Autoria: DEPUTADO HERMETO
Reconhece e apresenta Votos de Louvor aos Policiais Militares: 3º SGT QPPMC André Luiz Ferreira, MAT. 732.179/1 e o SD PMGO Diego Pereira Rodrigues, RG: 36.984, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, ao evitarem homicídio em uma festa, fato ocorrido dia 02/11/2022, na Rua 12 de Vicente Pires. Conforme demonstrado no REGISTRO DE ATIVIDADE POLICIAL Nº 212469-2022.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL:
Com fundamento no artigo 144 do Regimento Interno, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor aos Policiais em questão, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, ao evitarem homicídio em uma festa, durante perseguição a dois homens que acabaram presos, fato ocorrido dia 02/11/2022, na Rua 12 de Vicente Pires. Conforme demonstrado no REGISTRO DE ATIVIDADE POLICIAL Nº 212469-2022.
J U S T I F I C A Ç Ã O
A presente proposição tem por objetivo homenagear os policiais militares em questão, pela brilhante atuação, quando em momento de folga, o 3º SGT QPPMC André Luiz Ferreira, MAT. 732.179/1 e o SD PMGO Diego Pereira Rodrigues, RG: 36.984, iniciaram uma perseguição policial, após três homens efetuarem disparos de arma de fogo contra o público, em uma festa com a presença de aproximadamente quarenta pessoas. Houve troca de tiros, e dois homens acabaram presos. A confusão, começou na porta de uma festa, na rua 12, em Vicente Pires, quando um dos suspeitos, que estava no banco traseiro de um Vectra, cor prata, sacou um revólver e efetuou ao menos dois disparos contra pessoas que estavam no evento particular. No local, havia um policial militar do Distrito Federal e outro do Estado de Goiás. Os militares estavam de folga e, ao presenciarem a cena, entraram em um carro particular e passaram a seguir o veículo dos autores. No automóvel, havia três pessoas: o condutor, identificado como Valter Dias de Oliveira Júnior, 20 anos; um outro jovem no banco do passageiro; e o suposto atirador no banco traseiro, identificado como João Victor Chagas Muniz, 21 anos. Durante o acompanhamento um dos ocupantes do veículo colocou a arma para fora do carro e atirou três vezes, porém a arma falhou. Ato contínuo, houve mais um disparo em direção aos policiais que revidaram a injusta agressão efetuando disparos contra os pneus do carro dos criminosos que perderam o controle do carro parando em cima do canteiro, já no eixo monumental. Todos os envolvidos foram encaminhados à 5º DP, e responderão por três crimes, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo. Os criminosos já tinham passagens pela polícia por delitos como lesão corporal, tráfico de drogas e estelionato.
Ademais, a boa Ficha de Assentamentos e o trabalho de excelência realizado todos os dias por esses nobres policiais militares, por si só, seria o bastante para a homenagem que se pretende prestar. Porém, esses Militares, em “ato de bravura”, se mostraram como verdadeiros heróis garantindo a ordem pública da nossa capital.
Diante do exposto, venho enaltecer a ação imediata e brilhante destes policiais que representam uma corporação de policiais honrados, dignos, que se dedicam inteiramente ao serviço policial militar que deixam todos os dias suas famílias e seus lares para defenderem a nossa sociedade, muitas vezes com o risco de suas próprias vidas.
Conclamo aos meus nobres pares a aprovarem a presente proposição, confirmando nobreza da atuação desses policiais que serviram com maestria e honra o serviço policial militar.
DEPUTADO DISTRITAL
HERMETO - MDB/DF