logo em conteudo web

Voltar para CLDF

Asset Publisher

1994 - Lei torna obrigatório o uso de cinto de segurança

Publicado em 08/10/2021 14h39

Foto: Fábio Rivas/Arquivo CLDF

Cerimônia de sanção da lei que trata da obrigatoriedade do uso de cinto de segurança no DF

Cerimônia de sanção da lei que trata da obrigatoriedade do uso de cinto de segurança no DF

O Distrito Federal foi uma das primeiras unidades da Federação a obrigar o uso de segurança como medida essencial à preservação da integridade física dos condutores de veículos automotores.

Essa iniciativa surgiu com uma medida legislativa orginada na CLDF, o Projeto de Lei n° 1.495/1994, que também estabeleceu a obrigatoriedade de transportar crianças de até 7 anos no banco traseiro dos automóveis.

Na análise da matéria, o relator do projeto ressaltou que:

“A eficiência do cinto de segurança como equipamento de proteção nos acidentes de trânsito já é uma realidade comprovada universalmente. O uso obrigatório do cinto de segurança é uma medida que já está sendo adotada em muitos países desenvolvidos, tendo sido aplicada recentemente em São Paulo, com excelentes resultados conforme já se confirmou através de dados estatísticos posteriores a sua adoção.

Em Brasília, pela própria natureza do trânsito local, que sofre ainda as consequências diretas das peculiaridades do clima, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é, sem dúvida, medida de grande importância para amenizar as consequências decorrentes de acidentes de trânsito.”

Após aprovado, o PL originou a Lei n° 809/1994, que em seu art. 1° determinou:

Art. 1º É considerado equipamento de uso obrigatório os cintos de segurança instalados nos veículos, para condutores e passageiros, em circulação no território do Distrito Federal.

Parágrafo único. A obrigatoriedade de que trata o caput deste artigo estende-se a automóveis, camionetas, caminhões, veículos mistos e os de transportes escolares.

Em 1995, ano seguinte à implantação da Lei n° 809/1994, o Detran-DF iniciou a campanha Paz no Trânsito e, em seguida, instalou os primeiros controladores eletrônicos de velocidade, também conhecidos como "pardais".

Segundo dados da OMS, usar o cinto de segurança reduz o risco de morte entre motoristas e passageiros dos bancos dianteiros entre 45% e 50% e o risco de morte e lesões graves entre passageiros dos bancos traseiros em 25%.

 

1994 - Criação da Delegacia do Meio Ambiente

 

A Lei Orgânica do DF dispõe que:

Art. 278. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Parágrafo único. Entende-se por meio ambiente o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Para fortalecer a estrutura de preservação e defesa do meio ambiente no DF, a Câmara Legislativa  aprovou a Lei n° 832, de 27 de dezembro de 1994,  que criou a Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA), no âmbito da Polícia Civil do DF, com competências relativas à prevenção e repressão a ilícitos ambientais (inclusive parcelamento irregular do solo), à fiscalização do território do DF e à promoção de campanhas educativas sobre preservação do meio ambiente.

Mais sobre a década