(Da Sr.ª Deputada Jaqueline Silva)
Reconhece e apresenta Votos de Louvor à Senhora Mariza Stuani de Almeida Matsui, produtora rural do Distrito Federal, pelo excelente trabalho no campo e pelo destaque no 5º Prêmio Nacional de Mulheres do Agronegócio.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor à Produtora Rural, Sra. MARIZA STUANI DE ALMEIDA MATSUI, pela brilhante atuação, profissionalismo e comprometimento com o agronegócio no Distrito Federal e pelo destaque no 5º Prêmio Nacional de Mulheres do Agronegócio.
JUSTIFICAÇÃO
A presente proposição tem por objetivo homenagear a Sra. MARIZA STUANI DE ALMEIDA MATSUI , Produtora rural do Núcleo Rural Itapeti, no Paranoá, foi a única mulher do Distrito Federal a receber a segunda colocação no 5º Prêmio Mulheres do Agro. A premiação é uma parceria entre a Bayer e a Associação Brasileira do Agronegócio com o objetivo de valorizar o protagonismo da mulher no campo, reconhecer a contribuição feminina para a agropecuária brasileira, incentivar o trabalho da mulher rural e disseminar boas práticas agrícolas.
Neta e filha de produtores rurais de origem italiana, Mariza aprendeu a lida no campo desde cedo em Bandeirantes, no Paraná, para onde a família se instalou vinda de Assis (SP), onde nasceu. Em 1999, já casada com o produtor rural João Matsui e mãe de Lincoln, Lilian e Leonardo, mudou-se com a família para a atual propriedade, Fazenda Canadá, no Itapeti.
Por questões familiares, a produtora tomou a frente da produção rural familiar em 2012, quando decidiu cultivar milho doce, milho, milho semente e soja. O esposo faleceu em 2016 e, em seguida, a matriarca iniciou a plantação de tomate.
Aos 63 anos, Mariza Stuani de Almeida Matsui é um exemplo a ser seguido de mulher no agronegócio. Visionária nos negócios e atenciosa em cada detalhe de todo o processo produtivo da propriedade, a produtora entende a agricultura como um modo de vida, uma religião, e que é necessário acreditar que a luta diária vale a pena.
Como forma de reconhecer os produtores rurais comprometidos com a sustentabilidade e desenvolvimento econômico do DF, conclamo aos meus nobres pares a aprovarem a presente Moção de reconhecimento e em homenagem à estimada produtora rural que é motivo de orgulho para o Distrito Federal e por esta que a subscreve.
Sala das Sessões, em…
DEPUTADA JAQUELINE SILVA