(Do Senhor Deputado Martins Machado)
Manifesta votos de Louvor e homenageia Carmo Ferreira de Souza, pelos excelentes serviços prestados à população do Distrito Federal.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno desta Casa, o Deputado Martins Machado sugere manifestação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no sentido de conceder elogios a Carmo Ferreira de Souza, pelos excelentes serviços prestados à população do Distrito Federal.
JUSTIFICAÇÃO
A Revolução de 1930 foi um dos acontecimentos mais importantes do período republicano brasileiro, já que é encarado, consensualmente, como o “divisor de águas” entre a “República Velha” e o poder centralizador da “Era Vargas”, que teve início, exatamente, com o êxito da Revolução. E foi nesse cenário, na pequena e pacata cidade do interior de Minas Gerais por nome de Veadinho, hoje conhecida como INHAPIM, que em 19.10.1930 nasceu CARMO FERREIRA DE SOUSA, primeiro filho do casal JOÃO FERREIRA DE ASSIS e GERALDA FRANCISCA DE SOUZA.
CARMO FERREIRA DE SOUZA começou sua vida profissional ainda criança ajudando seu pai em serviços de lavoura, tendo pouco acesso à educação, aprendeu a ler e escrever com grande esforço pessoal, sendo autodidata, desenvolveu excelente caligrafia.
Em 1952 contraiu matrimônio com Alzira Maria de Souza e fixaram residência em Minas Gerais, onde nasceram cinco de seus oito filhos, a saber: Érico, Jota, Dalila, Dalva e Jobis.
Em 1956, sonhando com uma vida melhor, Carmo deixou sua família em Minas e mudou-se para Brasília, onde trabalhou como carpinteiro na edificação, ajudando na construção do Congresso Nacional e Senado Federal.
Uma vez aqui instalado, tratou logo de buscar sua família para Brasília fixando sua primeira moradia em Taguatinga Norte, na QND 51 lote 02.
De espírito empreendedor, logo que pôde, investiu suas economias na compra de um boteco local onde vendia pão, leite, carvão e querosene, com a colaboração e administração de sua esposa Alzira Maria de Souza.
Em Taguatinga o casal teve mais três filhos Isaac, Zaqueu e Josué e por opção deixou suas atividades de carpintaria para se dedicar ao comércio, inaugurando o Supermercado Monte Sinai.
Na época, para abastecer o supermercado, Carmo pedalava cerca de 10 a 12 horas em sua bicicleta de marca “cacique”, com o objetivo de fazer compras saindo de Taguatinga Norte em direção à Cidade Livre, hoje conhecida como Núcleo Bandeirante.
Com tanta dedicação e o esforço de sua esposa e filho primogênito ÉRICO, o supermercado Monte Sinai expandiu e chegou a inaugurar sete filiais, todas em Taguatinga Norte.
Atualmente CARMO FERREIRA DE SOUZA conta com 92 anos de idade BEM VIVIDOS, constituiu uma grande família composta por oito filhos, oito noras, dezenove netos e cinco bisnetos, além de colecionar uma história de amor, empreendedorismo, bom caráter, lutas, superação e sucesso, sendo grande EXEMPLO E MOTIVAÇÃO PARA TODOS QUE O CERCAM.
Em reconhecimento ao louvável trabalho desenvolvido ao Distrito Federal pelo senhor Carmo Ferreira de Souza, contamos com o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação dessa homenagem.
Sala das Sessões, / de 2023.
MARTINS MACHADO
Deputado Distrital- REPUBLICANOS