Reconhece e apresenta votos de louvor ao Soldado WELLINGTON GOMES DE OLIVEIRA, da Polícia Militar do Distrito Federal, pelo ato de bravura praticado ao prender dois autores de roubo no conjunto F da QNM 1 na Ceilândia Centro, no dia 06 de fevereiro de 2022.
Reconhece e apresenta votos de louvor ao Soldado WELLINGTON GOMES DE OLIVEIRA, da Polícia Militar do Distrito Federal, pelo ato de bravura praticado ao prendeR dois autores de roubo no conjunto F da QNM 1 na Ceilândia Centro, no dia 06 de fevereiro de 2022.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e apresentar votos de louvor ao Soldado WELLINGTON GOMES DE OLIVEIRA, da Polícia Militar do Distrito Federal, matrícula nº 7359764, pelo ato de bravura praticado ao prender dois autores de roubo no conjunto F da QNM 1 na Ceilândia Centro, no dia 06 de fevereiro de 2022
JUSTIFICAÇÃO
O Policial Militar Soldado WELLINGTON GOMES DE OLIVEIRA, matrícula matrícula nº 7359764, lotado no 15º BPM - PMDF, estava em seu dia de folga, 06 de fevereiro de 2022, quando ao passar próximo ao Atacadão Dia-a-Dia, na Ceilândia-DF, ouviu pedidos de socorro de uma mulher que informou que havia acabado de ser assaltada, indicando o local para onde os autores teriam fugido.
O soldado WELLINGTON GOMES DE OLIVEIRA segui na direção indicada, no seu carro particular, e bem próximo, na QNN 1, Conjunto F, visualizou os indivíduos e efetuou a abordagem. A dupla foi reconhecida pelas vítimas e os bens roubados foram restituídos.
No momento da abordagem, ou seja, no ato de bravura, os dois sujeitos cada um portava uma faca, e confirmaram que há instantes haviam roubado mulheres.
Após o ato de bravura, já com a dupla detida, o militar solicitou o apoio de uma guarnição da PMDF que auxiliou na condução dos suspeitos até a delegacia de polícia - 15ª DP - PCDF, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
O fato ganhou repercussão, tendo sido noticiado na mídia local, conforme links e registros jornalísticos citados abaixo:
Com a conduta ímpar do militar, esta Casa Legislativa não poderia se furtar do dever de enaltecer e estimular condutas como a praticada, visto que o poder público tem um só norte, servir à sociedade.
Por todo o exposto, entendo que esta casa tem o dever de reconhecer esse brilhante profissional que cumpriu o juramento ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal: "Ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida".
Este parlamentar como Presidente da Comissão de Segurança e sendo oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor dos riscos, complexidade e importância que envolvem a profissão do servidor de segurança pública, bem como do comprometimento dos profissionais em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento do ato de bravura cometido pelo brilhante Policial Militar Soldado WELLINGTON GOMES DE OLIVEIRA.
Documento assinado eletronicamente por ROOSEVELT VILELA PIRES - Matr. Nº 00141, Deputado(a) Distrital, em 29/11/2022, às 11:55:57 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
Documento assinado eletronicamente por MANOEL ALVARO DA COSTA - Matr. Nº 15030, Secretário(a) Legislativo, em 01/12/2022, às 13:00:42 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site