(Do Sr. Deputado Gabriel Magno)
Dá nova denominação ao Teatro de Arena do Cave.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1º O Teatro de Arena do Cave, localizado na Área Especial do Cave, QE 23 – Guará II , Brasília/DF, passa a ser denominado Teatro de Arena Ricardo Retz.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
JUSTIFICAÇÃO
O Projeto de Lei visa alterar o nome do Teatro de Arena do Cave para “Teatro de Arena Ricardo Retz”.
A medida atende a anseio da comunidade, que identifica Luíz Ricardo Botelho de Souza, conhecido como Ricardo Retz, como um personagem importante da vida cultural do Guará.
Luíz Ricardo Botelho de Sousa nasceu e foi criado em Brasília/DF, mais especificamente no Guará. Nos anos 90, ao encontrar muitos discos nas lixeiras, teve a ideia de colecionar o material e resgatar a cultura. Foi assim, recolhendo peças descartadas pelas ruas, ou até mesmo batendo de porta em porta, que o acervo foi sendo montado.
Além de colecionar, Ricardo Retz foi produtor e DJ desde os anos 90, movimentando o cenário da música através de encontros de colecionadores de discos de vinil, apresentação de bandas em vários locais e na produção de grandes bandas de Brasília.
Ricardo Retz era tão apaixonado pelo que fazia que, mesmo tendo sofrido um acidente que o deixou paraplégico, nunca deixou de fazer de estar sempre produzindo cultura, inclusive em lugares que muitas vezem não tinham nenhuma acessibilidade.
Alguns projetos se destacaram, como “Temos Nosso Próprio Tempo”, que foi uma exposição de objetos e discos sobre a história do Rock de Brasília, e “Clube na Nossa Esquina”, que foi um projeto de circulação de música autoral nas esquinas de Brasília, ambos tendo sido patrocinados pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e com grande repercussão.
Foi também organizador e produtor musical em cinco edições da Passeata Anual do Raul Seixas em Brasília (2015/2019), além de locutor e apresentador do Programa "Bandalheiras", DJ do Piratas Disco Clube, bem como produtor da Feira de Incentivo da Cultura e Arte – FICA (2019).
No dia 21 de abril de 2021, Ricardo Retz faleceu, deixando um legado cultural que jamais será esquecido pelos moradores do Guará e do Distrito Federal.
Diante do exposto, atendidos os requisitos previstos no art. 2º, inciso I, alíneas “a” e “b”’, da Lei nº 4.052, de 10 de dezembro de 2007, rogo aos pares a aprovação da presente proposição, a fim de que esta Casa de Leis preste a devida homenagem a Ricardo Retz.
Sala das Sessões, na data da assinatura.
Deputado GABRIEL MAGNO