(Autoria: Deputado Leandro Grass)
Manifesta Moção de Louvor ao jornalista Gabriel Luiz e Silva Araújo pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal em razão de sua profissão.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Com fulcro no art. 144, do Regimento Interno, proponho aos nobres pares que esta Casa a apresentação de Moção de Louvor ao jornalista Gabriel Luiz e Silva Araújo pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal em razão de sua profissão.
JUSTIFICAÇÃO
Propõe-se a presente Moção de louvor para homenagear o Jornalista Gabriel Luiz e Silva Araújo, pelos relevantes trabalhos realizados e, especialmente, pelo jornalismo investigativo que realiza no cenário do Distrito Federal.
O jovem jornalista de apenas 29 anos de idade já apresenta uma posição de destaque no cenário do distrito Federal, em razão das diversas reportagens que faz. Com efeito, trata de pautas sensíveis para a população do Distrito Federal, como saúde pública, transportes e segurança.
A partir de reportagens de Gabriel é que os órgãos de controle puderam investigar, a fundo, situações irregulares que ocorreram no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES/DF), em razão dá má utilização de recursos públicos, na Secretaria de Estado de Saúde quanto a problemas na aquisição de testes rápidos.
Além disso, tratou de repasses do Executivo para o Sistema de Transporte e de diversos contratos de aluguel de prédios particulares, para órgãos públicos, entre outras.
Integrante do quadro de profissionais da Rede Globo, é formado em Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB), entrou na Globo como estagiário, e em 2017, passou a integrar os quadros de repórter do G1 DF, vindo posteriormente em 2019, migrar para a equipe do DF1, do qual hoje é editor.
Na última sexta feira Gabriel Luiz foi esfaqueado, por dois homens em um estacionamento próximo à residência dele. O jornalista foi ferido em vários locais, no pescoço, abdômen, tórax e perna, com 10 facadas.
Socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, ele foi levado para o Hospital de Base do DF esse submetido a várias cirurgias, com boa recuperação, que é o que se espera, de forma célere, para que esta Casa possa finalmente entregar a moção de louvor para parabenizar Gabriel pelo seu profissionalismo e coragem na apuração jornalística que vem promovendo, sem receio de descortinar quaisquer irregularidades no âmbito dos Poderes do DF.
Por todo o exposto, contamos com o apoio dos nobres pares na aprovação da presente Moção, Louvor ao jornalista Gabriel Luiz e Silva Araújo, pelos relevantes trabalhos realizados, e em especial pelo jornalismo investigativo que realiza no cenário do Distrito Federal.
Sala de Sessões, em
Deputado LEANDRO GRASS
Partido Verde