(Do Sr. Deputado João Cardoso)
Sugere ao Excelentíssimo Governador do Distrito Federal, nomear o Complexo Viário do Sudoeste com o nome de Complexo Viário Dom José Freire Falcão, no Distrito Federal.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, Sugere ao Excelentíssimo Governador do Distrito Federal, nomear o Complexo Viário do Sudoeste com o nome Complexo Viário Dom José Freire Falcão.
JUSTIFICAÇÃO
José Freire Falcão nasceu em Ereré, no município de Pereiro (CE), em 23 de outubro de 1925, filho de Otávio Freire de Andrade e de Maria Falcão Freire.
Em 1938 ingressou no seminário da Prainha, em Fortaleza, ordenando-se padre na cidade de Limoeiro do Norte (CE), em 1949.
Em 1967, tornou-se bispo-coadjutor de Limoeiro do Norte, desempenhando as funções de assistente de movimentos de Ação Católica e assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na área litúrgica.
Em 1972 foi nomeado arcebispo de Teresina.
No mês de março de 1984, dom José Falcão foi transferido para Brasília pelo papa João Paulo II, substituindo dom José Newton, que se aposentara.
Em maio de 1988 foi criado cardeal pelo Papa João Paulo II. Sua posse como cardeal foi formalizada no dia 28 de junho de 1988, quando recebeu o barrete cardinalício.
Em 2004, dom José Freire Falcão atingiu os 75 anos, deixando o comando da arquidiocese de Brasília, onde foi substituído por dom João Brás de Aviz, passando a ser arcebispo emérito da arquidiocese.
A paróquia São Pio de Pietrelcina no Setor Sudoete foi criada pelo cardeal Dom José Freire Falcão, no dia 10 de março de 2001. Anteriormente, o templo já construído fazia parte da paróquia Santa Terezinha, no Cruzeiro, e tinha como padroeiro São Luís Guanella.
Foi devido a uma graça pessoal recebida pela intercessão de São Pio de Pietrelcina que Dom Falcão quis dedicar-lhe uma paróquia em Brasília. Ainda não tendo sido canonizado, o cardeal precisou pedir permissão à Congregação do Culto Divino para dedicar ao beato Padre Pio uma paróquia em sua arquidiocese, recebendo a resposta positiva e a permissão de celebrar já então sua memória litúrgica em toda a arquidiocese.
Dom José Freire Falcão faleceu no dia 26 de setembro de 2021 devido a complicações da Covid-19, ano em que o cardeal completaria 96 anos.
Sala das Sessões, ...
DEPUTADO JOÃO CARDOSO