Com serviços gratuitos, Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa começa nesta terça (7)
Com serviços gratuitos, Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa começa nesta terça (7)
Programação continua até quinta-feira (9), na Câmara Legislativa do Distrito Federal
Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

O evento é promovido pela Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da CLDF
A Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa começou nesta terça-feira (7), com um público animado que cantou e dançou com música ao vivo. Eles também aproveitaram serviços gratuitos como cortes de cabelo e outros serviços de beleza; emissão de carteira de identidade; atendimentos de saúde, com consultas básicas, vacinação e testes rápidos; orientação jurídica e sobre programas habitacionais; emissão do cartão sênior para transporte público; exercícios físicos; oficinas gastronômicas, entre outras atividades.
O evento segue na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) até quinta-feira (9), das 9h às 17h. A Semana é uma iniciativa da Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da CLDF. “Nós queremos fazer com que a capital federal do Brasil seja a capital do respeito às pessoas idosas. O idoso é um ser humano que merece respeito, e esse respeito passa pelo reconhecimento dos direitos que essa população tem”, disse o procurador especial do Idoso, deputado Chico Vigilante (PT), durante a abertura da Semana.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), também prestigiou o evento. “Envelhecer é uma dádiva de Deus, porque só envelhece quem está vivo, principalmente envelhecer com respeito, pois é o que a gente precisa ter com os nossos idosos”, afirmou.
O envelhecimento saudável foi destacado pela coordenadora de atenção secundária e integração de serviços da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Juliana Soares. “Precisamos parar de tratar doença e começar a promover saúde”, defendeu. Ela anunciou que em breve será lançada uma política distrital que reconhece a necessidade de o DF ter ambulatórios especializados na saúde do idoso, com equipes multiprofissionais.

A Semana é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Social do Comércio (SESC); a Defensoria Pública (DPDF); a Polícia Civil (PCDF); o BRB Mobilidade; a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB); a Secretaria de Saúde (SES-DF); a Subsecretaria de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF); a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB) e do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB).
Ana Teresa Malta - Agência CLDF