(Autoria: Do Senhor Deputado Martins Machado)
Manifesta votos de Louvor e homenageia lideranças comunitárias e autoridades, que especifica, pelos excelentes serviços prestados à população do Varjão.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno desta Casa, o Deputado Martins Machado sugere manifestação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no sentido de conceder elogios a lideranças comunitárias e autoridades, que especifica, pelos excelentes serviços prestados à população do Varjão.
1- Michelle da Costa Santos
2- Manoel Messias Leite Quidute
3- Antonio Carlos Ferreira Gomes
4- Joana Regina da Silva Alves
5- Cristiano Soares Ferreira
6- Clemildo da Silva Lopes
7- Vanio Ramos Scarabelot
8- Carleia Pereira de Almeida
9- Renato Aurélio Ventura da Silva
10- Romildo Vicente do Nascimento
11- Vilma Maciel Gonçalves
12- Gilvan Guedes Martins
13- Alair Silva
14- João Alexandre de Lima Oliveira
15- Walisson da Silva Rodrigues
16- Valterlan Sousa da Silva
17- Danilo de Lima Ferreira
18- Bianca Sousa Alves
19- Roberto Vieira Pessanha
20- Jaime Luiz Colares Filho
21- Fernanda Mendes de Oliveira
22- ALEXANDRE DIAS LINS- Major Comandante do 34º Grupamento de Bombeiro Militar do Distrito Federal/ Lago Norte do CBMDF
23- DANIELA NATALIA TEIXEIRA SCHERMERHORN- Major QOPM- Comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal
24- Juliana Ferreira Alves
25- Maria de Souza Pereira Costa
26- Gabriel Cristian Monteles Pereira
27- Letícia Silva Monteles Pereira
28- Nair Queiroz Pessoa
29- GIOVANNA CÁTIA SCHNEIDER SOARES- Diretora do Centro de Ensino Fundamental 01 do Lago Norte
30- Martinelli Fonseca da Silva
31- MARIANA DANTAS BRITO- Gerente da UBS 01 Varjão
32- Ana Carla Borges Rodrigues
33- João Costa Xavier
34- Luana Teixeira Guimaraes
35- Márcio Nunes de Sousa
36- Severino do Nascimento Silva
37- Crislano Tomaz Siqueira de Ribeiro
38- Eunice Nascimento dos Santos
39- Yaleson Aires Santarém
40- Dalvan Paixão de Araújo
41- Mari Luiza Florinda da Cruz
42- Francisco José Oliveira da Silva
43- José Fernando da Silva
44- Claudenir Constâncio da Silva
45- Jorge José da Silva Júnior
46- Gemerson Gregório de Sousa
47- Juarez Alves Dias
48- Geraldo Magela de Camargos
49- Ecleidione Nascimento dos Santos
50- Laniecio Hélio Silva Mesquita
JUSTIFICAÇÃO
Numa comunidade livre onde a população necessita de alguns beneficiamentos de praça pública, de meio fio, linha d’água, melhoramento nos transportes urbanos, terraplanagens em vias esburacadas, onde os trabalhadores necessitam de reivindicar seus direitos, é fundamental a formação de associações comunitárias ou qualquer tipo de atividade cooperativa, onde se possam buscar soluções em nome de todos os participantes dessa sociedade. A ideia do associativismo é muito antiga e não se sabe quem pela primeira vez implantou na história política do mundo quer seja capitalista ou socialista.
Com o avanço do capital concentrador, os trabalhadores não tiveram outra opção senão a de se organizarem, mas com o objetivo de defender a população. É aí onde as associações têm sua função principal, quer dizer, lutar pela igualdade social de todos indistintamente sem discriminação de raça, religião ou classe social, pois na divisão imposta pelo poder capitalista, o mundo gananciado pela concentração e pela acumulação fez a sociedade dividir-se em classe inferior, classe média, com subdivisões, e classe alta.
É neste contexto que entra a importância dos movimentos comunitários. Os impulsos generosos, que nascem da consciência de um bem comum. Há menos convicção de que se deva ser leal, não somente ao bem comum, mas aos padrões de comportamento, de cuidados pessoais e de fé, lançados por pessoas que não residem no local ou por organizações distantes como sindicatos e organizações profissionais, ou mesmo por igrejas ou partidos políticos. Em outras palavras, a pessoa fica perdida no anonimato amorfo de uma grande população.
Este trabalho de desenvolvimento comunitário necessita de muita dedicação e paciência, que para conseguir um programa eficiente de melhoramento contínuo da comunidade, é necessário que haja recursos e participação de todos os tipos de grupos que trabalham considerando as múltiplas facetas dos problemas comunitários. Sem haver relações funcionais com esses grupos básicos nenhum esforço comunitário pode esperar ser bem-sucedido, de maneira contínua e autossuficiente. Sem se implantar um nível de atividade nos bairros, jamais se terá um desenvolvimento comunitário eficiente e independente.
A ação comunitária é essencial para a independência dos menos favorecidos, ao expor que o desenvolvimento da comunidade é essencialmente um desenvolvimento humano. No seu campo o objetivo é criar um ambiente em que os homens e as mulheres possam expressar seu direito intrínseco à vida, à liberdade e à felicidade, sem serem escravizados pela fome, pobreza ou ignorância. Para atingir a esses objetivos, deverão ser satisfeitas as necessidades básicas do homem para expressar-se, crescer e construir sua vida de maneira a realizar seus ideais. Precisa somente de estímulo, da compreensão; o conhecimento de que os outros reconhecem sua individualidade e a respeitam; e a orientação que evoca sua capacidade latente para atingir seus objetivos.
De forma a reconhecer os excelentes trabalhos desses grupos sociais e valorizar todas as ações efetivas desenvolvidas ao logo do tempo, solicito o apoio dos nobres pares para aprovação destas Moções de Louvor as Lideranças Comunitárias e Autoridades do Varjão.
Sala das Sessões, / de 2022.
MARTINS MACHADO
Deputado Distrital-REPUBLICANOS