(Autoria: Deputado Chico Vigilante)
Requer a realização de Sessão Solene em reconhecimento ao meio século do movimento liderado pelo Grande Mestre Woo no DF, a realizar-se no dia 14 de agosto de 2024.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 124 do Regimento Interno da CLDF, requeiro a realização de Sessão Solene, no dia 14 de agosto de 2024, às 10 horas, no Plenário desta Casa, em reconhecimento ao meio século do movimento liderado pelo Grande Mestre Woo no DF.
JUSTIFICAÇÃO
Moo Shong Woo, o Mestre Woo, nasceu no dia 3 de março de 1932, em Chiayi, Taiwan, então colônia japonesa. Em março de 1961, Moo Shong Woo resolveu mudar-se para o Brasil. Passou breves períodos em Minas Gerais e em São Paulo até fixar-se, em 1968, em Brasília, onde reside até hoje.
As primeiras idas do mestre Woo à EQN 104/105 Norte, aconteceram por volta de 1974, data em que ele se mudou para as suas proximidades. Desde então, ele tem praticado, regular e diariamente, Tai Chi Chuan e outras manifestações das milenares artes chinesas. Isso acontece quer chova, quer faça sol.
A fim de dar suporte formal às atividades da Praça da Harmonia Universal, foi idealizada a Associação Cultural Brasil-China (ACBC), em 1985. Antes da sua constituição formal, a presidência já tinha sido ocupada pelo Padre João Manoel Lima Mira. Por isso ele pode ser considerado seu primeiro presidente. Essa existência informal se deu por volta de 1985 a 1987. Não podemos deixar de mencionar também o nome de Francisca Mendes Carneiro (já falecida), que manteve os primeiros contatos com a Embaixada da China em nome da ACBC, no momento em que a Associação estava em processo de constituição. A Assembleia Geral em que ela foi formalmente constituída se deu em 8 de outubro de 1988. O presidente eleito foi Ivan de Oliveira Delforge, com mandato até 1989.
Em 6 de maio de 1990 foi eleito Tarcísio Pinto para presidir a Associação, com mandato até agosto de 1991. Em primeiro de agosto de 1993 foi realizada nova Assembleia Geral Extraordinária, na qual Gustavo Volker Luedmann foi escolhido como presidente. Outra Assembleia Geral Ordinária, realizada em cinco de fevereiro de 1995, reelegeu-o, tendo ele permanecido no cargo até 1999.
Na Assembleia Geral de 21/03/1999, foi eleito para a presidência Wanderliro Barbará, reconduzido em 03/03/2002, tendo permanecido no cargo até 2004. Foi criado também o Hino da ACBC, de sua autoria, agora Hino da ABT. Nessa gestão iniciou-se o registro de presenças no Tai Chi Chuan e a roda no final dos exercícios. Na Assembleia Geral de 07/03/2004, foi eleito novamente para a presidência Gustavo Luedmann, tendo permanecido na direção até 2006.
Em 2008, foi eleita nova diretoria. No entanto, o novo presidente, Igor Sidharta Boechat, teve que se transferir para Guarujá (SP), por ser militar. Por esse motivo, tivemos que fazer nova eleição, de modo que, atualmente, a diretoria da ABT é a seguinte, com mandato até 2010: No dia dezenove de março de 2006, foi eleito Helmut Egewarth, que administrou a ACBC até 2008. Registre-se que, durante essa administração, houve importantes mudanças. A primeira é que o próprio mestre Woo constatou que o nome “Associação Cultural Brasil-China” não era o mais indicado para dar base legal ao movimento de Tai Chi Chuan que se pratica na Praça da Harmonia Universal. Como o próprio nome “Harmonia” já dá a entender, o objetivo é congregar. A China tem um lugar privilegiado em nossas atividades, e na nossa própria existência, pois foi lá que surgiu essa maravilhosa arte que é o Tai Chi Chuan. No entanto, como é o tai chi na própria China, estamos abertos ao mundo inteiro, e até ao universo, como já explicita o adjetivo “universal” do nome da PHU. Por esses e outros motivos, e em consonância com os princípios do taoismo, a Assembleia Geral Extraordinária de 17/03/2007 mudou o nome da Associação para Associação Being Tao (ABT).
Hoje na Praça da Harmonia Universal, as três palavras que encerram as atividades são FRATERNIDADE, SAÚDE E PAZ.
Pelo exposto, esperamos contar com o apoio dos nobres Pares para a aprovação desta importante proposição.
Sala das Sessões em 09 de abril de 2024.
DEPUTADO CHICO VIGILANTE