Parabeniza e apresenta votos de louvor aos militares do Corpo de Fuzileiros Navais relacionados, pelos relevantes serviços prestados à nação e à sociedade.
Parabeniza e apresenta votos de louvor aos militares do Corpo de Fuzileiros Navais relacionados, pelos relevantes serviços prestados à nação e à sociedade.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares a moção de louvor aos miliares do Corpo de Fuzileiros Navais relacionados, pelos relevantes serviços prestados à nação e à sociedade.
1
Vice. Almirante (FN) Alexandre Vasconcelos Tonini
2
CMG (FN) Marcus Vinícius Santos Ramos Braga
3
CC (FN) Fábio de Sousa Borges
4
Veterano JUVELINO BATISTA DE GODOY
5
Veterano PABLO GOMES DA SILVA
6
Veterano ALEX SANDRO LOPES DE ASSIS
7
Veterano CLAUDIO SANTOS
8
Veterano MARCO ANTÔNIO DA SILVA CEZÁRIO
9
Veterano LUCAS MARCELINO PEREIRA
10
Veterano EDINALDO FRANCISCO DOS SANTOS
11
SO-FN-MU Antônio Cláudio Felipe Santana
12
SO-FN-MU Herik Coutinho de Oliveira Gomes
13
2 SG-FN-EF MAGNO PIRES CUNHA
14
3°SG-FN-MU Widisley Gutemberg Barbosa da Silva
15
3°SG-FN-MU Jean dos Santos Bezerra Dantas
16
2°SG-FN-MU Thalles Rodrigues Samuel
17
2°SG-FN-MU Elon Silveira Duarte
18
3° SG-FN-MU Raquel Hellen da Silva de Farias
19
SD-FN DAVI SARAIVA SOUSA
20
1 SG AR CARLOS Alexandre Ferreira de OLIVEIRA
JUSTIFICAÇÃO
A origem do Corpo de Fuzileiros Navais foi a Brigada Real da Marinha, que aportou no Rio de Janeiro no dia 7 de março de 1808, acompanhando a Família Real Portuguesa que transmigrava para o Brasil. O batismo de fogo dos Fuzileiros Navais ocorreu na expedição à Guiana Francesa (1808/1809), com a tomada de Caiena, cooperando ativamente nos combates travados até a vitória, garantindo para o Brasil o atual estado do Amapá.
Nesse mesmo ano, 1809, D. Jogo Rodrigues Sá e Menezes, Conde da Anadia, então Ministro da Marinha, determinou que a Brigada Real da Marinha ocupasse a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no estado do Rio de Janeiro, onde até hoje os Fuzileiros Navais têm seu "Quartel-General".
No Distrito Federal estão presentes desde 1960, quando realizaram a Operação Alvorada 1, marcha a pé do Rio de Janeiro até a Nova Capital para trazer a mensagem do então Ministro da Marinha ao Presidente da República, Dr. Juscelino -Kubitscheck de Oliveira. O "Marco Zero", localizado na Área Alfa, Santa Mana, é um registro daquele feito.
O Distrito Federal possui duas Organizações Militares, uma operativa e de representação, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e outra de ensino, o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília. O Corpo de Infantaria de Marinha do Brasil possui Associações de Veteranos espalhadas pelo Brasil afora, e todas têm por finalidade a união e a reunião voluntária Fuzileiros Navais, da Reserva ou Reformados, a fim de mantê-los unidos sob os mesmos ideais e espírito de corpo que os mantinham na situação de atividade.
Ao longo da história do Brasil, os Fuzileiros Navais têm atuado em diversas campanhas em prol da manutenção da paz e defesa do território nacional e estão presentes tanto no litoral, na Amazônia, no Pantanal, como no Planalto Central, razão pela qual proponho a exaltação materializada por meio da presente moção de louvor a esses bravos combatentes.
A dedicação, o empenho e a bravura com que se entregam ao serviço são verdadeiramente inspiradores. Isto porque os fuzileiros navais são a verdadeira representação da coragem e da honra. Os serviços que prestam à nossa nação são de extrema relevância, pois patrulham nossos mares, protegem nossas fronteiras e garantem nossa segurança, sempre prontos a servir com destemor e lealdade.
Diante do exposto, e conforme relação dos homenageados por ocasião dessa comemoração, requeremos o apoio dos nobres parlamentares desta Casa para aprovação da presente Moção.
Documento assinado eletronicamente por ROOSEVELT VILELA PIRES - Matr. Nº 00141, Deputado(a) Distrital, em 23/04/2024, às 14:39:48 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembro de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
Documento assinado eletronicamente por LUCIANE CHEDID MELO BORGES - Matr. Nº 23550, Consultor(a) Técnico - Legislativo, em 24/04/2024, às 09:55:50 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembro de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site