(Do Sr. Deputado Fábio Felix)
Requer informações à Secretaria de Turismo do Distrito Federal a respeito do turismo LGBT no Distrito Federal.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Requeiro, nos termos do art. 40 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, as seguintes informações relativas ao turismo LGBT no Distrito Federal:
- Qual o quantitativo de turistas que compareceram à última Parada LGBT de Brasília e à última Festa da Lili?
- Qual o impacto econômico estimado envolvendo esses eventos?
- Em geral, qual o impacto econômico gerado pelo turismo e comércio voltado para as LGBT?
- Além da elaboração do Guia “Brasília Rota da Diversidade” que outros incentivos e políticas públicas têm sido elaborados para fomentar e incentivar o turismo LGBT na capital?
JUSTIFICAÇÃO
O turismo voltado para para o público LGBT movimenta milhares de pessoas todos os anos pelo Brasil. Segundo a consultoria Out Now, os brasileiros gastaram em torno de 26 bilhões de dólares com o turismo LGBT em 2018, apesar da escassez de empresas que prestam esse tipo de serviço. A falta de projetos turísticos também é uma das causas pelas quais esse número não é ainda maior no Brasil. [1]
Em Brasília, diversos estabelecimentos, hotéis, restaurantes e clubes noturnos estão preparados para atender as necessidades dessa comunidade, que envolve a criação de espaços livres da intolerância e do preconceito lamentavelmente ainda presentes na sociedade. São espaços culturalmente ricos e cheios de entretenimento, como os que foram compilados pelo Guia “Brasília Rota da Diversidade”, elaborado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, em parceria com a Secretaria de turismo. Ainda que se trate de um excelente guia para compilar as experiências de lazer e entretenimento LGBT na capital, carece de atualizações constantes e de outras políticas complementares para fomentar o turismo e o lazer LGBT no DF. [2] [3]
Ainda, a pandemia da COVID-19 trouxe enorme prejuízo para o turismo e o comércio em geral, o que impactou diretamente no turismo LGBT. Os últimos três anos têm sido de restruturação econômica para esse setor, tendo em vista as dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas nesse período turbulento. Isso reforça a necessidade de atenção por parte da Secretaria de Turismo do DF no sentido da formulação de políticas voltadas para o fomento desse setor que movimenta bilhões de reais todos os anos.
Assim, tendo em vista os recentes eventos voltados para o público LGBT nesta capital, que geraram significativo impacto econômico, aquecendo o mercado turístico no DF, requeremos à Secretaria de Turismo do DF os dados mais sensíveis em relação ao tema, que podem ser utilizados para a formulação de políticas e incentivos ao turismo da diversidade.
_________________________________________________________________________________________________
Referências:
[1] https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/turismo/turismo-lgbtq-como-brasilia-hospeda-a-diversidade
[2] https://agenciabrasilia.df.gov.br/2021/08/13/df-tera-roteiro-com-opcoes-dirigidas-ao-publico-lgbtqia/
[3] https://www.turismo.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2022/03/Rota-LGBT-V10.pdf
Sala das Sessões, em …
Deputado FÁBIO FELIX
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 4º Andar, Gab 24 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8242
www.cl.df.gov.br - dep.fabiofelix@cl.df.gov.br