Perguntas Frequentes
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USO E FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA
Quem pode usar a Biblioteca?
A Biblioteca Paulo Bertran está aberta ao público e pode ser utilizada por qualquer pessoa. Usuários externos devem se identificar previamente na recepção do edifício.
Qual o horário de atendimento ao público?
A Biblioteca funciona em dias úteis, das 9h às 19h, na sede da Câmara Legislativa do DF.
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SERVIÇOS
Quais são os serviços oferecidos pela Biblioteca?
Para o público em geral, a Biblioteca da CLDF disponibiliza os seguintes serviços:
- Acesso à internet, mediante cadastro no balcão de atendimento
- Ambiente para estudo individual ou em grupo
- Sala de estudos colaborativos de apoio a geração de produtos e novas ideias e para participação em reuniões virtuais e webconferências. Só reservar a data.
- Consulta e uso local do acervo
- Pesquisas legislativas, de atos administrativos, livros e artigos de periódicos
- Digitalizações de capítulos de livros ou artigos de periódicos
- Acesso à Biblioteca Digital
- Empréstimo entre bibliotecas (EEB) ou renovação de EEB (exclusivos para Bibliotecas conveniadas)
Exclusivamente ao público interno, a Biblioteca ainda oferece
- Empréstimos, reservas e renovações de livros
- Empréstimos de livros de outras bibliotecas
- Atendimento acessível às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida em seus locais de trabalho e empréstimo domiciliar
- Cadastro de novos usuários (para empréstimo)
- Cadastro para acesso às normas ABNT
- Acesso a e-books e a revistas online
- Pesquisas legislativas, de atos administrativos, normas técnicas, livros e artigos de periódicos
- Sugestões de livros para aquisição
- Solicitação de ISBN e ISSN e envio de publicações internas para o Depósito Legal, elaboração de ficha catalográfica e normalização de publicações internas.
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CADASTRO
O cadastro na Biblioteca é direcionado a parlamentares, servidores, estagiários e Bibliotecas Cooperantes para EMPRÉSTIMO DE LIVROS e pode ser realizado por meio do Formulário de Solicitação de Serviços, pessoalmente no Balcão de Atendimento ou pelos canais de atendimento: e-mail atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br, sistema Atendimento ou whatsapp (61) 3348-9230.
É necessário se cadastrar para solicitar empréstimos?
Sim. O cadastro é imprescindível para efetuar empréstimos de livros da CLDF e das Bibliotecas Cooperantes.
É necessário se cadastrar para solicitar cópias?
Não. A solicitação de cópias não precisa de cadastro, localidade ou vínculo do usuário com a Biblioteca.
É necessário se cadastrar para usar as dependências da Biblioteca e consultar livros?
Não. Estes serviços estão disponíveis a todas as pessoas, sem precisar de cadastro prévio.
Estagiários(as) podem pegar livros emprestados?
Sim. Podem pegar livros da Biblioteca da CLDF, mediante cadastro e assinatura do “Termo de responsabilidade de devolução de livros”. O Empréstimo entre Bibliotecas só está disponível para servidores e parlamentares.
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EMPRÉSTIMO
Quantos livros cada pessoa pode pegar emprestado?
Cada pessoa poderá pegar emprestado até 10 (dez) livros simultaneamente.
Por quanto tempo os livros podem ser emprestados? E podem ser renovados?
As obras do acervo serão emprestadas pelo prazo máximo de 30 (trinta) dias e podem ser renovadas por igual período, caso não haja reserva para outra pessoa.
O livro está emprestado para outra pessoa. É possível reservar?
Sim. Fale com a Biblioteca aqui e faça a reserva do livro
É possível solicitar livros de outras Bibliotecas?
Sim. O Empréstimo entre Bibliotecas está disponível a parlamentares e servidores para atender às suas necessidades e interesses. A Biblioteca pode solicitar a outras instituições do Distrito Federal o empréstimo de livros não disponíveis em seu acervo.
Como usar o totem de autoatendimento? (retirada, devolução, renovação, consulta à conta)
No totem de autoatendimento, localizado na entrada da Biblioteca, é possível realizar empréstimo, devolução, renovação e consulta à conta de usuário de forma autônoma. É só selecionar o serviço necessário e digitar matrícula e senha de empréstimo, conforme a necessidade.
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PESQUISA AO ACERVO
Como pesquisar o acervo da Biblioteca?
A Biblioteca da CLDF faz parte da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), rede cooperativa de bibliotecas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário federais e algumas do DF. Assim, a pesquisa ao acervo é realizada no Catálogo Coletivo.
Na Busca Simples, a pesquisa pode ser realizada em todos os campos ou selecionando um campo específico, como título, autor ou assunto. É possível fazer a busca em toda a Rede RVBI ou escolher apenas uma Biblioteca. Também estão disponíveis filtros de pesquisa por tipo de material, intervalo de ano e idioma e a Busca Avançada, que permite a combinação de vários campos.
Consulte mais informações sobre a pesquisa ao acervo na página do Catálogo.
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DIGITALIZAÇÃO DE CAPÍTULOS E ARTIGOS
É possível solicitar cópias de materiais bibliográficos?
Sim. Qualquer usuário pode solicitar cópias digitalizadas de artigos de periódicos e capítulos de livros do acervo da CLDF ou das Bibliotecas Cooperantes.
A solicitação pode ser realizada por e-mail (atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br), pelo whatsapp (61) 3348-9230 ou pelo formulário disponível em nossa página.
É necessário fazer cadastro para solicitar cópias?
Não. A solicitação de cópias não necessita de cadastro ou da localidade do usuário.
É possível solicitar cópia de um livro completo?
Não. A cópia deve estar em conformidade com a Lei de Direitos Autorais (Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), que permite a reprodução apenas de parte da obra.
É possível solicitar cópia impressa?
Sim. A Biblioteca da CLDF prioriza o envio de cópias digitalizadas por e-mail, porém, se houver necessidade, também cópias impressas.
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COLEÇÃO/ ACERVO
Quais os assuntos são predominantes no acervo?
O acervo concentra-se nas áreas das ciências sociais, com ênfase em direito, economia, política e assuntos pertinentes ao Distrito Federal, além de documentação técnica, administrativa e histórica da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O acervo tem obras de literatura?
Sim! A Coleção Clube do Livro possui cerca de 1500 obras de literatura em geral e um acervo de obras de escritores brasilienses, moradores ou residentes no DF.
A Biblioteca recebe doação de livros?
Sim. As obras serão avaliadas e selecionadas de acordo com a Abrangência Temática e com a Política de Desenvolvimento do Acervo. No caso de não incorporação ao acervo, serão repassadas a outras Bibliotecas e projetos de incentivo à leitura.
A Biblioteca possui Constituição Federal para doação?
Não. A Constituição Federal atualizada está disponível no site da Presidência da República e em formatos impresso e digital na Livraria do Senado.
A Biblioteca possui obras impressas para doação?
Sim! A Biblioteca disponibiliza gratuitamente exemplares da Lei Orgânica do DF (LODF) acompanhada de suas emendas e outras publicações recebidas por doação.
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BIBLIOTECA DIGITAL da CLDF
O que é a Biblioteca Digital da CLDF?
Acervo de publicações disponíveis em formato digital, produzidas por parlamentares, unidades e servidores da CLDF e material bibliográfico sobre o Distrito Federal e a RIDE-DF. Todos disponíveis na íntegra para download.
Como enviar meu trabalho acadêmico para integrar o acervo da Biblioteca Digital?
Os trabalhos recebidos são apenas do público interno da CLDF e podem ser enviados via formulário disponível na intranet no sistema de Atendimento ou pelo e-mail: atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br
É necessário anexar o trabalho em PDF e o termo de autorização devidamente preenchido e assinado!
Acesse a Biblioteca Digital aqui.
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SALA DE ESTUDOS COLABORATIVOS
O que é a sala de estudos colaborativos?
É uma sala para encontros de pequenos grupos com objetivo comum de geração de novos conhecimentos, conceitos, produtos, serviços, projetos, com apoio do serviço de pesquisa e recuperação de informações sobre os temas relacionados. Também pode ser usada para participação de usuários em webconferências e reuniões virtuais. É necessário pedir reserva de data e horário.
Quem pode reservar?
Públicos interno e externo, mediante consulta de disponibilidade de data e turno.
Como fazer a reserva?
A reserva é realizada via e-mail: atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br, pelo sistema de Atendimento, pelo whatsapp (61) 3348-9230 ou presencialmente no Balcão de Atendimento.
Quais são os recursos disponíveis?
A sala disponibiliza computador, TV, longarina, mesas e cadeiras e materiais bibliográficos relacionados aos temas de estudo, mediante solicitação prévia
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E-BOOKS, REVISTAS E JORNAIS ONLINE E NORMAS TÉCNICAS
Quais são as bases de dados contratadas pela Biblioteca?
A Biblioteca da CLDF possui contrato com a Fórum (periódicos), Revista dos Tribunais (periódicos), Zênite (pesquisa), IOB/ Síntese, Governet (periódicos), ABNT (normas técnicas) e Biblioteca Digital Saraiva, Lista de Autoridades Governamentais (LAG). A Biblioteca possui, também, assinatura digital de jornais diários e revistas semanais de assuntos gerais.
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NORMATIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES DA CLDF, DEPÓSITO LEGAL, ISBN E ISSN
O que é a normatização de publicações produzidas pela Câmara Legislativa?
A normatização de obras produzidas pela CLDF diz respeito à adequação para publicação, de acordo com as orientações da Comissão de Publicações Oficiais Brasileiras e as normas da ABNT.
Como funciona o Depósito Legal e atribuição do ISBN e do ISSN?
Para cada livro ou cartilha editada pela Câmara Legislativa, a Biblioteca solicita o ISBN (International Standard Book Number ou, em português, Padrão Internacional de Numeração de Livro) à Câmara Brasileira do Livro (CBL) e envia exemplares da obra para o Depósito Legal, na Fundação Biblioteca Nacional (RJ), de acordo com a Lei nº 10.994, de 2004. A Biblioteca Nacional é o órgão oficial responsável pelo controle, guarda e divulgação de obras publicadas no Brasil. No caso de publicações seriadas e periódicos, a Biblioteca solicita o ISSN (International Standard Serial Number ou, em português, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Ainda com dúvidas? Fale com a Biblioteca.