(Autoria: Do Senhor Deputado Pastor Daniel de Castro)
Manifesta votos de louvor ao ASP OF ESP CARLOS EDUARDO DA CUNHA COELHO, com lotação no 6° BPM (Batalhão dos Poderes), ante o Ato de Bravura em sua atuação de combate a incêndio generalizado em um ônibus com 25 pessoas a bordo.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno desta Casa, o Deputado Pastor Daniel de Castro propõe aos nobres pares que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor ao ASP OF ESP CARLOS EDUARDO DA CUNHA COELHO, com lotação no 6° BPM (Batalhão dos Poderes), pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação, demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, quando realizou combate a incêndio iniciado em um ônibus na EPTG, no dia 01 de maio de 2023. Na ocasião, ele realizou o primeiro atendimento de contenção das chamas e efetuou a retirada dos ocupantes do veículo.
JUSTIFICAÇÃO
A presente proposição tem por objetivo reconhecer o Ato de Bravura e comprometimento do ASP OF ESP CARLOS EDUARDO DA CUNHA COELHO, demonstrados em sua atuação de combate a incêndio. Na ocasião, ele realizou a retirada das atletas e da comissão técnica do Polivalente, equipe de futebol feminino do Tocantins que ocupava o veículo.
O Aspirante a Oficial estava em deslocamento para o 6° BPM na MT 1497, por volta das 07h00, quando observou que havia extensa mancha de óleo na pista, momento em que visualizou o ônibus da empresa Mobibus parado e com muita fumaça preta saindo de seu motor.
Ao se aproximar do veículo, verificou que as pessoas ainda estavam embarcadas no ônibus. Embora estivesse pegando fogo, o Aspirante retirou todos os passageiros do interior do transporte, pois estavam presos e em pânico. Iniciou, ainda, o combate ao incêndio com o extintor do ônibus, o qual não foi suficiente para acabar com as chamas. Enquanto estava no interior do veículo, a fumaça preta e o fogo começaram a consumir os estofados e outros materiais. Diante desse contexto, ocorreu uma pequena explosão.
Posteriormente, o Aspirante acabou inalando boa parte da fumaça enquanto combatia o incêndio, o que ocasionou tontura, dor no peito e mal-estar.
Tem-se que foram retiradas cerca de 25 pessoas do interior do veículo. Com todos os integrantes do ônibus em local seguro, foi feito contato com o Bombeiro Militar e com o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) para as devidas providências.
Nesse contexto, a Câmara Legislativa reconhece a importância do serviço prestado por este profissional à população do Distrito Federal, sendo altamente justificável este voto de louvor, por Ato de Bravura por parte do ASP OF ESP CARLOS EDUARDO DA CUNHA COELHO.
Temos um compromisso com os bons serviços realizados por servidores do Distrito Federal e com o bem-estar de toda a população da capital federal, de maneira que não se descortina a esta Casa de Leis outra alternativa, a não ser manifestar nosso voto de louvor.
Posto isso, a presente moção tem por intuito prestar o devido reconhecimento perante a atuação desse policial militar que serviu com maestria e honra.
Ante o exposto, solicito o apoio dos nobres pares para aprovação desta Moção de Louvor.
Sala das Sessões, em .....
Pastor Daniel de castro
deputado distrital