Autoria: Deputado HERMETO
Reconhece e apresenta Votos de Louvor ao Policial Militar do Batalhão de Polícia Militar Ambienta/PMDF: 3º SGT QPPMC- Gabriel Costa Oliveira, Mat. 214.933/8, pelo comprometimento com a vida e profissionalismo demonstrados em 'ATO DE BRAVURA', que resgatou uma idosa, durante combate a incêndio em seu apartamento, localizado na quadra 404, bloco E. fato ocorrido dia 25/05/2021, na Asa Sul – Brasília/DF. Conforme Ocorrência Gênesis nº77482/2021.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL:
Com fundamento no artigo 144 do Regimento Interno, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor ao PM: 3º SGT QPPMC- Gabriel Costa Oliveira, Matrícula - 214.933/8, pelo comprometimento com a vida e profissionalismo, demonstrados em 'ATO DE BRAVURA' quando em seu momento de folga, salvou sua vizinha, idosa de 71 anos de incêndio em seu apartamento na Asa Sul.
J U S T I F I C A Ç Ã O
A presente proposição tem por objetivo homenagear o Policial Militar em questão, pela brilhante atuação no salvamento da Sra. Delizelh de Souza da Cunha, do incêndio no interior do seu apartamento, O militar, que é vizinho da mulher, descansava em casa, na companhia da sua esposa, quando ouviram gritos de desespero pedindo socorro.
Ao olhar pela janela percebeu muita fumaça saindo de um apartamento vizinho, no mesmo andar que mora, 2° (segundo andar), percebeu assim que se tratava de um incêndio. Ao abrir a porta de casa e ir para o corredor do andar, este já estava tomado pela fumaça. Foi quando pediu à esposa que ligasse para o CBMDF, e deslocou-se ao apartamento 217 que estava pegando fogo.
No interior do apartamento a Sra. Delizelh, proprietária do imóvel, tentava retirar seus pertences do incêndio. Momento em que o Sargento retirou a idosa e pediu que não ficasse ali. Utilizando o extintor de incêndio do prédio iniciou o combate ao fogo, porém devido à grande quantidade de fumaça não conseguia enxergar direito. Ao conseguir chegar mais perto do fogo, o extintor não possuía mais carga, então, o militar foi até o terceiro andar e buscou outro extintor. Ele e o porteiro do prédio conseguiram conter as chamas. O policial feriu os pés e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. A dona do apartamento também apresentou queimaduras no rosto, cabelo e nas mãos.
O fogo não se propagou para as demais dependências da unidade nem para outros apartamentos vizinhos. De acordo com o CBMDF, parte da mobília da cozinha e alguns eletrodomésticos foram perdidos. Os bombeiros realizaram resfriamento e ventilação do ambiente para evitar possíveis novos focos e retirar o excesso de fumaça do interior do edifício. A idosa foi atendida e avaliada pela equipe, não sendo necessário transporte ao hospital.
Ademais, a boa Ficha de Assentamentos e o trabalho de excelência realizado todos os dias por esse nobre policial militar, por si só, seria o bastante para a homenagem que se pretende prestar. Porém, esse Militar, em ato de bravura, se mostrou como verdadeiro herói salvando a vida da vida dessa senhora.
Diante do exposto, venho enaltecer a ação imediata e brilhante deste policial que representa uma corporação de policiais honrados, dignos, que se dedicam inteiramente ao serviço policial militar que deixam todos os dias suas famílias e seus lares para defenderem a nossa sociedade, muitas vezes com o risco de suas próprias vidas. Conclamo aos meus nobres pares a aprovarem a presente proposição, confirmando nobreza da atuação desse policial que serve com maestria e honra o serviço policial militar.
DEPUTADO HERMETO
LÍDER DE GOVERNO - MDB/DF