(Autoria: Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle)
Requer auditoria ao Tribunal de Contas do Distrito Federal acerca dos investimentos realizados pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do artigo 78, V, da Lei Orgânica do Distrito Federal, c/c art. 39, X, 56, IX e 69-C, I, j, todos do Regimento Interno desta Casa de Leis, e:
Considerando o art. 38, inciso I, da Lei Complementar nº 1/94;
Considerando o art. 232, do Regimento Interno do Tribunal de Contas do Distrito Federal;
Esta Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle requer a realização de auditoria, por parte do Tribunal de Contas do Distrito Federal, acerca dos investimentos realizados pelo IPREV.
JUSTIFICAÇÃO
Conforme aduz o artigo 85, do Regimento Interno da CLDF, as comissões poderão reunir-se em audiência pública, para esclarecer assunto específico de intresse público atinente a sua competência.
Assim, foi realizada, em 26 de maio de 2023, Audiência Pública com o IPREV/DF para apresentação dos investimentos realizados e esclarecimentos quanto à operação Imprevidentes, deflagrada no dia 09 de fevereiro do corrente ano.
Na referida Audiência, foram apontados pontos que os deputados membros desta Comissão entendem ser merecedores de averiguação e detalhamento, tais como:
- Recorrente baixo rendimento dos fundos administrados pelo IPREV/DF, como, por exemplo, o rendimento nominal de 0,30% do Fundo Solidário Garantidor em 2022 (slide 18 da apresentação realizada);
- Como é realizado o processo de credenciamento dos fundos junto ao IPREV/DF;
- Como é realizado o processo de escolha dos fundos em que serão aplicados os recursos do IPREV/DF;
- Estratégia utilizada na política de investimentos, considerando-se o baixo rendimento histórico da carteira do IPREV/DF;
Nesse sentido, por se tratar a previdência de direito social previsto na Constituição Federal de 1988 e considerada sua elevada importância na vida dos servidores públicos, bem como considerando o elevado montante de recursos administrados pelo IPREV/DF, esta Comissão entende ser relevante a atuação do TCDF, visando-se resguardar os princípios da legalidade, eficiência, eficácia, efetividade e, sobretudo, do interesse público.
Sala das Sessões, em
DEPUTADA PAULA BELMONTE
Presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle
DEPUTADO RICARDO VALE
Vice-Presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle
DEPUTADO ROBÉRIO NEGREIROS
Membro da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle
DEPUTADA DAYSE AMARILIO
Membro da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle
DEPUTADO MAX MACIEL
Membro da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle