(Do Sr. Deputado Gabriel Magno)
Manifesta Moção de Louvor em homenagem a personalidades que são fundamentais para a História, a Cultura e a Educação no Distrito Federal.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares que manifestem Votos de Louvor e Aplausos às seguintes personalidades que são fundamentais para a História, a Cultura e a Educação no Distrito Federal.
Marcus Aurélio Dantas da Silva - nome artístico - Markão Aborígine: Educador Social e Músico atualmente trabalhando como Educador Social no Inesc na área de Crianças, Adolescentes e Juventudes. Já atuou no Vida & Juventude, Centro Marista Circuito Jovem, Associação Viver, Rede de Educação Cidadã, Movimento Nossa Brasília, Atavetas, á foi panfleteiro e trabalhador de carga/descarga em loja de materiais de construção. Na participação social trabalhou por 22 anos com Cultura Hip Hop. Fundou o Coletivo ArtSam, Escola de Formação do Hip Hop, Sarau Complexo e Sarau Samambaia Poética, Cineclube Câmbio Negro com referência na Literatura Marginal. Também é Ex-conselheiro tutelar da cidade Estrutural.
Nilson Rodrigues - Nascido em Abadia de Dourados, Minas Gerais, em 1965, Nilson Rodrigues é produtor, exibidor de cinema e diretor. Iniciou suas atividades em 1980 em Taguatinga, no grupo de teatro Retalhos e em 1984 assumiu a presidência da Associação de Arte e Cultura de Taguatinga; em 1990, assumiu o Departamento de Cultura do Estado do Tocantins e em 1995 a Fundação Cultural do Distrito Federal. Foi diretor de várias mostras e festivais, entre eles da I Mostra do Cinema Brasileiro de Taguatinga/DF (1985) e do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além do BIFF, Brasília International Film Festival. Produziu os filmes “O Caminho das Onças” (1997), de Sérgio Sanz, e “Por um Mundo sem Fome” (2004), de Tânia Quaresma. Em 2005, foi nomeado pelo presidente Lula membro da Diretoria Colegiada da ANCINE, em 2010, dirigiu e produziu a série de TV “Brasil Clássico Caipira”; em 2011, a série de TV “Impressões do Brasil”; em 2014, o longa-metragem “O Outro Lado do Paraíso", prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Cinema de Gramado. Em 2016, produziu a série de TV “Impressões do Mundo”, e em 2023 o filme “O Pastor e o Guerrilheiro “. Adaptou, roteirizou e dirigiu a peça “Duas ou três coisas que eu sei sobre o Amor”, de Martha Medeiros; Idealizou e coordenou a “Bienal Brasil do Livro e da Leitura”, em Brasília, de 2012 a 2016; Idealizou e coordenou o “Festival de Inverno de Bonito”, Mato Grosso do Sul, de 2002 a 2005; Idealizou e coordenou o "Festcine Pantanal” 2002, em Campo Grande MS; Idealizou e coordenou o projeto “Temporada Populares”, em Brasília e Mato Grosso do Sul, de 1995 a 2004; Atualmente é diretor da Mercado Filmes e do Cine Cultura Liberty Mall, em Brasília.
Thiago Pereira Perpétuo - Historiador formado pela Universidade de Brasília (UnB-2003), atua como servidor do Iphan desde 2010. Possui mestrado profissional (Iphan-2015) na área de patrimônio cultural, com estudos relacionados à história da formação do território de Brasília e seu processo de patrimonialização (tombamento tanto federal quanto distrital) e de seu reconhecimento como patrimônio da humanidade, pela Unesco. Atualmente é superintendente do Iphan no DF.
JUSTIFICAÇÃO
Na esteira das celebrações do dia do Patrimônio Cultural, instituído pela Lei nº 5.080, de 2013, manifestamos essa homenagem imprescindível e oportuna a todos e todas que simbolizam a chama do sonho de Dom Bosco e tão bem representam os cidadãos e cidadãs do Distrito Federal.
Sala das Sessões, em …
Deputado Gabriel Magno