Texto de abertura

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL: 

30 ANOS DE REPRESENTATIVIDADE

 

Em 2021, A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) completa 30 anos. Ao longo dessas três décadas, a instituição se consolidou como um símbolo da luta pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária. A comunidade do Distrito Federal se reúne em torno da CLDF para garantir seus direitos civis, políticos e sociais e, assim, exercer uma cidadania plena, cuja expressão maior é a participação no processo democrático.

Entre 1960 e 1990, o Distrito Federal não possuía autonomia política. Ou seja, o povo não tinha o direito de escolher seu governador, nem representantes parlamentares responsáveis por discutir problemas e elaborar leis para melhorar a realidade local. Nesse período, o governador era nomeado diretamente pelo presidente da república e a função legislativa era exercida pela Comissão do Distrito Federal, um colegiado criado no âmbito do Senado Federal e composto por sete membros.

A conquista da representação política do DF faz parte do mesmo processo de mudança social que culminou na redemocratização do Brasil e consequente realização das eleições gerais, em 1990. Nesse ano, a população foi às urnas para escolher os 24 Deputados Distritais, que passariam a constituir a CLDF – expressão máxima do Poder Legislativo do Distrito Federal e instituição responsável por promover o debate público direcionado ao desenvolvimento e prosperidade de toda a região.

A Exposição Virtual "CLDF: 30 Anos de Representatividade", composta por um documentário e uma linha do tempo, tem o objetivo de rememorar modificações políticas, econômicas e sociais promovidas pela Câmara Legislativa ao longo de três décadas de atuação. Para traçar esse percurso, a exposição evoca questões relativas à própria evolução administrativa da CLDF, à produção legislativa, à articulação com outros Poderes e ao relacionamento do Poder Legislativo com a comunidade. 

O material, fruto de extensa pesquisa, convida você a conhecer de forma mais profunda o papel fundamental e a trajetória da Câmara Legislativa como instituição democrática essencial ao Distrito Federal em todas as dimensões. Trata-se de uma ação que educa para a Cidadania e se estabelece como primeiro marco de um amplo projeto de resgate da memória institucional da CLDF.

Comissão Organizadora