Pianista Adriano Jordão recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília

Qui, 03 Mai 2018 13:03

Pianista Adriano Jordão recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília

Em solenidade no plenário na manhã desta quinta-feira (3), o pianista Adriano Jordão recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. Português, Jordão chegou em Brasília nos anos 1970 e foi conselheiro cultural na Embaixada de Portugal por oito anos. Participou de vários concertos com os maestros Cláudio Santoro e Sílvio Barbato. Em agosto do ano passado, ele foi o pianista convidado em concerto da orquestra sinfônica do Teatro Nacional sob a regência de Cláudio Cohen.

Os laços culturais entre o músico e a cidade foram destacados pelo autor da homenagem, deputado Joe Valle (PDT). "Brasília precisa de cuidado e provas de amor" e, nesse sentido, o homenageado é uma "inspiração", afirmou. Joe lembrou que a cidadania honorária é "um reconhecimento às pessoas que são apaixonadas por Brasília, que aqui trabalharam e contribuíram".

Cultura - O embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Tito Cabral, acentuou que Adriano Jordão sempre soube contagiar as pessoas com sua energia e cultura. "A única atividade humana que une pessoas e países é a cultura; e foi isso que fez Adriano Jordão em Brasília", ressaltou o ex-secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho. Do mesmo modo, o diretor da editora Thesaurus, Victor Alegria, e o diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, Carlos Alberto Xavier, consideraram que o pianista é um representante da cultura musical.

Para estreitar as relações culturais entre Portugal e Brasília, deveria haver um intercâmbio midiático mais vívido, segundo o jornalista Carlos Fino, ex-conselheiro de imprensa da Embaixada de Portugal. Fino, conhecido mundialmente por sua atuação como repórter de guerra, frisou a importância dos vínculos entre Brasília e Portugal, país onde vive atualmente.

Ao agradecer a homenagem, Jordão ressaltou que se sente, de fato, cidadão de Brasília. Apresentaram-se na solenidade a cantora lírica Janette Dornellas e a pianista Kátia Almeida.

Franci Moraes
Foto: Silvio Abdon/CLDF