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2003 - Inclusão digital nas escolas da Rede Pública de Ensino

Publicado em 08/10/2021 16h30

Foto: Carlos Gandra/Arquivo CLDF

Colégio Gisno foi um dos precursores da inclusão digital nas escolas do DF

Colégio Gisno foi um dos precursores da inclusão digital nas escolas do DF

No início do século XXI, a popularização das redes digitais de informação e comunicação começou a impactar de forma profunda o funcionamento da sociedade. A Educação, uma das áreas mais afetadas por essa nova realidade, recebeu atenção especial da CLDF, que identificou alguns desafios impostos pelas novas tecnologias e, mediante o  Projeto de Lei n° 55/2003, propôs a criação do Programa Escola Digital Integrada: 

Busca esta proposição assegurar a inclusão digital das escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, integrando-as umas às outras e ao mundo por meio de uma rede de computadores conectados à Internet que serão instalados em cada uma delas, servindo aos seus alunos e professores e possibilitando-lhes uma maior abertura no horizonte do saber, da educação e da cultura.

Este projeto é fruto de uma feliz experiência levada à cabo recentemente no Gisno, escola pública brasiliense que foi pioneira num programa de inclusão digital do qual participaram a UnB, a Brasil Telecom, o site educacional Clickideia, a Samurai e a Siemens, que disponibilizaram 30 terminais para atender aos 2.780 alunos da escola. (Excerto da justificativa do PL 55/2003).

Após a aprovação na CLDF, o PL deu origem à Lei n° 3.275/2003, que estruturou o Escola Digital Integrada como um programa social capaz de incluir as escolas públicas na rede mundial de computadores, de oferecer a alunos e professores alternativas de pesquisa e acesso a outras culturas e, por fim, de viabilizar a participação da comunidade escolar em videoconferências e outros eventos acessíveis com as tecnologias associadas à internet.

A lei também estabeleceu que o projeto de inclusão digital deveria prever  investimentos que possibilitassem a instalação, gestão e manutenção de soluções educativas mediadas por computador, o uso de softwares e conteúdos pedagógicos adequados e a conexão de alta velocidade com a internet.  

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