Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

Servidores do STJ visitam Laboratório de Inovação da Câmara Legislativa

Cerca de 20 servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) visitaram hoje (12) o Laboratório de Inovação da Câmara Legislativa do DF, o Labhinova, como parte da Semana da Estratégia do STJ, que acontece entre 12 e 15 de março. Criado em abril do ano passado, o Labhinova é um espaço de desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania, articulando uma rede de parlamentares, hackers, servidores públicos e sociedade civil, que fortaleça a cultura da transparência e a participação popular nos debates e decisões do Legislativo local. 

Larissa Barros, coordenadora do Laboratório, destaca os pilares da iniciativa: participação, inovação e transparência. Como resultados, ela apontou a parceria com o Senado Federal no sentido de utilização da ferramenta e-democracia, a participação da Campus Party Brasília, o projeto de debates Labh 360º e a "ponte" criada entre a população e a Casa.

"O maior desafio que encontramos é o engajamento tanto dos servidores da CLDF como da sociedade", cita Larissa em sua apresentação. Essa resistência vem sendo quebrada, segundo ela. "Nosso espaço é utilizado por coletivos e movimento sociais que querem discutir melhorias para a cidade", observa. Essa participação ajuda a diminuir a distância entre o Legislativo local e a população.

Priscila Freire, da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica do STJ, acredita que a apresentação atendeu as expectativas de todos os presentes. "Estamos começando a pensar em um setor no Tribunal nesses moldes. Para isso precisamos pensar fora da caixa e, para isso, muitas vezes é necessário literalmente sair da instituição e conhecer iniciativas como essa", completa Priscila.

Já Marcus Freire, do Departamento de Tecnologia da Informação do STJ, considerou o Labhinova como exemplo de inovação no serviço público. "A área de TI está associada à inovação, e, para isso, é necessário repensar a área", afirma.

Coordenadoria de Comunicação Social