Perguntas frequentes (Biblioteca)

 

  • USO E FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

    Quem pode usar a Biblioteca?

    A Biblioteca Paulo Bertran está aberta ao público e pode ser utilizada por qualquer pessoa. Usuários externos devem se identificar previamente na recepção do edifício.

    Qual o horário de atendimento ao público?

    A Biblioteca funciona em dias úteis, das 9h às 19h, na sede da Câmara Legislativa do DF.

 

 

  • SERVIÇOS

    Quais são os serviços oferecidos pela Biblioteca?

    Para o público em geral, a Biblioteca da CLDF disponibiliza os seguintes serviços:

    • Acesso à internet, mediante cadastro no balcão de atendimento
    • Ambiente para estudo individual ou em grupo
    • Sala de estudos colaborativos de apoio a geração de produtos e novas ideias e para participação em reuniões virtuais e webconferências. Só reservar a data.
    • Consulta e uso local do acervo
    • Pesquisas legislativas, de atos administrativos, livros e artigos de periódicos
    • Digitalizações de capítulos de livros ou artigos de periódicos
    • Acesso à Biblioteca Digital
    • Empréstimo entre bibliotecas (EEB) ou renovação de EEB (exclusivos para Bibliotecas conveniadas)

       

    Exclusivamente ao público interno, a Biblioteca ainda oferece

    • Empréstimos, reservas e renovações de livros
    • Empréstimos de livros de outras bibliotecas
    • Atendimento acessível às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida em seus locais de trabalho e empréstimo domiciliar
    • Cadastro de novos usuários (para empréstimo)
    • Cadastro para acesso às normas ABNT
    • Acesso a e-books e a revistas online
    • Pesquisas legislativas, de atos administrativos, normas técnicas, livros e artigos de periódicos
    • Sugestões de livros para aquisição
    • Solicitação de ISBN e ISSN e envio de publicações internas para o Depósito Legal, elaboração de ficha catalográfica e normalização de publicações internas.

 

  • CADASTRO

    O cadastro na Biblioteca é direcionado a parlamentares, servidores, estagiários e Bibliotecas Cooperantes para EMPRÉSTIMO DE LIVROS e pode ser realizado por meio do Formulário de Solicitação de Serviços, pessoalmente no Balcão de Atendimento ou pelos canais de atendimento: e-mail atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br, sistema Atendimento ou whatsapp (61) 3348-9230.

    É necessário se cadastrar para solicitar empréstimos?

    Sim. O cadastro é imprescindível para efetuar empréstimos de livros da CLDF e das Bibliotecas Cooperantes.

    É necessário se cadastrar para solicitar cópias?

    Não. A solicitação de cópias não precisa de cadastro, localidade ou vínculo do usuário com a Biblioteca.

    É necessário se cadastrar para usar as dependências da Biblioteca e consultar livros?

    Não. Estes serviços estão disponíveis a todas as pessoas, sem precisar de cadastro prévio.

    Estagiários(as) podem pegar livros emprestados?

    Sim. Podem pegar livros da Biblioteca da CLDF, mediante cadastro e assinatura do “Termo de responsabilidade de devolução de livros”. O Empréstimo entre Bibliotecas só está disponível para servidores e parlamentares.

 

  • EMPRÉSTIMO

    Quantos livros cada pessoa pode pegar emprestado?

    Cada pessoa poderá pegar emprestado até 10 (dez) livros simultaneamente.

    Por quanto tempo os livros podem ser emprestados? E podem ser renovados?

    As obras do acervo serão emprestadas pelo prazo máximo de 30 (trinta) dias e podem ser renovadas por igual período, caso não haja reserva para outra pessoa.

    O livro está emprestado para outra pessoa. É possível reservar?

    Sim. Fale com a Biblioteca aqui e faça a reserva do livro

    É possível solicitar livros de outras Bibliotecas?

    Sim. O Empréstimo entre Bibliotecas está disponível a parlamentares e servidores para atender às suas necessidades e interesses. A Biblioteca pode solicitar a outras instituições do Distrito Federal o empréstimo de livros não disponíveis em seu acervo.

    Como usar o totem de autoatendimento? (retirada, devolução, renovação, consulta à conta)

    No totem de autoatendimento, localizado na entrada da Biblioteca, é possível realizar empréstimo, devolução, renovação e consulta à conta de usuário de forma autônoma. É só selecionar o serviço necessário e digitar matrícula e senha de empréstimo, conforme a necessidade.

 

  • PESQUISA AO ACERVO

    Como pesquisar o acervo da Biblioteca?

    A Biblioteca da CLDF faz parte da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), rede cooperativa de bibliotecas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário federais e algumas do DF. Assim, a pesquisa ao acervo é realizada no Catálogo Coletivo.

    Na Busca Simples, a pesquisa pode ser realizada em todos os campos ou selecionando um campo específico, como título, autor ou assunto. É possível fazer a busca em toda a Rede RVBI ou escolher apenas uma Biblioteca. Também estão disponíveis filtros de pesquisa por tipo de material, intervalo de ano e idioma e a Busca Avançada, que permite a combinação de vários campos.

    Consulte mais informações sobre a pesquisa ao acervo na página do Catálogo.

 

  • DIGITALIZAÇÃO DE CAPÍTULOS E ARTIGOS

    É possível solicitar cópias de materiais bibliográficos?

    Sim. Qualquer usuário pode solicitar cópias digitalizadas de artigos de periódicos e capítulos de livros do acervo da CLDF ou das Bibliotecas Cooperantes.

    A solicitação pode ser realizada por e-mail (atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br), pelo whatsapp (61) 3348-9230 ou pelo formulário disponível em nossa página.

    É necessário fazer cadastro para solicitar cópias?

    Não. A solicitação de cópias não necessita de cadastro ou da localidade do usuário.

    É possível solicitar cópia de um livro completo?

    Não. A cópia deve estar em conformidade com a Lei de Direitos Autorais (Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), que permite a reprodução apenas de parte da obra.

    É possível solicitar cópia impressa?

    Sim. A Biblioteca da CLDF prioriza o envio de cópias digitalizadas por e-mail, porém, se houver necessidade, também cópias impressas. 

 

  • COLEÇÃO/ ACERVO

    Quais os assuntos são predominantes no acervo?

    O acervo concentra-se nas áreas das ciências sociais, com ênfase em direito, economia, política e assuntos pertinentes ao Distrito Federal, além de documentação técnica, administrativa e histórica da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

    O acervo tem obras de literatura?

    Sim! A Coleção Clube do Livro possui cerca de 1500 obras de literatura em geral e um acervo de obras de escritores brasilienses, moradores ou residentes no DF.

    A Biblioteca recebe doação de livros?

    Sim. As obras serão avaliadas e selecionadas de acordo com a Abrangência Temática e com a Política de Desenvolvimento do Acervo. No caso de não incorporação ao acervo, serão repassadas a outras Bibliotecas e projetos de incentivo à leitura.

    A Biblioteca possui Constituição Federal para doação?

    Não. A Constituição Federal atualizada está disponível no site da Presidência da República e em formatos impresso e digital na Livraria do Senado.

    A Biblioteca possui obras impressas para doação?

    Sim! A Biblioteca disponibiliza gratuitamente exemplares da Lei Orgânica do DF (LODF) acompanhada de suas emendas e outras publicações recebidas por doação.

 

  • BIBLIOTECA DIGITAL da CLDF

    O que é a Biblioteca Digital da CLDF?

    Acervo de publicações disponíveis em formato digital, produzidas por parlamentares, unidades e servidores da CLDF e material bibliográfico sobre o Distrito Federal e a RIDE-DF. Todos disponíveis na íntegra para download.

    Como enviar meu trabalho acadêmico para integrar o acervo da Biblioteca Digital?

    Os trabalhos recebidos são apenas do público interno da CLDF e podem ser enviados via formulário disponível na intranet no sistema de Atendimento ou pelo e-mail: atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br

    É necessário anexar o trabalho em PDF e o termo de autorização devidamente preenchido e assinado!

    Acesse a Biblioteca Digital aqui.

 

  • SALA DE ESTUDOS COLABORATIVOS

    O que é a sala de estudos colaborativos?

         É uma sala para encontros de pequenos grupos com objetivo comum de geração de novos                 conhecimentos, conceitos, produtos, serviços, projetos, com apoio do serviço de pesquisa e                 recuperação de informações sobre os temas relacionados.  Também pode ser usada para                     participação de usuários em webconferências e reuniões virtuais. É necessário pedir reserva de           data e horário.

         Quem pode reservar?

         Públicos interno e externo, mediante consulta de disponibilidade de data e turno.

         Como fazer a reserva?

         A reserva é realizada via e-mail: atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br, pelo sistema de Atendimento, pelo whatsapp (61) 3348-9230 ou presencialmente no Balcão de Atendimento.

        Quais são os recursos disponíveis?

        A sala disponibiliza computador, TV, longarina, mesas e cadeiras e materiais bibliográficos                  relacionados aos temas de estudo, mediante solicitação prévia

 

  • E-BOOKS, REVISTAS E JORNAIS ONLINE E NORMAS TÉCNICAS

    Quais são as bases de dados contratadas pela Biblioteca?

    A Biblioteca da CLDF possui contrato com a Fórum (periódicos), Revista dos Tribunais (periódicos),  Zênite (pesquisa), IOB/ Síntese, Governet (periódicos), ABNT (normas técnicas) e Biblioteca Digital Saraiva, Lista de Autoridades Governamentais (LAG). A Biblioteca possui, também, assinatura digital de jornais diários e revistas semanais de assuntos gerais.

 

  • NORMATIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES DA CLDF, DEPÓSITO LEGAL, ISBN E ISSN

    O que é a normatização de publicações produzidas pela Câmara Legislativa?

    A normatização de obras produzidas pela CLDF diz respeito à adequação para publicação, de acordo com as orientações da Comissão de Publicações Oficiais Brasileiras e as normas da ABNT.

    Como funciona o Depósito Legal e atribuição do ISBN e do ISSN?

    Para cada livro ou cartilha editada pela Câmara Legislativa, a Biblioteca solicita o ISBN (International Standard Book Number ou, em português, Padrão Internacional de Numeração de Livro) à Câmara Brasileira do Livro (CBL) e envia exemplares da obra para o Depósito Legal, na Fundação Biblioteca Nacional (RJ), de acordo com a Lei nº 10.994, de 2004. A Biblioteca Nacional é o órgão oficial responsável pelo controle, guarda e divulgação de obras publicadas no Brasil. No caso de publicações seriadas e periódicos, a Biblioteca solicita o ISSN (International Standard Serial Number ou, em português, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

    Ainda com dúvidas? Fale com a Biblioteca.