(Autoria: Deputado Leandro Grass)
Requer informações ao Instituto Brasília Ambiental acerca da obra do viaduto na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), entre o Sudoeste (RA XXII) e o Parque da Cidade.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com amparo nos art. 60, XXXIII, da Lei Orgânica do Distrito Federal combinado com o art. 15, inciso III, art. 39, § 2º inciso XII e art. 40 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do DF, requeiro a Vossa Excelência, ouvida a Mesa Diretora, sejam solicitadas as seguintes informações ao Instituto Brasília Ambiental:
a) Com a obra do viaduto na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) entre o Sudoeste (RA XXII) e o Parque da Cidade, mais de 700 (setecentas) árvores estão marcadas para serem derrubadas no Parque da Cidade. Nesse contexto, há licenciamento para derrubada dessas árvores?
b) Ademais, foi realizado o Estudo de Impacto de Vizinhança para realização da obra?
c) Foi realizada alguma audiência pública em que a comunidade local tenha participado de forma ativa, tendo os seus questionamentos efetivamente respondidos?
d) O projeto do viaduto se adequa à Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal?
JUSTIFICAÇÃO
O presente requerimento tem por escopo obter informações atinentes à obra do viaduto na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) entre o Sudoeste (RA XXII) e o Parque da Cidade, sobretudo acerca das mais de 700 (setecentas) árvores a serem derrubadas no Parque da Cidade na realização da obra.
Sendo assim, é importante que os esclarecimentos sejam prestados, para fins de fiscalização pelo Parlamento. Com efeito, a obra é de grande vulto e o quantitativo de árvores marcadas para derrubada é enorme. Contudo, como tem sido a praxe do governo, os projetos carecem de transparência, inexistindo, de forma fácil e acessível, um repositório de informações, que contenham aspectos mínimos, como licenciamento, projeto básico.
Ademais, diante da relevância da obra e sobretudo em razão dos seus impactos, é mister que a comunidade local participe das questões, para que não apenas seja consultada, mas que a sua opinião seja efetivamente considerada.
Do exposto, rogo aos pares a aprovação da presente proposição.
Sala de Sessões, em .
DEPUTADO LEANDRO GRASS
REDE Sustentabilidade