(Da Sra. Deputada Doutora Jane)
Sugere ao Governo do Distrito Federal, por intermédio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - NOVACAP, estudo técnico para a implementação, afim de garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais em toda a área comercial de Planaltina – Região Administrativa de Planaltina RA-VI.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, Sugere ao Governo do Distrito Federal, por intermédio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - NOVACAP, estudo técnico para a implementação, afim de garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais em toda a área comercial de Planaltina – Região Administrativa de Planaltina RA-VI.
JUSTIFICAÇÃO
A presente Indicação considera a importância fundamental da acessibilidade para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, bem como garantir que todas as pessoas, incluindo os portadores de necessidades especiais, possam desfrutar plenamente dos espaços públicos, esta Indicação sugeri ao Governo do Distrito Federal , por intermédio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - NOVACAP, a realização de um estudo técnico abrangente visando à implementação de medidas de acessibilidade em toda a área comercial de Planaltina, na Região Administrativa de Planaltina (RA-VI).
A acessibilidade é um direito humano fundamental, que visa garantir que todas as pessoas, independentemente de seus recursos físicos, possam ter acesso aos espaços públicos, serviços e oportunidades. Garantir a acessibilidade nas áreas comerciais é essencial para promover a inclusão, permitir a participação ativa na vida social e econômica, e garantir a proteção das pessoas com necessidades especiais.
Nesse contexto, o estudo técnico proposto deve abordar os seguintes aspectos:
- Realizar um levantamento detalhado das barreiras arquitetônicas e obstáculos existentes na área comercial de Planaltina que dificultam a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.
- Elaborar um projeto de adaptação que inclua medidas como rampas de acesso, rebaixamento de calçadas, sinalização tátil, banheiros acessíveis, entre outras medidas necessárias.
- Considerar a incorporação de tecnologias assistivas, como sistemas de áudio para informações visuais e plataformas elevatórias, para garantir a acessibilidade plena.
- Promover campanhas de sensibilização junto à população e capacitação de comerciantes e funcionários, visando a criação de uma cultura de respeito à acessibilidade.
- Envolver a comunidade local e as pessoas com necessidades especiais no processo de planejamento, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades atendidas.
Destarte, a implementação de medidas de acessibilidade em toda a área comercial de Planaltina será um passo significativo na direção à construção de uma cidade mais inclusiva, onde todas as pessoas poderão participar livremente da vida social e econômica. Além de atender às necessidades da população com necessidades especiais, isso também atrai benefícios para o comércio local ao ampliar o público atendido.
Seguindo esta linha de Intelecção, e ainda, por se tratar de justo pleito, solicito o apoio dos meus nobres pares no sentido de aprovarmos a presente Indicação.
Sala das Sessões, em …
DOUTORA JANE
Deputada Distrital
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 4º Andar, Gab 23 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: 6133488232
www.cl.df.gov.br - dep.doutorajane@cl.df.gov.br