Robério Negreiros critica ‘sanha acusatória’ da imprensa e condenação sem julgamento

Ter, 25 Jun 2019 17:58

Durante a sessão da Câmara Legislativa desta terça-feira (25), o deputado Robério Negreiros (PSD) se pronunciou, da tribuna do plenário, sobre denúncias de assinaturas de presença em dias em que ele não estaria na Casa. O distrital explicou o sistema de apuração de presença dos parlamentares e afirmou que, em várias ocasiões, sequer recebeu o ofício do setor responsável, para poder justificar eventuais ausências. Negreiros discursou, ainda, contra o que chamou de "sanha acusatória" da imprensa.

"Fui vítima de imputações inconsistentes, reviraram a minha vida", afirmou. "Respeito o papel de fiscalização da mídia, mas é inaceitável a desonestidade, a má fé e a condenação sem julgamento", reclamou. "A imprensa interpreta a ausência de um parlamentar como se ele estivesse ‘gazeteando', mas muitas vezes ele está no gabinete, e a falta só se dá quando há deliberação", completou.

Sobre as denúncias veiculadas pela imprensa – de que o distrital teria assinado presença, várias vezes, sem estar no plenário –, o deputado creditou as acusações a "falhas no fluxo administrativo e no controle de presença", argumento que consta em parecer da Procuradoria-Geral da Câmara. Segundo Negreiros, ele próprio havia solicitado, já na gestão passada, a implantação de sistema para melhor auferir as presenças, por meio da automação do plenário e da instalação de painéis eletrônicos.

Por fim, o distrital elogiou a decisão da Mesa Diretora de arquivar representação protocolada pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), pedindo a abertura de processo de cassação: "Agradeço a altivez e correção jurídica".

Denise Caputo
Foto: Carlos Gandra/CLDF