Do Sr. Deputado Gabriel Magno
Manifesta Votos de Louvor e Aplausos às pessoas que especifica, por ocasião do aniversário do SINPRO/DF.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor e Aplauso aos seguintes cidadãos e cidadãs “Profissionais da Educação Pública do DF, filiados ao SINPRO-DF”, que seguem, com firmeza, na luta por uma educação pública emancipadora, laica, inclusiva e com valorização profissional:
Ivana Sant' Ana Torres, professora aposentada da SEEDF. Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília(1988), especialização em Administração da Educação pela Universidade de Brasília(1996), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília(1999) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Normal de Brasília(1985). Atualmente é Consultor do Ministério do Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Políticas Públicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Partidos Políticos, Política Educacional.
José Roberto Nunes, educador nascido no Piauí e graduado em História, Pedagogia e Educação Física, iniciou sua carreira como professor na SEDF, no CEF 27 de Ceilândia. Com experiência como coordenador pedagógico e membro da equipe gestora em unidades como EC305 Sul e CEF 405 Sul, hoje ele ocupa o cargo de diretor no CED 03 do Guará.
Lúcia Helena Carvalho, professora aposentada da SEEDF. Foi uma das fundadoras da Associação dos Professores e, a primeira a presidir o SINPRO-DF. Foi deputada distrital no biênio de 1997 a 1999. Após o término de seu mandato, foi designada em 2007 como gerente regional do Patrimônio da União do Distrito Federal.
Nelson Moreira Sobrinho, professor aposentado da SEEDF. Foi diretor no CEM 09 de Ceilândia. Foi Diretor da Coordenação Regional de Ensino de Samambaia e dirigente do SINPRO-DF.
JUSTIFICAÇÃO
A presente Moção tem por objetivo manifestar Votos de Louvor e Aplausos aos profissionais da educação pública do Distrito Federal sindicalizados ao SINPRO[1]DF: professores/as, orientadores/as educacionais, delegados/as sindicais, diretores/as de escola, que refletem a importância de continuarem na luta em defesa de uma educação pública emancipadora, inclusiva, plural e com profissionais respeitados e valorizados. MO 24316 - Moção - (minuta) - (114872) pg.2 Pois, em 14 de março de 1979, a Associação Profissional dos Professores do Distrito Federal - APPDF recebeu carta do Ministério do Trabalho autorizando a mudança da sua denominação para Sindicato dos Professores no DF – SINPRO/DF. Fato que nos faz celebrar, neste ano, 45 anos de existência desse imprescindível Sindicato.
Hoje, o SINPRO/DF representa todos servidores e servidoras da Carreira Magistério Público do DF, formada por Pedagogas (os) orientadoras (es) Educacionais e Professoras (es) da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Uma Carreira de servidores que está presente em todo o DF, possui uma capilaridade de representação e atuação do Estado em todos os territórios, impactando positivamente a vida de mais de 1 / 2 milhão de estudantes, suas famílias e comunidades, segundo o site da SEEDF.
O SINPRO-DF possui uma imensa representatividade, é uma das maiores entidades sindicais do Brasil, em número de filiados, e presta, segundo o seu histórico de luta, um grande serviço social à nação brasileira e à toda Classe Trabalhadora brasileira e mundial, mediante sua solidariedade de classe. Portanto, merecedor de nossas mais profundas homenagens.
Assim sendo, conclamo os nobres pares a manifestar seu reconhecimento a essas pessoas que tanto nos orgulham, mediante a aprovação da presente Moção.
Sala das Sessões, na data da assinatura.
Deputado gabriel magno