(Autoria: Deputado Eduardo Pedrosa)
Manifesta votos de louvor e parabeniza os policiais penais Willian Carlos de Alencar, Fábio Rodrigues Ávila, Felipe Farias Carneiro da Mota e Edison de Sousa Leão pelo ato de bravura, profissionalismo e dedicação exemplar demonstrados na captura de um foragido, ocorrida em 11 de março de 2025, no Gama, Distrito Federal.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Com fundamento no art. 141, do Regimento Interno desta Casa, solicitamos a manifestação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, mediante a aprovação desta proposição, para manifestar votos de louvor e parabenizar os policiais penais Willian Carlos de Alencar (Mat. 178682-2), Fábio Rodrigues Ávila (mat. 197095-X), Felipe Farias Carneiro da Mota (mat. 1689205-4) e Edison de Sousa Leão (1686138-8) pelo ato de bravura, profissionalismo e dedicação exemplar demonstrados na captura de um foragido, ocorrida em 11 de março de 2025, no Gama, Distrito Federal.
JUSTIFICAÇÃO
A concessão desta Moção aos policiais penais Willian Carlos de Alencar, Fábio Rodrigues Ávila, Felipe Farias Carneiro da Mota e Edison de Sousa Leão é um reconhecimento ao excepcional trabalho desempenhado na recaptura do foragido Vinícius Neres Ribeiro, ocorrida em 11 de março de 2025, no Gama, Distrito Federal.
Condenado pelo feminicídio da estudante Louise Maria da Silva Ribeiro, crime que completou nove anos na véspera de sua captura, Vinícius Neres Ribeiro encontrava-se foragido havia quatro dias. A operação conduzida pelos policiais penais revelou não apenas competência técnica e dedicação inabalável, mas também um elevado senso de responsabilidade na garantia da segurança pública.
O trabalho de inteligência da Polícia Penal do Distrito Federal foi fundamental para localizar o criminoso, que representava uma ameaça iminente, tendo sido encontrado nas proximidades da residência de sua ex-namorada, onde chegou a entrar de posse de uma cópia da chave e abriu o registro de gás do imóvel. Ao ser abordado pelos policiais, o foragido tentou fugir e descartou uma mochila contendo objetos suspeitos, incluindo uma mecha de cabelo, facas, abraçadeiras, alicate, lanterna, serras e um frasco de lubrificante íntimo, indícios claros de que poderia estar planejando um novo crime.
A pronta resposta e atuação técnica dos policiais penais garantiram a recaptura do indivíduo antes que qualquer nova tragédia ocorresse, reforçando a importância e o compromisso da corporação com a proteção da sociedade. Diante da bravura, profissionalismo e dedicação exemplar demonstrados nessa operação, a concessão desta Moção é uma justa homenagem a esses servidores que honram a segurança pública do Distrito Federal.
Sala das Sessões,
EDUARDO PEDROSA
Deputado Distrital