Filmes Selecionados - Troféu Câmara Legislativa 2025
LONGAS
Vozes e Vãos - documentário, 79 min, livre
Direção: Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz
No coração de Goiás, jovens quilombolas reinventam tradições e transformam sua herança cultural em força para o futuro. Vozes e vãos é um retrato sensível da resistência e esperança dessa juventude.
Mil Luas - ficção, 73 min, livre
Direção: Carina Bini
Aos 80 anos, Chiara, mulher imigrante, mãe solo e independente, vê seu mundo ruir com a venda do restaurante que construiu ao seguir o sonho de uma vida melhor para sua filha. Entre memórias e perdas, ela redescobre sua força, sua autonomia e a liberdade de recomeçar, provando que nunca é tarde para escolher a si mesma.
Maré Viva Maré Morta - documentário, 101 min, livre
Direção: Claudia Daibert
O documentário nos leva aos universos de Berna e Zélia, duas mulheres que cuidam de diferentes unidades de conservação marinhas. Além da obviedade da preservação destes ambientes, mergulhamos juntos nas suas histórias, relações e cotidianos. As mudanças das marés nos revelam coragem, aconchego, morte e vida. Afinal, são esses lugares que precisam delas ou elas que precisam desses lugares para sobreviver?
A Última Noite da Rádio - ficção, 73 min, 18 anos
Direção: Augusto Borges
Após sair da prisão por um crime que não cometeu, Leo se depara com uma casa vazia, o desaparecimento de seu irmão e uma rádio amadora. Com a ajuda de Zói, Leo decide refazer os últimos passos de seu irmão para descobrir o que aconteceu e se ele, de fato, viajou no tempo.
Menino quem foi seu mestre? - documentário, 86 min, livre
Direção: Rafael Ribeiro Gontijo e Sandra Bernardes
Nos anos 1960, a capoeira chega à capital brasileira recém-construída. Mas como se deu a transmissão de uma tradição oral quando no interior do Brasil não havia vozes para transmiti-la? A história da capoeira no Distrito Federal é contada pelos primeiros mestres que, de diversas maneiras, foram formados e se formaram na região.
CURTAS
Terra - ficção, 14m41s, livre
Direção: Leo Bello
Tuany vive isolada em um barco no meio do lago, resistindo ao tempo e às barreiras que a impedem de alcançar a terra que lhe pertence. Durante anos, ela tenta encontrar suas raízes e reivindicar seu lugar no mundo.
Notas Sobre a Identidade - ficção, 20m51s, 14 anos
Direção: Marisa Arraes
Três mulheres vivem juntas: Maria é a cientista, Lia é a professora de artes e Raquel é a androide. Elas precisam preparar o São João da escolinha de Lia.
O Bicho Que Eu Tinha Medo - animação, 9m19s, livre
Direção: Jhonatan Luiz
Num lugar onde máscaras escondem sorrisos e medos, Luana descobre que a verdadeira magia é ser quem a gente é de verdade.
A Brasiliense - ficção, 1m49s, livre
Direção: Gabriel Pinheiro
Marie vive entre o banal e o fantástico nas linhas e curvas de Brasília. Sua rotina pacata revela gestos e encontros que transformam o cotidiano em poesia, numa homenagem surreal à cidade e ao mistério que habita seus espaços
O fazedor de mirantes - documentário, 19 min, livre
Direção: Betânia Victor e Lucas Franzoni
A exploração do garimpo de cristal na década de 1940 deu origem ao povoado de São Jorge, em Goiás. Com a criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros nos anos 1960, o garimpo foi proibido e o ecoturismo se tornou a principal atividade econômica da região. O fotógrafo João Fernandes testemunhou e registrou essa transformação, dedicando-se a tornar os atrativos naturais do cerrado mais acessíveis por meio da construção de mirantes.
Rainha - documentário, 12 min, livre
Direção: Raul de Lima
Na beira da Amazônia, a ilha do Marajó celebra o Rainha das Matas, concurso que completou quatro edições em 2025. Neste ano, o tema foi “carbono azul: a importância dos manguezais”. Protagonizado majoritariamente por mulheres trans e homens gays, o concurso promove discussões sobre o meio ambiente, diversidade de gênero e orientação sexual.
Dizer Algo Sobre Estar Aqui - híbrido, 12min, livre
Direção: Vaga-mundo – Poéticas Nômades
O filme-ensaio parte do verso de Marília Garcia para pensar coletivamente o “aqui”. Através da escrita compartilhada, de imagens do Alaska Films Archives e da prática comunitária de lançamento de mantas, reflete sobre o estar com o mundo.
Dois Turnos - ficção, 21m20s, 16 anos
Direção: Pedro Leitão
Um pai determinado luta para conhecer seu filho pela primeira vez, enquanto faz de tudo para manter sua família protegida de uma pandemia.
Três - ficção, 21 min, 14 anos
Direção: Lila Foster
O cotidiano de uma vida a três.
O Cheiro do Seu Cabelo - ficção, 16m54s, livre
Direção: Clara Maria Matos
No dia de seu oitavo aniversário, Feijão deseja visitar a casa da avó que nunca conheceu. Guiada por um cheiro familiar, encontra uma menina na mata. O que começa como brincadeira se desdobra em um tempo suspenso onde feridas herdadas finalmente encontram descanso.
Rocha: Substantivo Feminino - documentário, 25 min, livre
Direção: Larissa Corino e Patrícia Meschick
No Parque dos Pireneus, um coletivo de mulheres expressa suas percepções sobre a escalada com maior representatividade. Com uma equipe 100% feminina, Rocha é um documentário em que veteranas compartilham histórias de coragem e superação no esporte.