Cláudio Abrantes

Cláudio Abrantes

Cláudio Abrantes

Cláudio Abrantes

Nome completo: Francisco Cláudio de Abrantes

Nascimento: 28/12/1968

Profissão: Servidor público

Partido político: Partido Social Democrático (PSD)

Gabinete: Nº 17 - 4º andar

Redes Sociais

Biografia

Francisco Claudio de Abrantes

Da Via Sacra à Câmara Legislativa, uma vida voltada ao trabalho pela população de Brasília

 

Francisco Claudio de Abrantes nasceu na cidade paraibana de Catolé do Rocha no dia 28 de dezembro de 1968, filho de dona Teresa e seu Neto. O nome Francisco é decorrente de uma promessa da sua mãe, pela saúde do irmão Francisco Clailton. Eles têm ainda uma irmã, Clesia.

A chegada a Brasília data da década de 1970, em função de um sonho de seu Neto. Foi ele quem reuniu a família e apresentou a decisão por vir morar na capital do País. “Lá tem oportunidades, essas crianças vão poder estudar, ser alguém na vida”, disse. De fato, à época, em pleno regime militar, o sertão nordestino era uma área completamente esquecida pelo poder público.

O primeiro endereço de Claudio Abrantes em Brasília foi a então recém-inaugurada Ceilândia. Onde, ainda menino, estudava, brincava e passeava com sua família no chão de terra batida da cidade.

Próximo aos anos 1980, a família se mudou para Planaltina. À época, a cidade destoava de tudo aquilo o que o DF representava. Era como se fosse uma cidade do século anterior inserida no Distrito Federal. Na verdade, era isso mesmo.

A liberdade e as amizades que Planaltina proporcionou a Claudio Abrantes fizeram com que, muito novo, ele se apaixonasse pela cidade. Laços firmes foram criados, e o aluno do CEM 01, o Centrão, muito moço ainda, ingressou no movimento estudantil. Dali para a militância política foi um passo, sempre defendendo os direitos dos estudantes, dos menos favorecidos.

Antes de entrar para a política, Claudio Abrantes foi secretário escolar e policial civil, carreira esta que é marca de sua personalidade. Também era artista, e encontrou seu lugar na fotografia e nas artes cênicas.

Vale lembrar que a vida de Claudio Abrantes é fortemente marcada pela sua atuação na Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, onde ele interpretou o papel de Jesus Cristo entre os anos de 1991 e 2001. Até hoje, duas décadas depois de sua última participação, ele ainda é lembrado por esse momento. Foram, ao todo, 11 anos de apaixonada atuação na cerimônia, invariavelmente marcada pela devoção e pela fé.

Claudio Abrantes está em seu quarto mandato de deputado distrital, tendo sido eleito duas vezes (2010 e 2018) e ficado na suplência em dois pleitos (2006 e 2014). Nas últimas eleições, pelo PDT, obteve 14.238 votos.

Suas áreas de atuação incluem diversas frentes, como as forças de segurança do Distrito Federal (Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros), concursos públicos, regularização fundiária, igualdade, cultura, saúde, educação, entre outras. Sua atuação por Planaltina, cidade que ele adotou de forma indelével, é marcante, tendo produzido inúmeros resultados para a população.

Claudio Abrantes tem algumas paixões, e a primeira delas é sua família. Ele é casado com Jussara Cardoso e tem três filhos, Julia, Benjamin e Aurora. Outra paixão é o motociclismo, que faz parte da história do deputado. Claudio Abrantes é católico, e devoto de São Francisco de Assis.

Em 2018, foi convidado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para assumir a liderança do governo na Câmara, e ficou no cargo até o final de 2020, quando o deixou para ser presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF).

Leis e normas aprovadas

Leis e normas aprovadas

Ver todas

LEI 7232/2023

Fica denominada Avenida Renato Bocayuva a via pública que especifica.

25/01/2023

LC 1019/2023

Dispõe sobre a criação do Parque Urbano Pedra Fundamental, localizado na Região Administrativa de Planaltina - RA VI, e dá outras providências.

02/01/2023

ELO 116/2019

Altera o art. 66, II, da Lei Orgânica do Distrito Federal.

28/11/2019

Comissões e Frentes Parlamentares

  • Comissão de Segurança

    Cargo: Membro titular