logo em conteudo web

Voltar para CLDF

Asset Publisher

2011 - Plano Diretor de Transporte Urbano do DF

Publicado em 08/10/2021 16h56

Foto: Arquivo CLDF

Ilustração de mudanças propostas para a Avenida W3 anexada ao PL 240/2011

Ilustração de mudanças propostas para a Avenida W3 anexada ao PL 240/2011

A CLDF discute e aprova a Lei n° 4.566, de 4 de maio de 2011, que dispõe sobre o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU/DF), um instrumento de planejamento que tem por objetivo definir as diretrizes e as políticas estratégicas para a gestão dos transportes urbanos no âmbito do DF e do Entorno.

Em 2011, surgiram os primeiros debates sobre a necessidade de se implantar um plano diretor para a área de transportes, conforme explicita o PL 240/2011:

O Plano Diretor cuja aprovação a que se constitui importante elemento de planejamento estratégico, de cuja ausência o Distrito federal a muito vem ressentindo, visto que o último estudo realizado há 30 (trinta) anos pela hoje extinta Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte-GEIPOT.

O PDTU/DF representa mais que uma simples revisão do Sistema de Transporte Público Coletivo- STPC/DF, pois apresenta propostas de reformulação, tanto físicas como operacionais, de toda a rede de transporte público coletivo, assim como da malha viária de atendimento ao tráfego em geral do Distrito Federal, além de importantes proposições institucionais para o setor.

A Lei n° 4.566/2011, derivada da aprovação do PL 240/2011,  estruturou o PDTU de forma a articular funcionalmente os vários meios de transportes característicos do Distrito Federal. Também estabeleceu que o Poder Público deveria agir com foco no atendimento às exigências de deslocamento da população, buscando a eficiência geral do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF) e garantindo condições adequadas de mobilidade para os usuários.

Dentre os objetivos do PDTU destacam-se: a busca pela melhoria da qualidade de vida da população , mediante disponibilização de transporte público regular, confiável e seguro; a maior eficiência na prestação de serviços, mediante a criação de uma rede de transporte integrada, racional e com prioridade no transporte coletivo; e a contribuição para a qualidade ambiental, efetivada pelo controle dos níveis de poluição atmosférica e sonora oriundas do tráfego urbano. 

 

2011 - Biblioteca Paulo Bertran

 

A CLDF batiza sua biblioteca com o nome do professor Paulo Bertran, pesquisador e professor da Universidade de Brasília, autor de livros sobre poesias e história de Goiás e do Distrito Federal.

As homenagens na Câmara Legislativa contaram com a participação do reitor da UnB, José Geraldo Júnior, que enalteceu a união da Câmara com a Universidade:

 “A ligação entre a UnB e a Câmara tem que se estreitar cada vez mais. Nós precisamos estar atentos ao espaço da biblioteca da casa. Já sugeri que estudos e dissertações sobre Brasília também possam fazer parte do acervo”, afirmou ele.

Atualmente, a Biblioteca Paulo Bertran possui um acervo voltado para a área de ciências sociais, com ênfase em direito, economia, ciências políticas e temas relativos ao Distrito Federal. 

Além disso, ela integra a Rede Virtual de Bibliotecas (RVBi), coordenada pelo Senado Federal e composta por 12 bibliotecas cooperantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que, juntas, agregam um acervo com mais de 2 milhões de obras.