(Da Sr.ª Deputada Jaqueline Silva)
Reconhece e apresenta Votos de Louvor aos Policias Militares - PMDF: Comandante 1º QPPMC André Martins da Silva Gomes, CB QPPMC Junio César Borges Barros, 1º SGT QPPMC Valderi Rodrigues Pedrosa CB QPPMC Pablo da Silva Confortini, CB QPPMC Leonardo Vinicius Lima Dutra, CB QPPMC Miguel Pereira, SD QPPMC Lucas Melo Costa, SD QPPMC Douglas Barbosa de Almeida, CB QPPMC Alexandre José Silva dos Santos, pelo comprometimento, profissionalismo e dedicação, demonstrados em “ATO DE BRAVURA”, no fato ocorrido no dia 04 de julho de 2023, em Ceilândia.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor aos POLICIAIS MILITARES: Comandante 1º QPPMC André Martins da Silva Gomes, CB QPPMC Junio César Borges Barros, 1º SGT QPPMC Valderi Rodrigues Pedrosa CB QPPMC Pablo da Silva Confortini, CB QPPMC Leonardo Vinicius Lima Dutra, CB QPPMC Miguel Pereira, SD QPPMC Lucas Melo Costa, SD QPPMC Douglas Barbosa de Almeida, CB QPPMC Alexandre José Silva dos Santos, pela brilhante atuação, profissionalismo e comprometimento com a segurança e a vida, demonstrados em ‘ATO DE BRAVURA’, onde agiram habilmente para combater o crime, no dia 04 de julho de 2023, em Ceilândia.
JUSTIFICAÇÃO
A presente proposição tem por objetivo homenagear os POLICIAIS MILITARES – PMDF – acima citados, pela excelente e rápida atuação na ocorrência do dia 04 de julho de 2023 na Ceilândia onde prenderam assaltantes de carro de aplicativo.
O fato ocorreu em 04 de julho de 2023, onde a equipe de GTOP realizava patrulhamento no Sol Nascente, momento em que foi irradiado pelo Copom que 4 indivíduos teriam cometido o crime de roubo à um motorista de aplicativo, na Chácara 2, colocando-o dentro de seu próprio veículo, um Renault Clio prata, e se evadido do local.
Foi intensificado o patrulhamento no intuito de localizá-los, e quando a polícia trafegava pela via do Condomínio Acácias o veículo roubado passou pela viatura em alta velocidade, com isso dado início ao acompanhamento dos criminosos, percorrendo por várias quadras de Ceilândia.
Na altura da QNQ 05 o motorista do veículo, identificado posteriormente como Marcos, diminuiu a velocidade e o passageiro do banco dianteiro do lado direito, identificado como Marcelo, abriu a porta e jogou para fora um armamento calibre 12 de fabricação caseira, com isso o motorista do veículo roubado imprimiu uma maior velocidade vindo a colocar em risco vários veículos e pedestres que por ali passavam.
Os indivíduos se dirigiram em direção ao Setor P Norte e na entre quadra da QNP 15/19 foi bloqueado por uma viatura do 10° BPM, vindo, inclusive, a jogar o carro pra cima de um policial que precisou pular pra não ser atingido e, logo em seguida, subiram com o veículo no meio fio e seguiram pela contramão sentido Expansão do Setor O. Próximo à QNP 17, os criminosos foram interceptados por diversas viaturas que também faziam o acompanhamento, e com o veículo ainda em movimento desembarcaram no intuito de fugir, sendo que o passageiro do banco traseiro foi atropelado pelo próprio veículo roubado, ressaltando ainda que nenhum dos quatro indivíduos conseguiram fugir e foram detidos logo que desembarcaram.
Neste momento, os policiais perceberam que a vítima não se encontrava dentro do veículo e tampouco os ocupantes informaram seu paradeiro, dizendo desconhecer o que estava acontecendo.
Com a situação controlada os policiais se deslocaram ao exato local onde havia sido arremessada a arma, logrando êxito em localizá-la e, neste momento, receberam a informação via COPOM que a vítima havia sido deixada amarrada no mato, mas conseguiu se livrar das amarras e pedir socorro em uma residência próxima, tendo ainda um prefixo da Polícia Militar se deslocado ao seu encontro.
Diante dos fatos, a guarnição se deslocou até à DCA II, onde ficaram apreendidos o veículo roubado, a arma utilizada no crime e os menores infratores, dentre eles o que dirigia o veículo e seus comparsas. Após a apreensão dos menores, foi conduzido para a 15ª DP o maior de idade preso, que portava a arma calibre 12 de fabricação caseira, para a tomada das medidas pertinentes.
É importante destacar o comprometimento, preparo e rapidez da Polícia Militar para casos de roubos e sequestros, como o narrado acima.
Diante dessa exitosa conduta, conclamo aos meus nobres pares que aprovem a presente proposição, confirmando a nobreza da atuação desses bravos policiais que serviram com honra e excelência o Serviço Policial Militar, representando com louvor a Polícia Militar do Distrito Federal.
Sala das Sessões, em
jaqueline silva
Deputada Distrital