Proposição
Proposicao - PLE
PDL 293/2022
Ementa:
Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor Sebastião Theodoro Gomes.
Tema:
Cidadania
Autoria:
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
23/11/2022
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Andamento
Acompanhar andamentoDocumentos
Resultados da pesquisa
36 documentos:
36 documentos:
Faceta personalizada
Faceta personalizada
Faceta personalizada
Resultados da pesquisa
-
Projeto de Decreto Legislativo - (49967)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Gabinete do Deputado Chico Vigilante - Gab 09
Projeto de Decreto Legislativo Nº , DE 2022
(Autoria: Deputado Chico Vigilante)
Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor Sebastião Theodoro Gomes.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1º Fica concedido o título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor Sebastião Theodoro Gomes.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de Decreto Legislativo tem por objetivo conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor Sebastião Theodoro Gomes.
Natural de São Sebastião do Grota/MG, iniciou seus estudos musicais com o próprio pai, Antonio Theodoro Gomes, então maestro da Banda Local.
O violão foi seu primeiro companheiro neste mergulho sonoro. Estudou composição e técnica instrumental no Rio de Janeiro, regência e prática de orquestra com Mo. Rafael Batista e Mo. Florêncio de Almeida Lima da Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro, fundamentos da composição musical e música brasileira com maestro Guerra Peixe.
Inicialmente o Senhor Sebastião Theodoro estudou clarineta e, posteriormente, dedicou-se aos estudos do oboé, tendo como primeiro orientador o professor Braz Limongi da Academia de Música Lorenzo Fernandes, integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Após isso, estudou sob orientação do professor Nelson Nilo Hack Manfred Clemente do conservatório de Munich e Ingo Gouritizi, em interpretação musical.
Vitorioso no concurso para solista dos concertos para a juventude no Rio de Janeiro atuou pela primeira vez como solista de Oboé no Teatro Municipal em 1962.
No Rio de Janeiro integrou a Orquestra Juvenil do Teatro Municipal, a Orquestra Universitária da Casa do Estudante do Brasil, a Orquestra Sinfônica Nacional, a Orquestra Sinfônica Brasileira e o Grande Conjunto Musical da Banda de Música da Polícia Militar do Distrito Federal, sob a regência de Dalmo Reis, Oscar Brum e Natanael Vianna. Assumiu pela primeira vez a regência de uma banda de música na Igreja Assembleia de Deus de Madureira/RJ, constituindo assim, o alicerce fundamental para sua trajetória profissional. Logo após contraiu matrimônio com Marli da Silva, do qual nasceram seus três primeiros filhos: Rosangela, Sérgio e Léia Gomes.
Transferido para Brasília, emprestou sua arte como oboísta por alguns meses integrando a Banda Sinfônica do Batalhão da Guarda Presidencial, sob a regência do então Maestro Adelson Salles.
Aprovado em primeiro lugar no concurso para Oficial Regente da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal, realizou vários concertos e apresentações públicas atuando em Brasília em atividades afins e representando Brasília em outros Estados do País, inclusive no Concurso Nacional de Bandas Militares do Brasil no Rio onde recebeu a comenda Maria Luiza e Matos Priolli, tendo ainda recebido da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ofício comunicando a aprovação daquela Assembleia de Moção com referência à brilhante apresentação da Banda Sinfônica da PMDF. Instituiu ainda o grande concerto Carlos Gomes, onde foram executadas seis obras do grande gênio da música brasileira.
Sebastião Theodoro é licenciado professor de Educação Musical pelo Departamento Nacional de Educação do Ministério de Educação e Cultura do MEC (registro 6.508).
Convidado pelo próprio reitor da UnB, Laerte de Carvalho, integrou ao quadro docente do departamento de música por ato da reitoria de 24 de maio de 1967, e, como professor teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos frequentando com aproveitamento os cursos de extensão em música de câmera, música de câmera para piano, para instrumentos de metal, história da música e outros.
Na UnB, a convite do ilustre maestro Jorge Antunes, o Sr. Gomes integrou-se ao grupo de Experimentação Musical e Música Eletrônica da UnB. Se apresentou em concertos de Câmara no Brasil e exterior em uma turnê a diversos países da Europa, participando de concertos e festivais, e ainda realizou gravações na RAI em Milão e na BBC de Londres.
Como convidado do maestro Cláudio Santoro foi membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e músico executante de oboé e congêneres durante vinte e dois anos.
Já o maestro Levino Ferreira de Alcântara o convidou para fundar a Escola de Música de Brasília, Professor de Oboé, matérias básicas, banda juvenil, música de câmera e regência de orquestra. Além disso, foi fundador do Clube do Choro de Brasília onde apresentou suas composições do gênero em “Choro nas quartas”, na sala Funarte.
Segue algumas de suas obras divulgadas: 5 brasilianas para instrumentos de sopro; 3 valsas para violão; 2 canções de amor para voz e piano; 18 choros para regional; 4 choros para quinteto de sopros; 1 quarteto em forma de choro; 1 choro para flauta e orquestra; 1 romance para cordas, voz e piano; 1 choro para piano e orquestra; 1 quarteto para flauta, violão e violoncelo, para Léia-Tema e variações em G menor para cordas e cena campestre para oboé solo; saudade para voz e piano e arranjos especiais para banda de música e coral, para Meireluce-Modinha, para Nina-Canção, para Nazareth-Canção, para Palmerinda, para Ela-Rosangela Valsa, e outros.
Hoje, aposentado, o pioneiro de Brasília é compositor e arranjador dedicando-se a Musical Coral Evangélica. É também bacharel em Teologia pelo Seminário de Assuntos Bíblicos e Educação Religiosa - SABER, da Assembleia de Deus do Plano Piloto. Teve ainda a oportunidade de participar de gravações do conjunto Diante do Trono da Igreja Batista, da Lagoinha/BH, regido pelo seu filho maestro Sérgio Silva Gomes. Recentemente, Sebastião Gomes, foi agraciado pelo governo do GDF com o Troféu do Bicentenário da PMDF, de Cidadão Brasiliense, Brasília Poesia em Cores, Nazareth Tunholi, no livro de ouro de Brasília 50 anos, produção de Nazareth Tunholi e Palmerinda Donato. Recebeu o Mérito Expressão Nacional pela AIC - amigo da Cultura, um projeto do ciclo de palestras de Antônio Miranda da Biblioteca Nacional de Brasília, outra produção de Nazareth Tunholi. No ano de 2010 recebeu o Prêmio Destaque Cultural, produção de Meireluce Fernandes e Nazareth Tunholi, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Ao longo de sua carreira ainda acumulou os seguintes títulos: Mérito JK pela ALMUB; Mérito Ari Barroso pela AIC; Cidadão do Mundo Pela Paz pela AIC; Mérito Carlos Gomes pela ALMUB; Mérito de Pioneiro pelo Clube dos Pioneiros de Brasília; Mérito do Descobrimento do Brasil - Brasil 500 anos pela Ordem Internacional da Ciência das Artes e da Cultura; Mérito JK 108 pela AIC; Mérito Presidente João Batista Figueiredo Caravana da Integração Nacional; Mérito Maria Prioli pelo Concurso Nacional de Bandas Militares do Brasil; Mérito Assis Chateaubriand pela Integração Nacional; Mérito Anchieta pela OIAC; Mérito Wolfgang Amadeus Mozart pela AIC; e Prêmio Brasil de Excelência pela ALMUB.
Destacamos que o professor Sebastião Gomes tem oferecido o melhor do seu talento ao Distrito Federal. Em sua longa trajetória, ainda contribui como Diretor da Associação de Imprensa de Brasília (AIB), Vice-Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB), mebro da Academia Internacional de Cultura (AIC) e Academia Taguatinguense de Letras (ATL). No ano de 2014 foi agraciado com a honrosa dedicatória da Antologia “Ouro em Palavras e Imagens”, organizada por Meireluce Fernandes, Presidente da Academia Internacional de Cultura e Nazareth Tunholi, jornalista e Vice-Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB).
Diante do exposto, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pelo Senhor Sebastião Theodoro Gomes em prol do crescimento do setor Cultural de Brasília, é que contamos com o apoio dos nobres Parlamentares para aprovação desta justa homenagem.
chico vigilante
Deputado Distrital
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 3º Andar, Gab 9 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8092
www.cl.df.gov.br - dep.chicovigilante@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO DOMINGOS DOS SANTOS - Matr. Nº 00067, Deputado(a) Distrital, em 22/11/2022, às 11:52:10 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por ARLETE AVELAR SAMPAIO - Matr. Nº 00130, Deputado(a) Distrital, em 22/11/2022, às 16:12:48 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por AGACIEL DA SILVA MAIA - Matr. Nº 00140, Deputado(a) Distrital, em 22/11/2022, às 16:48:06 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 49967, Código CRC: ae4f2b6a
-
Despacho - 1 - SELEG - (52520)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria Legislativa
Despacho
A Mesa Diretora para publicação (RICL, art. 153) em seguida ao SACP, para conhecimento e providências protocolares, informando que a matéria tramitará, em análise de mérito, na CAS (RICL, art. 65, I, “i”) e, em análise de admissibilidade na CCJ (RICL, art. 63, I).
_______________________________________
MARCELO FREDERICO M. BASTOS
Matrícula 23.141
Assessor Especial
Brasília, 25 de novembro de 2022
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 5º Andar, Sala 5.10 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8275
www.cl.df.gov.br - seleg@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por MARCELO FREDERICO MEDEIROS BASTOS - Matr. Nº 23141, Assessor(a) da Secretaria Legislativa, em 25/11/2022, às 10:34:41 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 52520, Código CRC: f879a5fc
-
Despacho - 2 - SACP - (52541)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Setor de Apoio às Comissões Permanentes
Despacho
À CAS, para exame e parecer, podendo receber emendas durante o prazo de 10 dias úteis conforme publicação no DCL.
Brasília, 25 de novembro de 2022
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 1º Andar, Sala 1.5 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8660
www.cl.df.gov.br - sacp@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por CLAUDIA AKIKO SHIROZAKI - Matr. Nº 13160, Técnico Legislativo, em 25/11/2022, às 11:23:41 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 52541, Código CRC: e8fa5221
-
Despacho - 3 - CAS - (55959)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Comissão de Assuntos Sociais
Despacho
AO SACP, Art. 137.
Brasília, 17 de janeiro de 2023
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 1º Andar, Sala 1.38 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8690
www.cl.df.gov.br - cas@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por JOAO MARQUES - Matr. Nº 11459, Servidor(a), em 17/01/2023, às 13:38:27 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 55959, Código CRC: 7e71fff2