Manifesta louvor às pessoas que especifica pelos trabalhos realizados no enfrentamento das violências contra Crianças e Adolescentes por meio do Sistema de Garantia de Direitos.
Manifesta louvor às pessoas que especifica pelos trabalhos realizados no enfrentamento das violências contra Crianças e Adolescentes por meio do Sistema de Garantia de Direitos.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares a manifestação de moção de louvor às pessoas que especifica na Justificação pelos trabalhos realizados no enfrentamento das violências contra Crianças e Adolescentes por meio do Sistema de Garantia de Direitos.
JUSTIFICAÇÃO
O Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente, em cada nível federativo, nos termos da Resolução CONANDA nº 113/2006. Integram o sistema, no eixo de defesa dos direitos humanos, os órgãos públicos mencionados no art. 7º da Resolução, a saber: “I - judiciais, especialmente as Varas da Infância e da Juventude e suas equipes multiprofissionais, as Varas Criminais especializadas, os Tribunais do Júri, as comissões judiciais de adoção, os Tribunais de Justiça, as Corregedorias Gerais de Justiça; II - público-ministeriais, especialmente as Promotorias de Justiça, os centros de apoio operacional, as Procuradorias de Justiça, as Procuradorias Gerais de Justiça, as Corregedorias Gerais do Ministério Publico; III - Defensorias Públicas, serviços de assessoramento jurídico e assistência judiciária; IV - Advocacia Geral da União e as Procuradorias Gerais dos Estados; V - Polícia Civil Judiciária, inclusive a Polícia Técnica; VI - Polícia Militar; VII - Conselhos Tutelares; e VIII - Ouvidorias.” No eixo de controle da efetivação de garantia de direitos, destacam-se os Conselhos dos direitos de crianças e adolescentes, que no Distrito Federal é estabelecido pela Lei nº 5.244/2013.
Mesmo com os avanços de compreensão e prática a respeito dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente a partir da vigência do Estatuto das Crianças e Adolescentes, a efetivação desses direitos é dependente da dedicação de ativistas e defensores de direitos humanos ciosos de seus deveres na promoção, além de profissionais comprometidos com a pauta.
Nesse sentido, com a presente Moção, busca-se hipotecar louvor às seguintes pessoas, em razão de seu trabalho à frente do Sistema de Garantia de Direitos, com o objetivo de proteger e garantir os direitos das Crianças e Adolescentes contra todas as forma de violência:
Adriane Barbosa de Brito Especialista Socioeducativo / Assistente Social, especialista em Gestão Pública com ênfase em Direito Administrativo. Atua no Centro desde 2019
Ana Paula Severino Especialista Socioeducativo/ Pedagoga. Já atuou na política de educação e na política de enfrentamento a violência contra a mulher. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2018.
Daniela Merendas Rangel Especialista Socioeducativo/ Psicóloga. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2021.
Karine Sara Costa Torres Especialista Socioeducativo/ Assistente Social. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2018.
Manuella Rodrigues Ewerton Santos Especialista Socioeducativo/ Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2016.
Marianna Yoshie dos Santos Arake Especialista Socioeducativo / Pedagoga, psicopedagoga e pós-graduanda em desenvolvimento infantil. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2023.
Nayara Ferreira Chianelli Especialista Socioeducativo/ Pedagoga, especialista em Gestão Pública com ênfase em Gestão Governamental. Atua no Centro 18 de Maio desde 2019.
Niselma da Soledade Caroba Especialista Socioeducativo, Psicóloga, especialista em abordagens da violência contra criança e adolescente, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude do CEAM/UNB. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2021.
Rafael Ayan Ferreira Especialista Socioeducativo/ Pedagogo. Graduado em Serviço Social e Mestrado em Educação. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2021.
Tatiana Farias Moreira Especialista Socioeducativo/ Psicóloga, especialista em gestão de pessoas e mestre em psicologia social, do trabalho e das organizações. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde outubro de 2018.
Thalita Faria M. do Carmo Especialista Socioeducativo/Psicóloga, pós graduada em psicanálise. Atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2018
Camilla Murta Itacaramby Técnico Administrativo, atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2018.
Brunna Mara de M. Caixeta Técnico Administrativo, Atua no Centro Itegrado 18 de Maio desde 2022.
Marco Aurélio de A. Silva Técnico Administrativo, Atua no Centro Itegrado 18 de Maio desde 2017.
Cláudia Maria Chaves Pacheco Técnico Administrativo, atua no Centro Integrado 18 de Maio desde 2018.
Thereza de Lamare F. Netto Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília, atuou como coordenadora do Centro Integrado 18 de Maio de junho de 2020 a maio de 2023.
Perla Ribeiro Cientista Política, entre 2015 a 2018 foi Subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal, atuando na implementação do Centro Integrado 18 de Maio.
Giuliana Hernandes Córes Psicóloga, atual Coordenadora Geral de Enfrentamento às violências do MDHC, atuou como Coordenadora do Centro Integrado 18 de Maio de 2016 a 2018.
Benedito Rodrigues dos Santos Antropólogo - Professor colaborador da Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude do CEAM/UnB
Reginaldo Torres Alves Júnior Psicólogo, Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Mestre em Psicologia, Doutor em Psicologia Clínica e Cultura, atual Supervisor do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e Adolescente em Situação de Violência Sexual do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Márcia Borba Assistente Social - Servidora do NJM/TJDFT
Natália Greidinger Carvalho Especialista Socioeducativo / Psicóloga. Atuo no Centro Integrado 18 de Maio até 2019.
Julyana Ananda Lima Batista Especialista Socioeducativo / Assistente Social. Especializada em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Atuou no Centro Integrado 18 de Maio até 2019.
Liz Elainne Mendes Promotora de Justiça dos Direitos Difusos da Infancia e Juventude, atua na garantia dos direitos de meninas e mulheres e no combate às discriminações.
Documento assinado eletronicamente por FABIO FELIX SILVEIRA - Matr. Nº 00146, Deputado(a) Distrital, em 20/06/2023, às 18:53:03 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
Documento assinado eletronicamente por PATRICIA CRISTINA BIAZAO MANZATO MOISES - Matr. Nº 23981, Analista Legislativo, em 21/06/2023, às 11:24:11 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site