Proposição
Proposicao - PLE
MO 377/2023
Ementa:
Manifesta Moção de Louvor em homenagem a personalidades que são fundamentais para a História, a Cultura e a Educação no Distrito Federal.
Tema:
Cultura
Autoria:
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
05/09/2023
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Andamento
Acompanhar andamentoDocumentos
Resultados da pesquisa
3 documentos:
3 documentos:
Faceta personalizada
Faceta personalizada
Resultados da pesquisa
-
Moção - (89272)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Gabinete do Deputado Gabriel Magno - Gab 16
Moção Nº DE 2023
(Do Sr. Deputado Gabriel Magno)
Manifesta Moção de Louvor em homenagem a personalidades que são fundamentais para a História, a Cultura e a Educação no Distrito Federal.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares que manifestem Votos de Louvor e Aplausos às seguintes personalidades, instituições e organizações da sociedade civil organizada, fundamentais para a História, a Cultura e a Educação no Distrito Federal.
Amélia Cristina Araripe - Carioca, radicada em Brasília, professora da rede de ensino de Brasília, freiriana, poetisa, desenvolveu vários projetos e trabalhos na educação que vem transformando a vida dos estudantes.
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA SERENATA DE NATAL – ASENA - conhecida como Cantada de Natal, a associação realiza apresentações em Brasília e tem projetos para se expandir por todo o País durante as festividades de Natal. O Coral faz suas apresentações em festivais, encontros e quadras residenciais, promovendo momentos de lazer por onde passa. Auxilia também na formação de regentes, coralistas e músicos promovendo a difusão da Cultura Brasiliense.
Betto Tutu - Professor de história da arte, atuante há mais de 25 anos na Secretaria de Educação do DF. Trabalhou com preservação patrimonial na Escola Parque 308 suis, além de ser coordenador nas áreas de teatro e música. Também foi coordenador da oficina Pedagógica de Planaltina e chefe da biblioteca setorial no governo Cristovam. Atuou como conselheiro de cultura no Guará. É músico, arte educador, artista plástico e artesão. Atualmente é professor de artes na Escola CED 01 do Guará para estudantes no Novo Ensino.
Claudivan Santiago – Tocantinense, cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor, jornalista, produtor musical, arranjador e violeiro caipira. Possui cinco álbuns autorais gravados: Menina dos Olhos (2002), Poesia Inviolada (2009), Viola Pura Viola (2013), Estrela do Tempo (2016) e Guerra dos Mundos (2019). Ao lado de Almir Sater, Inezita Barroso e outros nomes da música caipira, foi agraciado em São Paulo, em 2013, com o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira.
Dani Machado - cantora, compositora e atriz, formada em Artes Cênicas na Faculdade Dulcina de Moraes em Brasília, pós-graduada em Psicanálise pela ABMP-DF, iniciou sua carreira em 1999 nos EUA, onde gravou o seu primeiro álbum com clássicos da MPB e músicas autorais. Participou de diversos projetos do GDF, atuando como cantora, apresentadora e repórter e atualmente trabalha na pré-produção do seu novo álbum totalmente autoral, segue se apresentando em renomadas casas de shows e eventos da cidade.
Dilson Marimba - Presidente da UNIESBE, compositor e sambista mais velho do DF.
Dhi Ribeiro – Natural de Nilópolis/Rio de Janeiro, no ano de 1966), é cantora radicada em Brasília. Começou sua carreira como modelo, ainda em Salvador, e pouco mais tarde entrou para a música como backing vocal. Sambista, em 2009 lançou seu primeiro álbum, "Manual da Mulher e mesmo em da carreira solo, a cantora integra o grupo vocal feminino Nós Negras, cuja proposta é homenagear as grandes divas negras do samba brasileiro. Já trabalhou na Itália, como cantora, onde acabou passando três anos como intérprete em várias línguas. Interpretou em 2007, a música "Maria da Penha", durante sessão solene na Câmara dos Deputados, destinada a comemorar o “Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher”. Em 2012, a música - Para Uso Exclusivo da Casa - entrou para trilha sonora da novela Lado a Lado. Atualmente, com a projeção que sua carreira tem adquirido no Brasil, ela tem sido convidada para programas de grande audiência na TV Brasileira.
Helder Nascimento - Cantor, compositor, graduado em Administração de Empresas na UNIP Brasília, pernambucano radicado no DF há 35 anos, fundador e Band Líder da banda de cultura popular Cangaceiros do Cerrado com 15 anos de existência.
Francisco Celso - Professor de História, especialista em Educação Inclusiva, Mediador Social, Produtor Cultural, Pesquisador, Palestrante, embaixador da Varkey Foundation no Brasil e mentor intelectual do Projeto RAP (Ressocialização, autonomia e Protagonismo).Por meio do Projeto RAP o professor Francisco Celso conquistou o Prêmio Itaú Unicef em 2018, em 2020 recebeu o Selo de Práticas Inovadoras nas Escolas Públicas do Distrito Federal, o Prêmio Cultura Brasília 60 na categoria “Produtor Cultural”, o Prêmio BSB 2060 e o Prêmio Ring of Peace. Se tornou o primeiro professor a ter um “perfil de prevenção” com a sua história no site do Instituto Auschwitz, e ficou entre os 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize (considerado o Nobel da Educação). Em 2022 o professor teve o relato do Projeto RAP publicado no livro "50 docentes que estão transformando a América Latina". Já em 2023 recebeu o Prêmio Valor Periférico nas categorias "Hip-Hop Social" e "Menção Honrosa".
Gersion de Castro – Formado pela Universidade de Brasília, (UnB) é Artista Plástico escritor, artista visual multimídia autodidata, poeta, pesquisador, curador, gestor cultural, no cenário cultural brasiliense, movimento de salvaguarda da memória, patrimônio cultural do Paranoá e Distrito Federal, também bacharel em Serviço Social, pós-graduado, com especialização em Educação e Patrimônio Cultural é um dos representantes da primeira geração de artistas visuais de Brasília, com primeira morada na Vila do IAPI, sendo o sexto, dos onze filhos do carpinteiro Lourenço e da doméstica Francisca, pioneiros, de origem de Serra Dourada/BA que ajudaram a construir Brasília. Passou a infância na Vila Paranoá de onde abriu caminho pelo universo artístico. O IAPI dilui-se e seus moradores se espalharam pelas várias cidades satélites do Distrito Federal. Hoje residente em São Sebastião, onde tem seu ateliê-residência, seguindo sua trajetória, realizando registros pictóricos e históricos inspirados principalmente na vivência e afetividade com o Paranoá.
Hamilton Silva da Cruz - Natural de Fortaleza-Ce, morador do Guará II, Conselheiro do Conselho Regional de Cultura do Guará, Produtor e Ativista Político e Cultural desde 1980 e vindo de família de desenhistas. Artista Plástico e Visual, Desenhista, Design Gráfico, Diretor de Teatro e Ator, Músico/violão/percussão bateria e gaita, Poeta e usa as expressões artísticas no dia a dia profissionalmente como sustento e difusão da arte Brasileira.
Jirlene Pascoal - Brasiliense moradora do Guará a 53 anos, atua nos campos das artes cênicas desde 1987, Atriz e Bonequeira participou de vários grupos da cidade, concluiu o curso técnico de Teatro na Casa do Artista, realizou diversas oficinas junto a comunidade e no CEAM, COSE, CRAS, CASA ABRIGO, é uma das fundadoras do grupo As Caixeiras Cia Teatro de Bonecas há 16 anos. Participa da companhia Ciaticum, Tribo das Artes, participa do projeto Roda de mulheres, participou de projeto junto a Cooperativa de Teatro de Brasília.
João Bosco Bezerra Bonfim - Poeta, é autor de mais de trinta obras, entre livros de poesia, cordéis, infantojuvenis e ensaios de Análise do Discurso. Entre esses, Romance do Vaqueiro Voador (3ª edição, Mar&Lírica, 2022); Crhonica de D. Maria Quitéria dos Inhamuns (LGE, 2005); Tangolomango do Cerrado (Mar & Lírica, 2023); A botija encantada (il. de Rogério Coelho, DCL, 2016). Estudos sobre artes verbais estão, entre outros, na tese de doutorado O gênero do cordel sob a perspectiva crítica do discurso (UnB, 2009) e em outros diversos artigos e livros. Nascido no Ceará (1961), já residiu em Taguatinga, Guará e Paranoá. Nessa cidade, entre 1982 e 1988, atuou no movimento popular, sendo um dos criadores do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (Cedep), forte instituição de luta pela fixação, na década de 1980. Formador de mediadores de leitura, idealizou e conduz, desde 2016, junto com Marilda Bezerra, a Jornada Literária do Distrito Federal, com sede no Paranoá. Esse programa já beneficiou diretamente 130 mil estudantes da rede pública do DF, que receberam mediações de leitura literária.
Jornada Literária - Até 2023, foram realizadas quinze edições da Jornada Literária do Distrito Federal e três edições da Jornadinha Literária do Distrito Federal, em cidades fora do Plano Piloto: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e São Sebastião, sendo que, em algumas delas, foi realizada mais de uma edição. A primeira delas ocorreu entre 12 e 16 de julho de 2016; e a mais recente, entre 30 de novembro de 2022 e 30 de maio de 2023. Tendo tido realizações contínuas, em alguns dos anos, foi possível mais de uma edição, a exemplo de 2018 (três); 2019 (quatro); 2022 (três); uma iniciada em 2022 e continuada em 2023. Duas delas foram realizadas on-line, por causa das precauções de distanciamento decorrentes da Pandemia do Covid-19. Ao todo, foram beneficiadas 133.429 (centro e trinta e três mil, quatrocentos e vinte e nove) pessoas: crianças, adolescentes, jovens e adultos, receberam ações de mediação de leitura – com livros doados pela Jornada – e encontros com autoras e autores; professoras e professores receberam formação como mediadoras e mediadores de leitura e também participaram dos encontros com autores.
Leandro Grass - Professor, com 17 anos de sala de aula em escolas públicas e particulares, Leandro é formado em Sociologia e fez mestrado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (UnB). Também é gestor cultural com formação pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (Espanha). Ainda adolescente, participou de projetos de voluntariado no Distrito Federal e no semiárido nordestino. Essas experiências o fizeram despertar para a missão de trabalhar em prol da população. Além de ter trabalhado em escolas públicas e particulares, Leandro Grass coordenou projetos pedagógicos no DF. Na Secretaria de Educação, atuou tanto em salas de aula como na área administrativa, acumulando experiência em gestão. Foi eleito deputado distrital, em 2018, na sua primeira campanha eleitoral. No seu mandato, trabalhou intensamente por um DF melhor, escutando as pessoas, apresentando projetos de lei para a cidade, destinando investimentos para as prioridades da população e fiscalizando de perto os serviços públicos. Atuou com destaque nas áreas de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Educação e Cultura, nas quais destinou a maior parte das emendas parlamentares. Também focou seu trabalho na Assistência Social e em projetos para mulheres, crianças e adolescentes. É autor de 30 leis aprovadas na Câmara Legislativa, como a que reserva carro exclusivo para mulheres no BRT Sul e a que estabelece incentivos para incremento das atividades econômicas lideradas por mulheres. Leandro ainda é responsável pela criação da Lei do Cerrado e de uma vasta legislação em prol do meio-ambiente.
MARTA GOMES DE ALMEIDA ICÓ - Martita Icó - Professora de Português, Inglês e Espanhol da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, há mais de 35 anos, onde atuou em regência de classe, coordenação pedagógica setorial e regional, chefia de recursos humanos, direção de escola, assessoria de gabinete e outros. Especialização e aperfeiçoamento em Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Administração Pública, Gestão Pública, Planejamento e Gestão, Patrimônio Imaterial, Gestão de Museus e outros. Integra a equipe do Museu da Educação do Distrito Federal e tem enviado esforços, junto ao poder público, para a reconstrução da Escola Júlia Kubitschek, primeira escola pública de Brasília, valioso patrimônio histórico e arquitetônico da lavra do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurada em 1957, na Candangolândia, futura sede do Museu da Educação e Pesquisadora nas áreas de Educação, Patrimônio Cultural e Museus.
Marcelo Senna (Coisa Nossa) - Homenagem póstuma.
Marcelo Café - Cantor, Compositor, Produtor e Ativista Cultural, nascido em Niterói-RJ, criado e forjado na Ceilândia, começou 50 anos em 2023. Formado em Letras Francês pela Universidade de Brasília - UnB, idealizador de projetos e festivais que celebram a cultura Afrobrasileira e Periférica: Festival Tardezinha do Samba e Aquilombar-se DF, Baile do Café e o Tardezinha do Samba vai Escola, braço pedagógico do Festival Tardezinha do Samba que leva oficinas e palestras pata as Escolas Públicas do Distrito Federal, em especial a Ceilândia. Além da formação acadêmica, Marcelo Café tem formação pela Universidade Livre de Cultura Afrolatinas, Music Rio Academy, Direitos Autorais pela MCT (Music Copyright e Tecnology), Music Business pela escola Música & Negócios. Sua carreira está em expansão e seu trabalho está ultrapassando as fronteiras brasileiras, com shows no exterior. Em junho de 2023, representou Brasília e o Brasil na Embaixada do Brasil em Berlim e na casa de Jazz Bimhuis em Amsterdam. São mais de 20 anos de carreira contribuindo para uma formação cidadã, na luta antirracista e para a Cultura Afrobrasileira no Distrito Federal.
Maestro Fabiano Medeiros - Pernambucano radicado em Brasília há 32 anos. Compositor, arranjador, arte educador, Maestro da orquestra Marafreboi, atua como maestro da CHORO POPULAR ORQUESTRA do Clube do Choro de Brasília, Diretor de formação capacitação e Salvaguarda do instituto brasileiro do Frevo (IBF) e Coordenador pedagógico das atividades Formativas do espaço cultural Renato Russo.
Moa - Geração 68, faz parte da Escola de Samba ARUC e da Federação Nacional do Samba.
Paulo Vinícius - Brasiliense nascido e criado na cidade do Guará, se dedica ao estudo da dança a 15 anos, formado em educação física é professor de dança de salão a 10 anos, levando arte interativa como missão de vida. Diretor da Trupe Visual Sensation onde fazem apresentações com fogo e pintura corporal, faz parte da Confraria Guará onde produz importantes eventos culturais.
Robson Eleutério da Silva - Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Brasília (1986). Atualmente é professor do Centro de Ensino Médio Ginásio Setor Noroeste. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Planalto Central e um dedicado defensor das aguas do DF.
Rhuan Pereira Borges – Brasiliense, morador do Recanto das Emas, estudou na Escola de Música de Brasília, onde se formou em trompete e atualmente cursa na mesma escola Técnico em Saxofone. É DJ e se apresenta em bares, restaurantes e eventos na cidade.
Rene Bomfim - Baiano radicado em Brasília, formado em Música pela Faculdade Claretiano, é músico, violonista e vocalista. Começou sua carreira profissional em 1978, participando de festivais estudantis em escolas públicas, apresentações em bares, casas noturnas, centros culturais, congressos, festas e eventos diversos. Versátil e eclético desenvolve oficinas de música para crianças, oficinas de brinquedos populares, produções executivas em projetos culturais e direção musical de eventos, shows entre outros.
Thiago Nascimento - Candango filho de baiana com potiguar. Artista com inserções na música baiana, mas com versatilidade, passeia por toda cultura brasileira.
JUSTIFICAÇÃO
Na esteira das celebrações do dia do Patrimônio Cultural, instituído pela Lei nº 5.080, de 2013, manifestamos essa homenagem imprescindível e oportuna a todos e todas que simbolizam a chama do sonho de Dom Bosco e tão bem representam os cidadãos e cidadãs do Distrito Federal.
Assim sendo, conclamo os nobres pares a manifestarem justa homenagem a essas pessoas mediante a aprovação da presente Moção.
Sala das Sessões, em …
Deputado Gabriel magno
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 3º Andar, Gab 16 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: 613348-8162
www.cl.df.gov.br - dep.gabrielmagno@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por GABRIEL MAGNO PEREIRA CRUZ - Matr. Nº 00166, Deputado(a) Distrital, em 05/09/2023, às 13:05:49 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 89272, Código CRC: 9827ac05
-
Despacho - 1 - SELEG - (91531)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria Legislativa
Despacho
À Coordenadoria de Cerimonial, para as devidas providências.
Brasília,20 de setembro de 2023
PATRÍCIA MANZATO MOISES
Analista Legislativa
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 5º Andar, Sala 5.10 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8275
www.cl.df.gov.br - seleg@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por PATRICIA CRISTINA BIAZAO MANZATO MOISES - Matr. Nº 23981, Analista Legislativo, em 20/09/2023, às 10:42:21 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 91531, Código CRC: c3b82cf6