(Do Deputado Roosevelt)
Reconhece e apresenta votos de louvor ao 1º SGT LUCIOMAR MARTINS DE OLIVEIRA, mat.: 23.760/4, 3° SGT CARLOS ALEXANDRE MORAES GOMES, mat.: 731.786/7, 3º SGT CÍCERO PAULO BENTO DO LAGO, mat.: 731500/7 e 3º SGT WESLEY PAULO DE OLIVEIRA, mat.: 02159333, da Polícia Militar do Distrito Federal, pelo profissionalismo e dedicação demonstrados na brilhante atuação ao retirar passageiros de um ônibus em chamas e combater o incêndio na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA).
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e apresentar votos de louvor aos Sargentos da Polícia Militar do Distrito Federal, pelo profissionalismo e dedicação demonstrados na brilhante atuação em ocorrência que protagonizou um ato heroico ao retirar passageiros de um ônibus em chamas e combater o incêndio nas proximidades do Catetinho, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA).
JUSTIFICAÇÃO
Na noite da segunda-feira, do dia 18 de setembro, a equipe composta pelos policiais militares da Ronda Tática Motorizada (ROTAM) protagonizou um ato heroico ao retirar passageiros de um ônibus em chamas e combater o incêndio nas proximidades do Catetinho, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), enquanto se dirigiam a Santa Maria.
Por volta das 20 horas, os quatro sargentos que compunham a equipe da ROTAM, em patrulhamento de rotina, depararam-se com um ônibus com a roda traseira em chamas e uma densa cortina de fumaça que se espalhava pelo seu interior.
Após adentrarem o coletivo em chamas, os policiais conseguiram retirar cerca de quinze passageiros, que se encontravam em estado de pânico devido à situação caótica. Munidos de extintores, os policiais militares iniciaram o combate ao fogo, controlando a situação até a chegada do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
Os militares que realizaram o resgate tiveram que ser encaminhados ao Hospital do Gama, apresentando sintomas de intoxicação devido à exposição à fumaça tóxica durante o resgate.
O fato ganhou repercussão, tendo sido noticiado na mídia local, conforme links e registros jornalísticos.[1]
Com a forma ímpar que os militares atuaram, esta Casa Legislativa não poderia abdicar ao dever de enaltecer e estimular condutas como a que ele praticou, visto que o poder público tem um só norte, servir à sociedade.
Por todo o exposto, entendo que esta casa tem o dever de reconhecer esses brilhantes profissionais que cumpriram o juramento que fizeram ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal: "Ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida".
Este parlamentar sendo oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor dos riscos, complexidade e importância que envolvem a profissão do servidor de segurança pública, bem como do comprometimento dos profissionais em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento do ato heroico realizado pelos brilhantes Policiais Militares, Sargentos LUCIOMAR MARTINS DE OLIVEIRA, mat.: 23.760/4, CARLOS ALEXANDRE MORAES GOMES, mat.: 731.786/7, CÍCERO PAULO BENTO DO LAGO, mat.: 731500/7 e WESLEY PAULO DE OLIVEIRA, mat.: 02159333.
Sala das Sessões, em …
Deputado ROOSEVELT
PL-DF
_____________________________________________________
[1]https://www.metropoles.com/distrito-federal/policiais-militares-socorrem-passageiros-de-onibus-em-chamas-na-epia
https://atividadenews.com.br/video-policiais-militares-socorrem-passageiros-de-onibus-em-chamas/