor José Carlos Dourado de Azevedo Júnior.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1° Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor José Carlos Dourado de Azevedo Júnior.
Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação
JUSTICAÇÃO
José Carlos Dourado de Azevedo Júnior nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, no dia 4 de novembro de 1971. Desde jovem, mostrou-se uma pessoa determinada e focada, com espírito empreendedor que o impulsionou a buscar grandes realizações em sua vida pessoal e profissional.
A família sempre foi parte fundamental na vida de José, que possui três filhos e é casado com a senhora Elza Maria.
Filho de Maria Cecília e de José Carlos, ele cresceu em um ambiente acolhedor e foi educado com valores sólidos de honestidade, respeito e trabalho árduo. Desde a formação primária estudou em colégio jesuíta, tendo concluído o ensino fundamental no Colégio Nóbrega em Recife. Júnior graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 1994. Em 2002 concluiu o MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Iniciou suas atividades profissionais em 1985 em empreendimentos ligados a sua família. Em 1989, dedicou-se à política local do Estado de Pernambuco, tendo sido Oficial de Gabinete do Governador em 1990. Exerceu a Presidência Jovem do Partido da Frente Liberal, de Pernambuco, em 1990. Foi Assessor Parlamentar da Câmara dos Deputados em 1991 e Assessor Parlamentar da Liderança do Governo na Câmara em 1994.
Em 15 de março de 1995, mudou-se para Unaí-MG, dedicando-se à Primavia Veículos LTDA, onde exerceu os cargos de Gerente Comercial e Gerente Geral, até se tornar o Sócio Proprietário do Grupo Primavia.
Ao longo de sua carreira, José Carlos dedicou-se integralmente desenvolvimento do Grupo Primavia, expandindo suas operações para cinco unidades da Federação, com Concessionárias em 15 cidades, representando as Marcas Fiat, Jeep, RAM, Renault, Nissan, Citroën, Peugeot, Caoa Chery, Yamaha e Ventura, onde temos mais de 40 unidades nos Estados da Bahia, Minhas Gerais, Goiás, Tocantins e o Distrtito Federal. Ainda no segmento automotivo atua fortemente na locação de veículos, terceirização de frota e planos de assinatura em suas duas locadoras, a Primavia Rent a Car, e a Via Locadora
O Grupo possui cinco concessionárias, das marcas Jeep, RAM, Fiat e Yamaha, no Distrito Federal gerando mais 200 empregos diretos, dos 900 colaboradores que possui em suas operações, tendo a gestão comercial do Grupo na nossa Capital Federal.
Além de suas atividades empresariais no setor automotivo, José Carlos Dourado de Azevedo Júnior também é conhecido por sua atuação no setor agrícola. Como produtor rural em Goiás e Minas Gerais, atuando na produção de grãos, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio brasileiro. Seu entusiasmo pelo campo e seu compromisso com a sustentabilidade demonstram sua visão abrangente e seu comprometimento em promover o desenvolvimento econômico e social de nosso país.
A trajetória do empresário é marcada por um impressionante crescimento e diversificação dos negócios. Desde o ingresso no mercado na primeira concessionária de automóveis Fiat Primavia em Unaí, em 1995, até as mais recentes expansões, segmento náutico e de aventura, com lanchas e quadriciclos, empresas de Tecnologia, Dados e Inteligência Artificial, atuante nos setores de locação de veículos, consórcio e seguros.
Além de suas realizações empresariais, é importante ressaltar se espírito associativo, José Carlos Dourado, dedicou-se como presidente da Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (ABRACAF), entre os anos de 2019 e 2022, por dois mandatos consecutivos. Coube a José Carlos dirigir a maior Rede de Concessionários do Brasil no dificílimo período da pandemia ocasionada pela COVID-19. Sua liderança e habilidades de gestão foram fundamentais para a adaptação e superação dos desafios entre a Rede e a Montadora. Sob sua direção, e mesmo diante de tantos desafios, a Rede Fiat retomou a liderança do mercado após uma década, demonstrando sua capacidade de liderança e visão estratégica.
É inegável, portanto, o importante serviço prestado pelo homenageado a nossa comunidade, sendo altamente justificável a apresentação desta proposição, pra quem está à frente de uma empresa que gera tantos empregos e garante o sustento de centenas de famílias do nosso Distrito Federal.
Pelo exposto, entendo que esta Câmara Legislativa, como legítima representante da população, deve prestar essa mais que justa homenagem.
Diante da importância que se reveste a matéria, conclamo os nobres Deputados no sentido de aprovarmos o presente Projeto de Decreto Legislativo.
Sala das Sessões, em
EDUARDO PEDROSA
Deputado Distrital