Do Sr. Deputado Fábio Felix
Sugere ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, por intermédio da Secretaria de Saúde - SES, providências relacionadas ao excessivo tempo de espera e a falta de profissionais suficientes para realizar os atendimentos na UPA de Planaltina DF.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, Sugere ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, por intermédio da Secretaria de Saúde - SES, providências relacionadas ao excessivo tempo de espera e a falta de profissionais suficientes para realizar os atendimentos na UPA de Planaltina DF.
JUSTIFICAÇÃO
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) fazem parte da Rede de Atenção às Urgências do Distrito Federal. O objetivo delas é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, a atenção hospitalar, a atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
As UPAs foram idealizadas para proporcionar à população uma melhoria no acesso à saúde, com um atendimento mais célere, filas menores nos prontos socorros de hospitais e com um aumento significativo da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse sentido, as UPAs funcionariam 24 horas por dia, sete dias por semana, visando evitar que casos que possam ser resolvidos nas próprias UPAS ou UBS fossem encaminhados para as unidades hospitalares. Quando o paciente chegasse às unidades, os médicos prestariam socorro, controlariam o problema, detalhariam o diagnóstico e depois fariam uma análise da necessidade de encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.
A UPA Planaltina foi inaugurada com esta finalidade, ampliar o atendimento e desafogar os prontos socorros e os ambulatórios dos hospitais da região. Entretanto, o que a população tem relatado é o atendimento insuficiente dessas unidades, com falta de profissionais e excessivo tempo de espera de um serviço que se propunha a ser célere.
Assim, a morosidade e as dificuldades encontradas pela população em ser atendida nas UPAs contrariam a essência do serviço, sendo necessário aumentar a capacidade de atendimento dessas unidades para cessar os danos gerados àqueles que necessitam de atendimento médico.
Razão pela qual, faz-se necessária que sejam empreendidos esforços e medidas concretas junto a Secretária de Estado de Saúde - SES/DF para que a UPA Planaltina garanta o acesso à saúde da população local, assegurando a disponibilidade de mais profissionais, visando o aumento da capacidade de atendimento e, por conseguinte, a diminuição do tempo de espera.
Sala das Sessões, em …
Deputado FÁBIO FELIX