(Autoria: Thiago Manzoni)
Requer a realização da Sessão Solene em comemoração aos 65 anos da cidade de Taguatinga, a realizar-se no dia 06 de junho de 2023, às 19 horas, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Requeiro nos termos dos artigos 99, 124 e 145, V, do Regimento Interno desta Casa, a realização da Sessão Solene em comemoração aos 65 anos da cidade de Taguatinga, a realizar-se no dia 06 de junho de 2023, às 19 horas, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
JUSTIFICATIVA
Entre as 3 maiores cidades do Distrito Federal e localizada a apenas 19 quilômetros do Plano Piloto, a cidade de Taguatinga foi fundada em 5 de junho de 1958 em terras do município de Luziânia – Goiás, na Fazenda Taguatinga, a oeste de Brasília.
A denominação Taguatinga adveio de uma fazenda de mesmo nome, localizada na região hoje ocupada pela cidade de Taguatinga. Em um primeiro momento, o termo “Tauá + Tinga”, do tupi-guarani, foi traduzido equivocadamente para Ave Branca, o que justifica o fato de nomes de instituições e empresas referência à “Ave Branca”. Posteriormente, tese lingüística do poeta Antônio Garcia Muralha revelou que Taguatinga de “Ta’Wa’Tiga”, significa “barro branco”, ocorrência geológica que se verifica na região, e que “Ave Branca” vem de “Uirá-Tiga”.
Em 1970, o governador Hélio Prates da Silveira, por meio do Decreto 571/70, reconheceu oficialmente Taguatinga como cidade.
Taguatinga, no início chamada de Vila Sarah Kubitschek, é uma cidade que tem importante papel no desenvolvimento do Distrito Federal e na cidade de Brasília. A cidade nasce e cresce exponencialmente com a chegada de diversos migrantes das mais variadas regiões do Brasil, que viram na construção de Brasília uma nova oportunidade de vida.
A partir deste grande movimento, com o crescimento rápido e desenfreado, o número de pessoas se excedeu, extrapolando os limites da região central do plano piloto, acarretando constantes invasões que se aglomeravam ao redor de Brasília, formando comércios locais e conjuntos habitacionais de grande extensão, como Taguatinga, que faziam a ligação de Brasília com outras cidades e estados.
Taguatinga destaca-se pela sua atividade comercial, pólo de grandes centros de produção, como as grandes indústrias localizadas no Setor Industrial e na CSQ, o pólo de confecções da cidade que fica na feira dos goianos, e a produção agrícola e agropecuária.
O relógio da praça central, o taguaparque, a praça do DI, o Estádio Elmo Serejo Farias - Serejão, o Centro Cultural Sesi, são símbolos da magnitude da cidade de Taguatinga no mapa do Distrito Federal e para a sua população.
Em face da importância desta data comemorativa, conclamo o apoio dos nobres pares para aprovação do Requerimento em questão.
Sala das Sessões, em de março de 2023.
THIAGO MANZONI
Deputado Distrital