(Autoria: Deputada Arlete Sampaio )
Sugere ao Governador do Distrito Federal a construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III - CAPS AD Tipo III em Samambaia.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, sugere ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, por intermédio da Secretaria de Saúde, a construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III - CAPS AD Tipo III em Samambaia
JUSTIFICAÇÃO
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III realiza atendimento diário à população que apresentam transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.
É um serviço de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar. Possui leitos de acolhimento integral, com a finalidade de cuidado, como por exemplo para desintoxicações e outras condições clínicas leves a moderadas, que necessitam de intervenções médicas e de enfermagem, além de condições psicossociais agudas que necessitem de intervenções breve da equipe multidisciplinar.
O serviço também conta com atendimentos individuais e grupos terapêuticos, nos quais os pacientes são convidados a participar de acordo com o objetivo pretendido no tratamento, de forma a ser estratégico para sua ressocialização e melhora da qualidade de vida, levando em conta também as suas aptidões pessoais.
As etapas do atendimento vão desde o Acolhimento, Atendimento individual (médico e/ou especialistas), Projeto Terapêutico Singular, Grupos e Oficinas terapêuticos e Internação. O acolhimento funciona em regime de porta aberta e não há lista de espera para esse atendimento.
Apesar do excelente serviço de saúde oferecido a comunidade por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, o CAPS está passando por um grave problema tendo em vista que ocupa um prédio alugado, foi solicitado despejo, e corre o risco de ser realocado para outro imóvel alugado em Taguatinga.
Esta mudança de endereço apresenta dois problemas: primeiro o fato de continuar em imóvel alugado, que terá gastos para sua instalação e a qualquer momento poderá ser preciso ter outra mudança e segundo a distância para os pacientes se locomoverem principalmente neste momento de crise econômica, na qual as famílias não possuem estrutura financeira para fazer deslocamentos.
Considerando as questões apresentadas acima é que solicito ao Governador do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde do DF, providências imediatas no sentido de dar início a construção do CAPS AD Tipo III de Samambaia, oferecendo a comunidade uma estrutura física digna para se realizar o atendimento em Saúde Mental.
Por todo o exposto, em face da importância e da urgência do tema conclamo a adesão dos nobres pares para a aprovação do presente requerimento.
Sala das Sessões, em 2021
arlete sampaio
Deputada Distrital