(Do Deputado Roosevelt)
Reconhece e apresenta votos de louvor aos SGT F Brandão, SGT G Lourenço, CB Marcos Pádua e SD Igor Valim, todos da Polícia Militar do DF, pelo ato de bravura praticado ao evitar um trágico incêndio com vítimas na 104 Sul no dia 11 de março de 2023.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e apresentar votos de louvor aos SGT F Brandão, SGT G Lourenço, CB Marcos Pádua e SD Igor Valim, pelo ato de bravura praticado ao evitar um trágico incêndio com vítimas na 104 Sul no dia 11 de março de 2023.
JUSTIFICAÇÃO
Os policiais militares estavam em patrulhamento quando percebeu uma grande quantidade de fumaça preta saindo do restaurante Toro na 104 Sul. Imediatamente, entraram no restaurante e informaram ao gerente que possivelmente a parte superior do local estaria pegando fogo, pois os funcionários não haviam percebido o que estava acontecendo. Ao subir rapidamente para verificar o que estava acontecendo, houve uma explosão e uma grande bola de fogo se formou. Os policiais verificaram que o fato poderia se tornar uma grande tragédia e imediatamente comunicaram a prioridade de um incêndio na 104 Sul para que o Corpo de Bombeiros fosse informado. Nesse momento, determinaram que todos deveriam sair do prédio, com o intuito de preservar a vida dos clientes e funcionários naquele local.
Logo após a evacuação total, os policiais voltaram para a parte da Laje e começaram o combate às chamas, que estavam propagando de forma rápida. Foram utilizados os extintores que haviam no restaurante para tentar apagar as chamas, mas quando estes estavam acabando, a equipe prontamente percebeu que a situação estava se agravando e providenciou mais extintores nos restaurantes vizinhos para terminar de combater as chamas que nesse momento pareciam fora de controle. No total, foram utilizados 23 extintores de incêndio.
Quando finalmente o fogo foi controlado, o Corpo de Bombeiros chegou para fazer ajustes finais e esfriar a Coifa, que de acordo com os próprios combatentes, estava a mais de 300°C. Os policiais 2° Sgt F Brandão e o CB Marcos Pádua juntamente com 1° Sgt G. Lourenço foram atendidos inicialmente pelas viaturas dos Bombeiros.
Logo após esses atendimentos, deslocaram-se para o hospital com sintomas de dor de cabeça, tontura e enjoo no estômago. Foram feitas tomografias nos três policiais, exames de sangue e gasometria.
Após esse procedimento, os três bravos policiais foram liberados com recomendação de observação durante 12 horas para possíveis problemas respiratórios. No local, ficaram viaturas do bombeiro para terminar o esfriamento da coifa e procedimentos de atendimento.
Diante de tais fatos, esta Casa Legislativa não poderia se furtar do dever de enaltecer e estimular condutas como a praticada, visto que o poder público tem um só norte, servir à sociedade.
Entendo que esta casa tem o dever de reconhecer esses brilhantes profissionais que cumpriram o juramento ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal: "Ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida".
Este parlamentar sendo oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor dos riscos, complexidade e importância que envolvem a profissão do servidor de segurança pública, bem como do comprometimento dos profissionais em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento do ato de bravura cometido pelos brilhantes Policiais Militares SGT F Brandão, SGT G Lourenço, CB Marcos Pádua e SD Igor Valim.
Deputado ROOSEVELT