logo em conteudo web

Voltar para CLDF

Publicador de Conteúdos e Mídias

2018 - Lançamento do sistema E-Democracia

Publicado em 08/10/2021 17h01

Foto: Arquivo da CLDF

Servidor do Laboratório Hacker de Inovação (LabHinova) da CLDF observa a tela do e-Democracia

Servidor do Laboratório Hacker de Inovação (LabHinova) da CLDF observa a tela do e-Democracia

A CLDF lança o e-Democracia, para facilitar a compreensão dos trabalhos legislativos e promover maior sintonia entre a sociedade e seus representantes. Em notícia vinculada em seu site, no dia 13 de abril de 2018, a Casa explica a importância do e-Democracia, no contexto da celebração do aniversário de 58 anos de Brasília:

A Câmara Legislativa celebrará os 58 anos de inauguração de Brasília oferecendo à população do Distrito Federal duas ferramentas destinadas a facilitar a compreensão dos trabalhos legislativos e promover maior sintonia entre a sociedade e seus representantes. Nesta terça-feira (17), às 10 horas, no Plenário da CLDF, serão lançados a Plataforma e-Democracia e o Portal de Dados Abertos.

A plataforma e-Democracia é um mecanismo múltiplo de participação, composto de diversas modalidades de interação, que podem ser utilizadas segundo o interesse, habilidade e motivação de cada cidadão. A plataforma é composta pelos módulos Wikilegis, Audiências Públicas e Expressão.

Desenvolvida em parceria com a Câmara dos Deputados e com o Programa Interlegis do Senado Federal, a plataforma e-Democracia da CLDF é o primeiro resultado de um esforço de abertura transparente e participativa de casas legislativas no Brasil e que configura o movimento chamado de Parlamento Aberto.

Alinhado com inciativa internacional que pretende incentivar práticas relacionadas à transparência dos governos, o conceito de Parlamento Aberto defende maior interação entre cidadãos e legislativos, acesso à informação pública, prestação de contas, participação do cidadão no trabalho legislativo e no controle social para a garantia da ética e da probidade no exercício da atividade parlamentar.

Mais sobre a década