Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF celebra 53 anos do Hospital Universitário de Brasília

Publicado em 22/08/2025 17h39

Foto: Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

A iniciativa foi da deputada Dayse Amarilio

Referência no campo da educação e na prestação de atendimento à saúde em Brasília, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) foi homenageado pela Câmara Legislativa nesta sexta-feira (22), por iniciativa da distrital Dayse Amarilio (PSB). Agosto marca os 53 anos da unidade, que atualmente se vincula à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em sessão solene, profissionais e pacientes da instituição receberam moções de louvor. Símbolo da vacinação, o personagem Zé Gotinha sentou-se entre os convidados da mesa.

Abrindo as falas, Amarilio —  que preside a Comissão da Saúde da CLDF —  defendeu que o HUB não se limita a ser apenas um prédio, “mas é uma instituição feita por pessoas com histórias e sonhos que estão construindo o Sistema Único de Saúde”. A superintendente do HUB, Maria Fátima Souza, celebrou que o Hospital é referência em pesquisa, inovação e na assistência ao cidadão. Nesse sentido, a realização de mais de 500 transplantes ilustra a contribuição da unidade para o país. Ao longo da sessão, os participantes recordaram de marcos na trajetória do hospital.

 

Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF


Reitora da Universidade de Brasília (UnB), Rozana Naves, destacou a centralidade que a instituição assumiu no enfrentamento da pandemia, bem como o ganho na gestão ao ser vinculado à Ebserh. Já a deputada Paula Belmonte (Cidadania) resgatou a conclusão do prédio que abriga a Unidade de Pronto Atendimento da Criança e do Adolescente, empreendimento para o qual contribuiu com emendas enquanto atuou como deputada federal.

“Tem que reconhecer os imensos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde que diariamente trabalham no HUB e se deparam com situações de dor, sofrimento, angústias, incertezas, que exigem não apenas conhecimento técnico, mas também uma profunda sensibilidade humana. Vocês fazem a diferença na vida de cada um que entra naquele hospital”, enalteceu o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel.

O parlamentar Max Maciel (Psol), por sua vez, sublinhou que quando o Hospital da Criança “entrou em colapso”, o HUB acolheu os atendimentos, o que demonstra a condução da saúde como rede.

“Quando nós estamos construindo o Sistema Único de Saúde do Distrito Federal, estamos fazendo no país inteiro, porque o DF foi idealizado para ser um ambiente que não pare de pensar em estratégias para todo o país. Os fundadores e criadores nos entregaram essa missão e não podemos nos afastar dela”, defendeu Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, vice-presidente da Ebserh.

 

Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF


Ao final da sessão, Maria Fátima de Souza apontou os caminhos do HUB no futuro próximo. “O tempo nos pede uma transformação digital e o hospital está pronto para ser inteligente, resiliente e humanitário, de modo alinhado ao seu tempo. Estamos prontos para que hospital seja um laboratório a céu aberto e para trazer o hospital 4.0 para a capital da república. Nós merecemos”, encerrou a superintendente do Hospital.

Daniela Reis (Agência CLDF)