Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara inicia comemorações do Dia Internacional da Mulher

Publicado em 05/03/2013 11h29

A Câmara Legislativa do Distrito Federal inicia na tarde desta quarta-feira (6) as comemorações do Dia Internacional da Mulher. O presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT), interromperá a sessão ordinária, com início previsto para as 15h, por alguns minutos para realizar um ato solene de abertura das celebrações da data. As deputadas serão convidadas a compor a Mesa diretora da sessão durante o ato. Durante todo o mês de março, estão previstas várias atividades para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulhe (8 de março) na Casa.

Na quinta-feira (7), haverá a apresentação da palestra "A mulher no século XXI", no auditório, às 9h30, com a psicóloga Adriana Fittipaldi. A atividade terá continuidade com apresentção do Coral da CLDF e estandes de saúde no hall do auditório.

A Câmara também realizará uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na próxima sexta-feira (8), às 10h, no Plenário, por iniciativa da deputada Liliane Roriz (PSD). Durante a sessão será feita uma homenagem a mulheres do DF que exercem profissões consideradas masculinas. No mesmo dia, às 9h, haverá uma caminhada no centro e na feira da Ceilândia, organizada pelo gabinete da deputada Luzia de Paula (PEN). 

Ainda na sexta-feira, às 19h, acontecerá uma audiência pública para debater "políticas públicas que promovam a autonomia das mulheres", seguida de homenagem às mulheres do projeto Mulheres Dando as Cartas e às catadoras da Estrutural. A atividade será promovida pelo gabinete da deputada Arlete Sampaio (PT).

A programação do mês da mulher ainda prevê a realização de esforço para votação de projetos relacionados com a temática feminina, mostra de filmes sobre mulheres e mostra de talentos das servidores da Câmara.
 

História - A proposta de um dia para comemorar a luta das mulheres surgiu em 1910, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague (Dinamarca), organizada por Clara Zétkin e Rosa de Luxemburgo. Na Rússia, em 1917, no dia 8 de março as mulheres saíram às ruas para protestar contra a fome, a opressão e a guerra e com esse gesto foram o estopim que deu início à Revolução Russa de 1917. 

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado, anualmente, em todos os países.

 

 

Mais notícias sobre