2010 - Câmara Legislativa inaugura sede definitiva no Eixo Monumental - CLDF 30 Anos
2010 - Câmara Legislativa inaugura sede definitiva no Eixo Monumental
Foto: Arquivo CLDF

Edifício da CLDF integra conjunto de prédios dos poderes locais em torno da Praça do Buriti
Em agosto de 2010, a Câmara Legislativa do Distrito Federal faz a mudança para o seu espaço definitivo, uma sede própria, que completa o plano arquitetônico original de Brasília.
A sede foi erguida no Eixo Monumental. Na extremidade leste do desenho básico que dá forma ao Plano Piloto, está a Praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto, o Superior Tribunal Federal e o Congresso Nacional; e na extremidade oposta está a Praça do Buriti, que, dessa forma, ficou completa com os três poderes locais: o Palácio do Buriti o Tribunal de Justiça e a Câmara legislativa.
[...]
Em julho, o prédio novo começou a ser ocupado pelos parlamentares, mas a cerimônia de inauguração aconteceu em agosto de 2010, com bênção ecumênica proferida pelo então arcebispo metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz, e do presidente de honra do Conselho de Pastores Evangélicos do DF, pastor Severino Vilarindo Lima.
Durante a solenidade, os deputados descerraram a placa inaugural do novo prédio. O monumento, que fica no salão em frente ao Plenário da Câmara, apresenta os nomes de todos os deputados distritais que integraram aquela legislatura, além da composição da Mesa Diretora do biênio 2009-2010.
Fonte: A autonomia Política do Distrito Federal, com adaptações.
2010 - Processo de Construção da Sede Definitiva
A construção da sede definitiva da CLDF não foi um trabalho simples. Em 2003, o Ato do Presidente n° 519, criou a Comissão Técnica de Obras encarregada de acompanhar e fiscalizar a construção da nova sede, nos termos do Contrato n° 016/2001 firmado entre a CLDF e a NOVACAP.
A obra teve início com trabalho intenso, no entanto, em 2005, quando o esqueleto do prédio projetado pelo arquiteto Luís Mauro Freire já estava pronto, houve interrupção integral da construção. A execução do contrato dependia de verbas do GDF e, além disso, houve questionamentos sobre o impacto urbanístico que a Câmara Legislativa poderia trazer, principalmente por causa da escassez de vagas para estacionamento na localidade em que o prédio estava sendo construído.
Foram necessárias alterações no projeto e a sede teve a área construída ampliada, passando dos originais 28 mil m2 para mais de 48 mil m2, com o acréscimo do número de vagas para automóveis de 600 para 1.000, em cumprimento de exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan).
Foto: Arquivo Público do DF
Deputados distritais e governador do DF realizam solenidade para celebrar o reinício das obras de construção da Câmara Legislativa, em 2008
A obra enfrentou outras adversidades, até sua conclusão e efetiva desocupação do prédio da Asa Norte. Por fim, em agosto de 2010, a CLDF pôde realizar a solenidade de inauguração de sua nova sede, um momento que demarcou o fim de todo o processo de instalação física do Poder Legislativo do DF.
Fonte: A autonomia Política do Distrito Federal, com adaptações.