(Do Sr. Deputado ROOSEVELT)
Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor Manoel Cardoso Linhares.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1º Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor Manoel Cardoso Linhares.
Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTICAÇÃO
A presente proposição tem o condão de reconhecer, valorizar, homenagear e deixar registrado nos anais desta Câmara Legislativa do Distrito Federal, a relevante contribuição dada à Brasília pelo Sr. Manoel Cardoso Linhares, razão pelo qual faz jus ao Título de Cidadão Honorário desta capital da República.
Cearense, Manoel Cardoso Linhares é casado com Morgana Linhares, é pai de três filhos: Manoel Filho, casado com Nanci Dantas Linhares; Rodrigo, noivo de Marjore Rocha e Manuella, casada com Sávio Batista; e é avô de dois netos: Thomás e Otto.
Empresário e empreendedor, com atividades nos ramos de construção civil, postos de combustíveis e mercado imobiliário, sua relação com o setor hoteleiro começou há 27 anos, quando construiu um hotel em Fortaleza.
Eleito por unanimidade pelo quarto mandato consecutivo, desde 2018 é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, a primeira entidade do trade turístico do país, com 87 anos de atuação.
Além disso, o homenageado também é presidente do SindiHoteis Ceará e membro do Conselho Nacional do Turismo – CNT.
Pelos seus feitos relacionados ao turismo e a hotelaria, recebeu:
- o troféu do 1º Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo;
- o título de embaixador do Turismo da Embratur;
- o título de cidadão de Fortaleza;
- o título de cidadão de Goiania e de Goiás;
- a medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza;
- o Troféu Habib Ary - Personalidade Turística de 2018, concedido pela ABIH CE;
- o título de cidadão Fluminense, pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro;
- a medalha Pedro Ernestro, concedida pela cidade do Rio de Janeiro;
- a medalha do mérito Turístico da Paraíba;
- o título de Cidadão de Campina Grande;
- o título de Cidadão Paraibano;
- o título de Cidadão Pessoense;
- a Comenda Arnon de Mello, de Alagoas;
- o título de cidadão Cuiabano;
- o Colar de Honra ao Mérito da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo;
- o título de cidadão Norte Rio Grandense e o título de cidadão Espírito-Santense.
Desde que assumiu a presidência da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares ampliou a representatividade da hotelaria nacional a nível Federal e colaborou consideravelmente na melhoria do ambiente de negócios para o setor, sendo reconhecido nacionalmente por seus pares, e por representantes do poder público, por buscar incansavelmente soluções para entraves que atrapalham o setor produtivo e que possibilitem o aumento de produtividade e competitividade das empresas hoteleiras.
Nesses quase seis anos à frente da ABIH Nacional, vem trabalhando ativamente pela diminuição da carga tributária e da burocracia que atrapalham os investimentos no setor e, em consequência a sua firme e constante atuação junto aos poderes legislativos, a hotelaria nacional vem ocupando mais espaço na agenda de nossos governantes em todos os níveis.
Em agosto de 2023, liderou um movimento a nível nacional para a formação da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria, lançada em tempo recorde no Senado Federal, no dia 03 de outubro, e que reuniu 246 assinaturas (29 senadores e 217 deputados).
Para Manoel Linhares, é dever dos líderes de classe e representantes do setor, atuar em todas as regiões do país no planejamento necessário para a contínua e rápida transformação dos nossos serviços turísticos para que o Brasil possa ter competitividade turística tanto internamente, quanto no exterior.
Diante do exposto, constata-se a grande contribuição do homenageado para com o Distrito Federal, atuando no fortalecimento e valorização da hotelaria nacional, o que faz jus ao recebimento de tão importante honraria distrital.
Por fim, também cumpre ressaltar que a proposição observa todos os requisitos estabelecidos na Resolução CLDF nº 334, de 30 de agosto de 2023, haja vista que o homenageado nasceu fora do Distrito Federal, é pessoa de notório reconhecimento público, e tem uma longa trajetória de dedicação para com importantes instituições do segmento de hotelaria do Distrito Federal e do Brasil, bem como praticou inúmeros atos de relevante interesse social para a população.
Diante de todo o exposto, conclamo os nobres pares à aprovação da presente proposição.
Sala das sessões,
deputado ROOSEVELT
PL