Proposição
Proposicao - PLE
MO 398/2023
Ementa:
Manifesta Votos de Louvor e Aplausos às cidadãs, cidadãos, Instituições e Programas que se destacam por suas atuações na promoção do direito à educação, da gestão democrática, do Plano Distrital de Educação e de projetos político-pedagógicos que impactem os territórios que as escolas públicas se inserem.
Tema:
Educação
Autoria:
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
19/09/2023
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Andamento
Acompanhar andamentoDocumentos
Resultados da pesquisa
3 documentos:
3 documentos:
Faceta personalizada
Faceta personalizada
Resultados da pesquisa
-
Moção - (91394)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Comissão de Educação Saúde e Cultura
Moção Nº DE 2023
(Do Sr. Deputado Gabriel Magno)
Manifesta Votos de Louvor e Aplausos às cidadãs, cidadãos, Instituições e Programas que se destacam por suas atuações na promoção do direito à educação, da gestão democrática, do Plano Distrital de Educação e de projetos político-pedagógicos que impactem os territórios que as escolas públicas se inserem.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno da Câmara Legislativa, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor e Aplausos aos seguintes cidadãos, cidadãs, Instituições e Projetos que se destacam no 1º Prêmio Paulo Freire para a promoção do direito à educação, da gestão democrática, do Plano Distrital de Educação e de projetos político-pedagógicos que impactam as escolas públicas e seus territórios. São projetos articulados aos eixos do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal, reafirmando o protagonismo das escolas no tratamento das temáticas: Educação para a Diversidade; Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos; Educação para a Sustentabilidade; Educação no Campo no DF e Tecnologia e Inovações.
NOMES / INSTITUIÇÕES JUSTIFICATIVA EDILEUZA FERNANDES DA SILVA Professora aposentada da Secretaria de Educação do DF, onde coordenou a implantação do Ensino Fundamental de nove anos (2006 e 2007), foi Subsecretária de Educação Básica DF nos períodos de: 15/04/2011 a 07/09/2011 e 18/09/2013 a 31/12/2014. A Professora Edileuza coordenou a elaboração da política curricular do DF, o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, em 2014, base dos temas deste prêmio. ERASTO FORTES MENDONÇA Atuou como Diretor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, como Secretário de Estado Adjunto de Educação do DF, como Coordenador de Educação em Direitos Humanos e Diretor de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O Professor Erasto foi professor de Educação Básica e 1º docente a ser democraticamente eleito diretor do Complexo A da Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia da Secretaria de Educação do DF. CENTRO DE EDUCAÇÃO PAULO FREIRE DE CEILÂNDIA - CEPAFRE Centro fundado em 02 de setembro de 1989, por um Núcleo Paulo Freire de Alfabetização de Adultos, composto por um grupo de estudantes da extinta Escola Normal de Ceilândia, o CEPAFRE se destaca pela aplicação da concepção Freiriana mediante projetos de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores - EJAIT. FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - FE/UNB O projeto original da Faculdade de Educação foi concebido sob orientação do educador Anísio Teixeira, um dos idealizadores e fundadores da Universidade de Brasília, e posteriormente, Reitor da UnB. A FE/UnB se destaca por ser a primeira e principal instituição formadora de professores na capital federal. CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA - CEMAB Unidade Escolar que se destacou com um número relevante de projetos inscritos no 1º Prêmio Paulo Freire 2023. SINDICATO DOS PROFESSORES NO DISTRITO FEDERAL – SINPRO/DF A história do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) começa no dia 14 de março de 1979, data em que a antiga Associação Profissional dos Professores do DF (APPDF) recebeu autorização do Ministério do Trabalho para converter-se em entidade sindical. A trajetória do SINPRO-DF, a favor educação e dos direitos de professores, professoras, orientadores educacionais e orientadoras educacionais, em mais de quatro décadas é referência na conquista do direito à educação e de uma educação pública de qualidade social, inclusiva, democrática e laica. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO - CNTE Em 1990 a Confederação dos Professores do Brasil - CPB passou a se chamar Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, em um Congresso extraordinário cujo objetivo foi unificar várias Federações setoriais da educação numa mesma entidade nacional. A CNTE, entidade presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, pelas suas 55 entidades filiadas, sendo 26 estaduais, 25 municipais e duas distritais, representando mais de um milhão de sindicalizados, profissionais da educação básica das redes públicas estaduais e municipais. CENTRO DE FORMAÇÃO E CULTURA NAÇÃO ZUMBI O Centro desenvolve Educação Popular para libertar. MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE - MEB Instituição que desenvolve Educação Popular para a Transformação Social na perspectiva com Direitos Humanos e Ecologia Integral. CENTROS DE VIVÊNCIAS LÚDICAS - OFICINAS PEDAGÓGICAS As Oficinas Pedagógicas (Centros de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas), desenvolvidas por profissionais da educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, caracterizam-se pela construção coletiva de saberes, de análise da realidade, de intercâmbio de experiências e de formação entre pares, em que o saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, mas também no processo de construção do conhecimento. INDICADOS/AS
PROJETOS
Anderson Natanael Silva Lima
Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - CEPAFRE
Ana Carolina Leonel Emediato
Múltiplos Letramentos
Ana Carolina Leonel Emediato
Projeto Simbiose: culinária e comunicação
Bárbara Pereira de Alencar da Rocha
Ana Isabel Lopes da Costa
Helane Araújo de Lima Moreira
Ana Paula Farias de Oliveira
A mente manifesta o que o corpo elabora
André Luís Normanton Beltrame
Atendimento Educacional Especializado
Bianor Domingues Barra Júnior
Helen Lima Santos
Patrícia Nazário Feitosa Duarte
Jenaina Luzia Carvalho
Flávia Ramos Cândido
Ângela Maria Morais Dantas
Clube de Ciências Híbrido
Valéria Pereira Soares
Evelyn Jeniffer de Lima Toledo
Antonio Ahmad Yusuf Dames
O papel do Brasil no mundo hoje e durante o século XX e XXI
Antônio José de Andrade Rocha
Formação de Professores em Educação Ambiental - Programa Stricto sensu em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília - UCB
Antônio Kubitschek Braga Oliveira
O que vemos nos filmes x A Filosofia e a Política Social
Antonio Maria Severa dos Anjos
HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA - Aprendizagem e transformação socioambiental para jovens da Educação do Campo
Arlene Oliveira Von Sohsten
Mediato Conecta
Luênia Graciene Silva Guedes
Aurilene Lima Martins de Azevedo
Pequenos cientistas, seu laboratório é o mundo!
Fabiana Rhanthum Martins
Míriam Renata Souza Cruz
Bárbara Maria Soares Dos Santos
Oficina Pedagógica Contextualizada na Língua Brasileira de Sinais - Opecon Libras
Anna Luiza Silva Serafim
Samira Ravelly França de Oliveira
· Marcos Aclésio Carvalho Sousa
Sintia Simone de Sá
Bianca da Nóbrega Rogoski
Pacto Pela Neurodiversidade
Raphaella C. S. Caldas
Victor L. S. Guevara
Rita Louzeiro
Carem Tamiris Oliveira dos Santos
Sabor da Nossa História
Larissa de Assis Souza Oliveira
Claudia Fernandes Nunes de Menezes
Educando com a informática
Cleber Cardoso Xavier
PreservArtePatrimônio
Maria Glória Bonfim Yung
Alexandre Baena dos Santos
Adriano da Silva Costa
Alessandra Brandão Domingues
Eddie Schultz Henrique
Erlane Coelho Vieira
Flavia Mota Herenio
Flavia Neiva Ibiapina
Glória Maria Maranhão Callafange Baena Dos Santos
Helton Prudente Carvalhedo
Marcelo Rosa
Paulo Cesar Valença de Lima
Carla Regina Gonçalves Rocha
Yara de Castro Coelho
Nemézia da Rocha Louzeiro
Silvia Christian A. Viana Araujo
Andréia Saldanha Ferraz Gangana
Raquel Di Maria Mitrovick
Kassandra Castro Dutra
Simone Santos de Oliveira das Mercês
Luciana Graziele Ferreira da Silva
Cláudia Beatriz Oliveira das Dores
Cristina Aparecida Leite
A Arte de Contar Histórias
Aldanei Menegaz de Andrade
Neuza Maria Machado
Elza Lúcia Mendes Muniz
Estela Pinto De Souza
Belchior Silvano Gonçalves
Thais Felizardo Resende
Denise Coelho Silva Rabello
Curso Distrito Federal: seu povo, sua história
Otávio Alves de Oliveira
Luiz Gustavo Reis
Diego Camara de Lima
I Concurso de texto e desenho da Escola Classe 05 de Planaltina-DF
Janiellen Melo Duarte
Maria da Conceição Santos
Edijane Amaral Silva
Cerrado Vivo
Conhecendo Brasília
Edilene Nunes Pereira
LER, ESCREVER E SENTIR: despertando emoções e sentimentos
Eduardo Santana Lopes
Letra e Letramento Racial
Elem Mariane da Costa Soares
Literatura Negra, por Carolina Maria de Jesus
Giselly Moura Carneiro de Almeida Baldez
Vanessa Rodrigues de Sousa
Cristino Cezário Rocha
José Aldias Serra
Eliane Cristina Brito De Oliveira
Plantando Sementes projetando sonhos
André Marques Binacett
Eliane Cristina Brito de Oliveira
Antônio dos Santos Sousa
Gerson Pereira dos Santos
Elza Caetano Santos
Ainda dá tempo
Emanuel Marques de Souza
Projeto Literário - PAS no CEMAB
Edilene Martins Lemes
Moacir Moura de Andrade Filho
A natureza e suas características matemáticas
Edson Oliveira Cardoso
Teatro libertário
Emanuelle Mendes das Chagas
Sombras em debate
Emanuelle Mendes das Chagas
Havia a EJA no meio do Caminho
Edna Duarte Ferreira
Fernando Lourenço da Silva
Emerson Franco Gonçalo
Papo Franco
Thalita Luiz Silvério
Érica da Cruz Araujo
Educação em Tempo Integral: trilhando o caminho da autonomia e criatividade
Diana Cássia Costa Magalhães Ramos
Lilian Michelle de Sousa Costa
Grazielle Matos dos Reis
Vanessa Elen Rodrigues dos Santos
Matheus Lacerda do Nascimento
Lucas Adriano Santana
Eufrázia de Souza Rosa
Pira
É tempo de poesia
Ezequias Soares de Andrade
Caminhos da Arte
Fabiana Martins de Freitas
PROA
Ana Paula Ribas
Carolina do Carmo Ferreira Pereira
Flávia Aparecida de Souza Luiz
Consciência Negra mês a mês
Flávia Aparecida Squinca
A Terapia Comunitária Integrativa como estratégia para a efetivação do direito ao Ensino Superior
Ana Lígia Montalvão,
Doralice Oliveira Gomes,
Josenaide Engracia dos Santos,
Irineu Francisco do Nascimento Barbosa
Daniela da Silva Rodrigues,
· Elvana Jacobina Milhomem,
Givani Guimarães,
Elaine Nunes Costa,
Cristian da Cruz Silva,
Larissa Polejack;
Barbara Nayri Silva,
Gabriela Samara Carvalho Pinto;
Raquel Flores;
Beatriz Da Silva Viana;
Dayane Rafaela Corrêa dos Reis;
Manuela Santos da Silva
Maria Luiza do Prado da Silva Coelho
Thauane Rodrigues Santos
Lucimar Rosa de Oliveira Pires
Delane Lima Fernandes
Telma de Paula Rezende
Vinícius Mahatma Cunha de Queiroz
Jairo Mendonça
· Liliane Rakel Rodrigues da Costa
· Cátia Maria Marques dos Santos Alves
· Cassia Maria da Silva Garcia
· Cícero Fernando Barbosa da Silva
· Flávia Beatriz Villanova Machado Loretti Werneck
O Inventário a partir da Sala de Leitura Paulo Arantes - Bororó.
· Hadije Aparecida Ahmad Lopes
· Francisco Celso Leitão Freitas
Projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo)
· Geldo Ferreira de Araujo
Encontros de Ciências
· João Lucas Ribeiro da Costa
· Geovana D'arc Pereira de Oliveira
· Pollyana Feitosa Siqueira
· Guiliana Sidrin Brito
· Maria Eduarda Cardoso da Silva
· Karlos Daniel Ferreira dos Santos
· Jully Kathleen Gonçalves Teixeira
· Micaelly Vitória da Silva Mesquita
· Helane Araújo de Lima Moreira
Eu leio o mundo
· Ana Carolina Leonel Emediato
· Helder Agostinho Spaniol
Horta Pedagógica Sabiá Laranjeira
· Tiago Alves Pires
· Virginia Gonçalves Feitosa
· Joaquim Guilherme Araújo Neto
· Aline Rezende Bueno
· Hermano Braga de Freitas
· Iêda Jerônimo Ferreira
Consciência Negra o ano todo
· Mário Silva dos Santos
· Iolanda Rodrigues Rocha
Escola, Comunidade. Vida e Futuro no Cerrado
· Marcilio Ribeiro de Jesus
· Exidras Gomes da Silva
· Irene do Planalto Chemin
Produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no ensino médio
· Iza de Sousa Carvalho
Projeto de educomunicação
· Rosana Santos De Sousa
· Jackson Wesley Lopes Barreiros
O Polvo - Jornal Escolar
· Josiney Pontes Gonçalves
· Janine de Fátima Mundim Neto
Je suis comme je suis
· Eric Alberto Lima de Oliveira
· Gregório Henrique Ramos
· Joana Darc do Carmo Alves Cruz
Projeto da Consciência Negra
· José Nildo de Souza
Letras Livres na Socioeducação: campanha e ações de leitura com jovens em restrição de liberdade por meio do teatro, musicalização e artes visuais
· Juarez Oliveira Sampaio
Programa Educação com Movimento - PECM
· Roberto Liao Junior
· Julia dos Santos Baptista
Escola Museu Móvel
· João dos Santos Baptista
· Maria Victória Rodrigues Baptista
· Jullyemyle de Aguilar Saldanha
Herdeiros do Futuro
· Lilian Pires dos Santos
· Laura Christina Corrêa da Costa
Conto por todo canto
· Leonardo Bezerra do Carmo
Coletivo de Aprendizagem – Protagonismo em comunidade
· Leonardo da Cunha Mesquita Café
Gênero, Diversidade Sexual e Educação
· Leticia Fernanda Rodrigues dos Anjos
O desaparecimento das abelhas uma temática para o ensino de ciências.
· Liliane Campos Machado
Faculdade de Educação – FE/UnB
· Luciana de Maya Ricardo
Refazendo a Trama - Educação, Cultura e Meio Ambiente
· Silvio Cavalcante
· Marília Panitz Silveira
· Laureti Lopes Mascarin
· Rosane França Stuckert
· Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio
Educação com e em movimento.
· Juliana Andrade Sombrio
· Luis Guilherme Moreira Baptista
Projeto Re(vi)vendo Êxodos
· Marcus Vianna
· Marilene Lara Carvalho
· Carlos Doberstein
· Suzan Doberstein
· Rafael Nascimento
· Maísa Fidelis
· Sabrina Rodrigues
· Lara Cleyslla
· Luiz Antonio Fermiano
Música na Escola
· Margareth de Brito Alves
Flores da Escola
· Margarida Minervina da Silva
Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente/Despertando Educação (ADSSN)
· Maria Madalena Torres
Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - CEPAFRE
· Mateus Gianni Fonseca
Matemática das Coisas
Laboratório de Ensino de Matemática
· Isabella Magalhães Rovo Dias
Caravana da Criança
· Nelson Latif Fakhouri Filho
· Ismael Silva Rattis
· Victor Hugo Batista
· Sandro Luiz de Azevedo Alves
· João Bosco Oliveira
· Marcelo Lima Campos
· Atawallpa Coello Chavez
· Erika Romana Moreira Mesquita
· Núbia Rodrigues Pereira Sales
Inovação Tecnológica para a Aprendizagem Inclusiva na EJA Interventiva.
· Paulo Gileno Ribeiro Bosco
Projeto Ambiental - Alfabetização Ambiental e Ciclos ecológicos
· Fabiane Lima Almeida Neves
Chocolate Literário
· Juciane Ferreira Bôsco
· Larissa Soares de Santana Sousa
· Márcia Elaine Bezerra Moreira
· Pollyana Feitosa Siqueira
Clube de Ciências 111
· Raquel Gonçalves Ferreira
Reinventando a Biblioteca
· Maria Célia Madureira
· Regina Recalde da Fonseca Cotrim
NAVE - Núcleo de Apoio aos Vestibulandos
· Rinaldo Paceli Ferreira de Oliveira
Escola Peripatética - Educação Patrimonial: Brasília museu e arte a céu aberto
· Rodrigo Capelle Suess
Educação (pesquisadora) pelo professor (pesquisador) em Geografia: Desafios e possibilidades no/do espaço geográfico da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
· Sarah Marinho
Projeto Horta e Alimentação Saudável
Estreitando Laços
· Sérgio Luiz Teixeira
Escola Classe Sonhem de Cima: saberes e fazeres do campo com prosas e rimas
· Simone Mogami Delgado
Entre Elas: valorização feminina e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres
· Eliane Costa de Oliveira
· Maria da Paz Paes Leme
· Ana Claudia Marques Santos
· Betania Maria de Brito
· Margareth Machado Augusto Loureiro
· Fernanda Bernardes Silveira Costa
Lúcia Costa Oliveira
Thailise Maressa Batista dos Santos
Arllet Alves Fatechi
Sarah Hanifa Nunes dos Reis
Elizabete Ferreira da Silva
Sônia Aparecida de Souza Cotrim
Sarau Cultural
Fernanda Viana
Larissa De Assis
Osmar Pinheiro de Vasconcelos
Sônia Aparecida de Souza Cotrim
Aprova CEM 02
Amanda Margarida Freire de Paula Alves
Luiz Carlos Correia de Jesus
Patricia Damasceno Silva Braga
Pedro de Oliveira Lacerda
Técia Goulart de Souza
Ubuntu - por uma educação antirracista.
Margot Ribeiro
Sherwin Morris
Vanessa Rodrigues de Sousa
Roda de conversa Freiriana
Vanilson José Lourenço
A auto-organização dos/das jovens da escola do campo CED PADF no estudo das práticas agroecológicas em comunidades: caminhos apontados para transformação da escola
Vinicius de Oliveira Mota
Relações de gênero no ambiente escolar: protagonismo infantojuvenil na construção de sua identidade de gênero por intermédio da formação de profissionais da educação
Vinícius José de Oliveira
O Museu Virtual de Ceilândia - DF
Virgínia Karlla Pereira Amorim Coser
Filosofia para cidadania, a maiêutica da sala de aula.
Viviane Cardoso de Jesus Sadi
A sala de leitura acontece!
Neuzete Leite da Silva
Viviane de Araújo Oliveira
Documentário sobre violência sexual contra criança e adolescentes
Gabriel Calasan C. Melo
William Dornela de Castro
Professores para o Futuro
Francisco Carlos Soares Costa
William Reis de Oliveira
Caravana de histórias
Zilma Josefa da Fonseca Bispo Azevedo
Reconhecer, Acolher e Cuidar: Desenvolvendo Habilidades Socioemocionais para um Futuro Saudável.
JUSTIFICAÇÃO
A presente Moção tem por objetivo manifestar Votos de Louvor em reconhecimento a essas pessoas, Instituições e Projetos que contribuíram e/ou contribuem com a Educação Pública do Distrito Federal, se destacando no 1º Prêmio Paulo Freire com relevantes projetos, articulados aos eixos do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal, para a promoção do direito à educação, da gestão democrática, do Plano Distrital de Educação e de projetos político-pedagógicos que impactam as escolas públicas e seus territórios. Assim, as supracitadas pessoas, Instituições e Projetos revelam a escola que queremos: democrática, inclusiva, diversa, plural, ética, amorosa e comprometida com as aprendizagens. Reforçando o que diz Paulo Freire, o patrono da Educação, “a escola é o espaço onde educadores e educandos aprendem juntos, em um encontro democrático e efetivo, em que todos podem se expressar”.
Assim sendo, conclamo os nobres pares a manifestarem seu reconhecimento a essas pessoas, Instituições e Projetos mediante a aprovação da presente Moção de Louvor
Sala das Sessões, em …
Deputado gabriel magno
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 1º Andar, Sala 1.28 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8326
www.cl.df.gov.br - cesc@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por GABRIEL MAGNO PEREIRA CRUZ - Matr. Nº 00166, Deputado(a) Distrital, em 19/09/2023, às 16:14:57 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 91394, Código CRC: d8367581
-
Despacho - 1 - SELEG - (91621)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria Legislativa
Despacho
À Coordenadoria de Cerimonial, para as devidas providências.
Brasília,20 de setembro de 2023
PATRÍCIA MANZATO MOISES
Analista Legislativa
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 5º Andar, Sala 5.10 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8275
www.cl.df.gov.br - seleg@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por PATRICIA CRISTINA BIAZAO MANZATO MOISES - Matr. Nº 23981, Analista Legislativo, em 20/09/2023, às 10:42:22 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 91621, Código CRC: 4f2490ea