(Do Sr. Deputado Fábio Felix)
Manifesta votos de louvor e aplausos às professoras da EC 01 da Vila Estrutural em razão do brilhante trabalho desenvolvido por meio do Projeto Interventivo: Vencendo as Barreiras da Alfabetização.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares manifestar louvor às pessoas abaixo especificadas, em razão do brilhante trabalho educacional desenvolvido por meio do Projeto Interventivo - Vencendo as Barreiras da Alfabetização:
1. Albertina da Conceição Cândida de Jesus
Formada em magistério. Licenciada em Pedagogia séries iniciais e Pós-graduada em administração escolar, psicopedagogia e neuropedagogia. 24 anos de SEEDF.
2. Silvane Friebel
Formada em magistério. Licenciada em Pedagogia e Biologia, especialista em Educação a distância, psicopedagogia, administração escolar, didática para o ensino superior e MBA em gestão de projetos. Pesquisadora em nível de mestrado em direitos humanos e cidadania na UnB. 15 anos de SEEDF.
3. Ana Léa Sardinha
Licenciada em Letras e Pedagogia. Pós-graduada em em Gestão e Orientação Escolar e Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora. 11 anos de SEEDF.
4. Maria Antonina Batista de Morais Oliveira
Licenciada em Letras Português, Pedagogia e Ed.Física, Pós graduação em Psicopedagogia. 11 anos de SEEDF.
5. Claudia Barroso Vieira de Almeida
Formada em magistério. Licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. 27 anos de SEEDF.
JUSTIFICAÇÃO
A presente proposição tem por objetivo parabenizar as pessoas supracitadas em razão do trabalho desenvolvido em defesa da Educação Inclusiva em razão do brilhante trabalho desenvolvido no Projeto Interventivo - Vencendo as Barreiras da Alfabetização. O projeto consiste no atendimento a estudantes do 3º ano do ensino fundamental, os quais não se apropriaram da alfabetização até o final do 2º ano, como reza a Base Nacional Comum Curricular.
O projeto é regido por professores que atuam com ética, respeito, abnegação, resiliência e que prezam por encher o estudante de aprendizagem e não os entupi-los de aula, com o objetivo de garantir a educação como direito social e a alfabetização plena, proficiente e emancipatória como direito humano inalienável.
Do 3º ano do ensino fundamental no ano de 2022, 118 alunos tiveram o privilégio de mudar sua história de vida por meio do projeto de alfabetização. Por conseguinte, no ano de 2023, ocorre, ainda, o atendimento para 91 estudantes. Em relação ao quantitativo de atendimentos, o aproveitamento atingiu o índice de 97, 46%.
Significa dizer que a prática pedagógica programática e ideal atribuída aos profissionais da educação, gerou oportunidade de soberania na vida dos sujeitos, os quais podem livrar-se do sistema de espoliação e ascender socialmente.
Assim, solicitamos aos nobres pares a aprovação da presente moção, reconhecendo e trazendo a público nosso respeito e agradecimento por toda a dedicação desses cidadãos.
Sala das Sessões, em …
DEPUTADO FÁBIO FELIX